segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Poster dos campeões do Mundo


Brasil vence nos pênaltis e conquista o hexacampeonato mundial


Rio de Janeiro (RJ) - Em um jogo que ficará marcado na história das Copas, o Brasil empatou em 2 a 2 com a Espanha e conquistou o título de hexacampeão mundial, ao vencer o selecionado espanhol nos pênaltis. O palco da disputa foi o Maracanãzinho, na manhã deste domingo (19/10), que contou com lotação máxima. Em uma cobraça de pênalti disputada, Marcelo desperdiçou a última cobrança para os espanhois e deu alegria à torcida brasileira.


Como já era esperado, o jogo começou tenso, com as duas seleções preocupadas em não dar chance ao adversário. Com mais disposição ofensiva, o Brasil foi quem primeiro chegou ao gol, porém sem levar muito perigo, já que a marcação espanhola se mantinha consistente. A Espanha se fechava bem e criava boas oportunidades em suas jogadas de contra-ataque. Falcão, logo depois de entrar na partida, passo perto de inaugurar o marcador.


De costas para o goleiro, tocou de calcanhar, mas a bola saiu pela linha de fundo. Crescendo na partida, o Brasil teve outras boas chances, principalmente com Schumacher, que tabelando de trás, teve algumas oportunidades para abrir o placar. A Espanha se mantinha com sua boa marcação e se tornava cada vez mais perigosa em jogadas de contra-ataque. Outra jogada importante do selecionado espanhol eram as rápidas reposições de bola do goleiro Luis Amado.


Na segunda etapa, a partida seguiu equilibrada, com as duas seleções atuando da mesma forma que no primeiro tempo. O primeiro gol só saiu em um lance inusitado. Cobrando escanteio, Marquinhos acertou o rosto de Borja, o que desviou a bola, fazendo-a parar no fundo das redes. Entretanto, logo após sofrer o gol, a Espanha foi para cima e conseguiu o empate. Aos 27 minutos, Torraz acertou um forte chute no ângulo, empatando a partida.


Aos 29 minutos, Tiago conseguiu impedir o segundo gol da Espanha, se antecipando em um ótimo contra-ataque. A Seleção Brasileira continuava no ataque, mas a forte marcação espanhola, aliada às contusões que os jogadores sentiram durante a partida tornava a missão do Brasil cada vez mais difícil. Mesmo passando por um momento difícil no jogo, o Brasil não desistiu. Aos 36 minutos, o selecionado brasileiro passou novamente à frente no placar, com um gol de Vinícius, depois de pegar um rebote dentro da área.


Quando parecia que o Brasil conseguiria a vitória para comemorar o título, Álvaro foi mais rápido que a defesa brasileira e empatou novamente o confronto, aos 38 minutos, levando o jogo para a prorrogação. No tempo extra, as duas seleções já entraram em quadra cansadas e com o número de faltas no limite, o que tornou o jogo mais lento, caminhando para a decisão por pênaltis.


Repetindo a semifinal de 2004, quando Brasil e Espanha decidiram vaga nos pênaltis, novamente os dois selecionados estavam em uma cobrança de penalidades. Dessa vez, com a torcida a favor dos brasileiros. Marquinho, Wilde, Ciço e Lenísio marcaram para os brasileiros. Kike, Ortiz e Álvaro fizeram os gols espanhois. Torras perdeu a terceira cobrança, enquanto Ari (Brasil) e Marcelo (Espanha) desperdiçaram as últimas cobranças, finalizando 4 a 3 para o Brasil, que comemorou o título.