sábado, 31 de julho de 2010

Jogos Escolares definem campeões neste sábado

Vencedores garantem vaga para as Olimpíadas Escolares de 2010-07-30

Os Jogos Escolares de Santa Catarina se encerram neste sábado, dia 31, em São Bento do Sul depois de três dias de disputas da etapa Estadual, que reuniu 1.623 alunos-atletas de 154 municípios catarinenses, representando 359 escolas. Basquete, futsal, handebol, vôlei, além de xadrez e tênis de mesa realizam as últimas partidas que vão definir os campeões nos naipes masculino e feminino.

Em algumas modalidades como o basquete feminino, depois de duas vitórias conquistadas nas primeiras rodadas, o time do Instituto Jangada de Jaraguá do Sul está com o título da disputa praticamente assegurado e a vaga garantida às Olimpíadas Escolares. Neste sábado, a equipe enfrenta o EEB Deodoro de Concórdia em partida marcada para as 9h45min no Ginásio do Colégio Bom Jesus.

Segundo o técnico Osvaldo Júnior, da equipe do Instituto Jangada, o grupo era considerado um azarão entre as quatro equipes que estavam disputando a etapa Estadual, mas tudo mudou depois da partida realizada na manhã desta sexta, dia 30, quando o grupo jaraguaense venceu a partida contra o time do Centro Educacional Chapecó, considerado o favorito, por 27 a 24. A atleta Ângela, capitã do time, disse que as meninas se superaram em quadra. “Eu mesmo estava engasgada com a derrota que sofremos no ano anterior para o mesmo time”, disse a jogadora.

No futsal feminino, a equipe da EEB Lourdes Lago de Chapecó já é campeã antecipada, também com duas vitórias. Neste sábado o grupo ainda joga às 9h contra a EEB Ildo Menegueti de Passo de Torres. Para o técnico Amauri Giordan o resultado é um prêmio para as meninas que sequer sabiam que o título nos Jesc garantia vaga para a etapa nacional em Fortaleza. “Eu não disse nada a elas para que não criassem expectativas”, contou o técnico. Em 2009 o grupo ficou com a segunda colocação na disputa.

Também o handebol masculino está sacramentado após duas vitórias dos tetracampeões dos Jesc, bicampeões das Olimpíadas Escolares e campeões sul-americanos no Equador em 2009, o time do Colégio São José de Itajaí. Neste sábado a equipe faz sua última partida enfrentando o EEB Rodrigues Alves de Saudades às 9h.

Já na modalidade de vôlei feminino uma partida especial está reservada para a manhã deste sábado, dia 31. O disputa reúne as equipe da EEB Francisco Mazzola, de Nova Trento e a EEB Sara Kleinkauf de Guaraciaba que se enfrentam às 10h30min pelo título. As equipes tem polarizado a competição dos Jesc nos último anos. O grupo de Nova Trento já foi campeão nacional pelo menos duas vezes e tem também um título sul-americano.

Cláudia Sanz

Congresso dos Joguinhos tem data definida

A Federação Catarinense de Esportes (Fesporte) divulgou nesta quinta-feira (29), que o congresso técnico da etapa estadual dos Joguinhos Abertos será no dia 3 agosto.

O evento vai acontecer na Sociedade Recreativa Mampituba, às 15h, em Criciúma, cidade sede das competições.
Os Joguinhos serão realizados entre os dias 20 e 28 de agosto.

Fonte:Esporte Alto Vale