terça-feira, 5 de maio de 2009

Top de Bola

Os torcedores conhecem, hoje à noite, a seleção do Campeonato Catarinense.

Indicados por jornalistas esportivos que acompanharam a competição, 33 jogadores disputam o Top da Bola 2009, três em cada posição.

A escolha acontece em uma casa noturna, na capital do estado.

Além da seleção, será divulgado o craque do Campeonato. Estão na disputa Bruno Cazarine, da Chapecoense, Marquinhos, do Avaí, e Marcelo Silva, do Joinville.

O evento vai reunir os principais dirigentes esportivos de Santa Catarina.

Do Atlético estão na disputa:

Dudu Gasperin – Melhor preparado Físico
Edson Belmonte – Melhor Treinador
Lenilson – Melhor Meio de Campo

Avaí volta a ser campeão após 11 anos


Leão bateu a Chapecoense no tempo normal e na prorrogação para conquistar o título estadual

Depois de mais de uma década de jejum, o Avaí voltou a gritar “é campeão!”. Neste domingo, o Leão derrotou a Chapecoense por 3 a 1 nos 90 minutos e fez 3 a 0 na prorrogação, na Ressacada, para comemorar o seu 14º título do Campeonato Catarinense. O último título avaiano foi a Série C do Brasileiro em 1998.

A Chapecoense saiu na frente com gol de Rômulo, aos nove minutos. Depois, o Avaí reagiu e virou com Evando, aos 31 do primeiro tempo, e Léo Gago, aos cinco da etapa final. Aos 34, Marquinhos fez 3 a 1.

Na prorrogação, ele voltou a balançar a rede, aos oito minutos. Aos 12, Lima chutou de longe e fez 2 a 0. Ferdinando fechou o placar aos 16 minutos: 3 a 0.

No próximo sábado, o Avaí estreia na Série A do Brasileirão contra o Atlético-MG, na Ressacada.

O jogo



O Avaí teve grande chance de abrir o placar aos seis minutos. Após confusão na área da Chapecoense, a bola sobrou para Evando cabecear, mas o zagueiro Willian Amaral estava atento de tirou em cima da linha.

Aos nove minutos, a Chapecoense aproveitou uma falha da zaga avaiana para marcar. Bruno Cazarine avançou pela direita e deu passe para Rômulo, livre na área, tocar na saída do goleiro Eduardo Martini: 1 a 0.

O empate do Avaí não veio graças a ponta dos dedos de Nivaldo. Aos 28 minutos, Caio fez boa jogada individual na entrada da área e rolou para William chutar e o goleiro da Chapecoense defender. Aos 31, não deu pra Nivaldo. Marquinhos fez lançamento preciso para Evando, que chutou de primeira na entrada da pequena área: 1 a 1.

O gol ascendeu o Leão no jogo. Um minuto depois, Marquinhos recebeu na área e chutou pra defesa firme do goleiro do Verdão. Aos 33, William arriscou chute cruzado da esquerda para mais uma defesa segura de Nivaldo.

Aos 44, o volante Marcus Winícius fez falta violenta em Neném e foi expulso pelo árbitro Luiz Orlando de Souza, deixando o Avaí com 10 jogadores em campo.

No segundo tempo, aos cinco minutos, o Avaí virou o jogo. Léo Gago cobrou falta perto da área, a bola atravessou a barreira e entrou no meio do gol: 2 a 1.

Depois, a Chapecoense equilibrou o jogo, mas não teve muitas chances. A partida esquentou nos 15 minutos finais, quando o zagueiro Willian Amaral foi expulso por cometer falta em Evando. Aos 29 minutos, Marquinhos arriscou chute de fora da área e Nivaldo fez grande defesa.

Aos 33, William cruzou na área e Léo Gago cabeceou pra outra defesa difícil de Nivaldo. Um minuto depois, Evando recebeu na área e ajeitou para Marquinhos acertar um chute colocado no canto esquerdo, sem chances para o goleiro: Avaí 3 a 1.

Prorrogação



Na prorrogação, o Avaí jogava pelo empate para ser campeão. No entanto, não ficou esperando a Chapecoense e foi pra cima. Aos oito minutos, Marquinhos recebeu cruzamento de Lima e cabeceou no contrapé de Nivaldo para marcar 1 a 0. Aos 12, Lima arriscou de fora da área, a bola desviou no zagueiro Anderson Lima e entrou: 2 a 0. Aos 16, Ferdinando chutou da entrada da área e ampliou para 3 a 0.

No segundo tempo da prorrogação, a Chapecoense quase desconto a um minuto, em cobrança de falta de Anderson Lima, que parou no travessão. Aos 12, em um contra-ataque, Lima foi derrubado por Anderson Lima e o árbitro marcou pênalti para o Avaí. No lance, Anderson Lima foi expulso. A torcida pediu e o goleiro Eduardo Martini cobrou como se fosse um tiro de meta, pra longe do gol.

Campanha Seja Solidário! Ajude a APAFEC continuar gerando cidadania!

A APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e independente de partidos políticos. Mantida através de doações, parcerias, rifas anuais e convênios com empresas publicas e privadas.

Nós da APAFEC, desenvolvemos quatro projetos sociais. Sendo: Projeto Esporte Bemlegal, Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, Projeto Itinerante de Culturas Mário Lago e Programa Recicle para Viajar. Direcionados principalmente, para a população de baixa renda. O trabalho desenvolvido com as crianças, adolescentes, jovens e adultos, são voltadas para a inclusão social e cidadã dos mesmos.

Como já descrevemos anteriormente a APAFEC é mantida através de doações e parcerias, contamos hoje com uma ajuda importante, que vem das faturas de energia elétrica, o chamado Convênio com a CELESC.

Neste convênio o consumidor autoriza a CELESC a descontar, na sua fatura de energia elétrica, valores que variam de R$ 1,00 a qualquer valor acima disso. A quantia arrecadada é repassada mensalmente a conta da APAFEC. No entanto estas doações estão aquém de nossas necessidades, precisamos da sua ajuda, para mantermos nossos projetos sociais.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Por isso, estamos fazendo uma nova edição da Campanha Seja Solidário! Ajude a APAFEC continuar gerando cidadania. Com a intenção de ampliar os recursos financeiros da APAFEC, a serem investidos nos projetos sociais citados acima. A campanha terá como período do dia 04 até 31 de maio.

Você que se interessou em nos ajudar, pode entrar em contato pelo e-mail: apafec@apafec.org.br ou dirija-se a Sala de Inclusão Digital da APAFEC, situada na avenida Pedro Gianello s/nº, anexo ao pavilhão da Igreja Católica do bairro São Miguel na cidade de Fraiburgo, contamos com o seu apoio.

Fonte: Núcleo de comunicação da APAFEC