sexta-feira, 5 de junho de 2009

Primeiras disputas dos Parajasc iniciam na manhã desta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (05/06), em Caçador, a quinta edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina – Parajasc, que este ano conta com cerca de 2 mil atletas de 66 municípios nas modalidades de atletismo, bocha, basquete, tênis de mesa, xadrez, natação, futsal, golball e ciclismo. Participam da disputa atletas dos segmentos, deficiente mental, deficiente auditivo e deficiente físico e deficiente visual.


A abertura oficial está programada para as 20h, no Parque de Exposições Araucária, na Rodovia BR-153 (saída para Palmas). Mas mesmo antes da cerimônia de abertura, já no período da manhã, estarão em disputas diversas modalidades.


Às 8h no ginásio da Sociedade Caçadorense de Bochas rola a bola no confronto de futsal masculino entre Lebon Régis x Abelardo Luz, em jogo válido pelo segmento “deficiente mental”. Durante o dia mais seis jogos estão programados.


No ginásio Flávio Cruz se enfrentam às 9h, os times de “deficientes visuais” de São Bento do Sul x Brusque. Outros três jogos estão programados para esta categoria.


Na bocha, duas categorias terão início. Entre os deficientes auditivos femininos, os jogos começam às9h30min na cancha Piati, com o primeiro dos seis jogos programados, entre as duplas de Rio do Sul x Chapecó. A competição masculina entre os deficientes mentais, programada para o clube 29 de setembro, tem 18 jogos programados e começa às 8h com o confronto entre Massaranduba x São João do Oeste.


O ginásio do Sesi recebe os atletas de basquete com deficiência mental a partir das 9h com os municípios de São José x Armazém e na seqüência Chapecó x Blumenau. À tarde, a partir das 14 horas, acontecem os confrontos entre os cadeirantes de Brusque x Chapecó, Concórdia x Florianópolis.

Um evento tão especial como este também requer uma organização especial. Para isto, há mais de 90 dias Roberto Ferraz, o Beto, preside a Comissão Central Organizadora que reuniu mais de 400 pessoas entre servidores municipais e participantes dos clubes de serviço do município. Segundo Beto, 18 sub-comissões foram montadas com o apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Municipal de Esportes para proporcionar a todos um grande evento além de receber os participantes da melhor forma possível.

Futsal Feminino de Fraiburgo perder a final,mais vaga garantida para o regional da Olesc.

Acabou está semana, em Salto Veloso a fase Micro regional da ''Olesc'',Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina,só para lembrar a fase micro regional é uma espécie de passaporte para o regional que este ano acontecerá em Curitibanos.Como eu não tinha nenhum enviado em Salto Veloso as poucas informções no blog, foram colhidas do blog do futsalfemininofraiburgo, que é do Professor e TÉCNICO do fem de Fraiburgo tanto na Olesc como nos Joguinhos e Jasc,portanto mesmo este professor sendo um grande amigo em muitos pontos não partilhamos das mesmas ideias oque é totalmente normal,afinal vivemos em regime democrático e temos liberdade de expressão assegurado em nossa constituição.

Alguns dias atrás, antes do inicio do micro conversava com o Paulo Eduardo e o questionei sobre sua equipe como ela estava preparada para a competição se ainda tinha alguma coisa para melhorar e afim várias coisas, ele me garantiu que e equipe estava pronta e que buscaria a classificação primeiro para depois pensar em títulos até por que ser campeão do micro não quer dizer nada já que do 1º ao 4º colocado todas as equipes se classificam para o regional então ser campeão do micro regional é mera formalidade,foi justamente isso o que aconteceu o Futsal feminino de Fraiburgo fez uma de suas melhores apresentações dos últimos tempos dignos até de lembrarmos do tempo em que o Sargento Genésio e suas genésias jogavam, e juntos mostraram para os estado todo que aqui em Fraiburgo, existia trabalho de futsal feminino que era muito bom que infelizmente por muita politicagem acabou.

Agora vem Paulo Eduardo, mostrando que o trabalho pode e deve continuar com um grupo de meninas que de certa forma inesperientes, trazem para Fraiburgo um vice lugar e a homologação para o regional, este que será trazido a vocês com todos os lances,gols,disputas do inicio ao fim em todas as modalidades.Mais para retornar, as meninas de Fraiburgo conquistaram o primeiro e mais importante dos objetivos do microregional que não eram ficar campeãs como a boa equipe de Ibicaré e sim classificar para o regional onde realmente interessa,ser campeão ou pelo menos estar entre os três primeiros.

O trabalho deve e tem que continuar, se com um trabalho de poucos meses em sua primeira grande competição já conseguiu classificação para um regional, imaginemos de pensarmos no futuro no próximo ano e nos posteriores enfim, temos de pensar para frente, e pensar desta forma contratar bons profissionais como é o caso do Paulo Eduardo, não ver lados políticos, brigas pessoais e outras coisas, temos de pensar no bem de Fraiburgo no melhor do nosso esporte pois quem ganha não somos nós treinadores quem ganha, são nossos atletas e principalmente o nosso município,Parabéns as meninas do futsal, as meninas do Voleibol, que mais uma vez lá estaram também e as outras modalidades que não alcançaram sua classificação continuem o trabalho, pois os Joguinhos estão chegando por ai e vocês amigos é claro terão toda a cobertura aqui no blog do Pinheiro.

UnC-Caçador promove curso Técnico em Arbitragem de Xadrez

De 5 a 8 de junho, será realizado em Caçador um Curso Técnico em Arbitragem de Xadrez. O curso será ministrado no Salão do Bloco D, das 19h10min às 22h20min. O palestrante será o árbitro internacional Carlos Alberto Barriquello Calleros.

Em julho entram em vigor as novas regras de xadrez da Federação Internacional de Enxadrismo (FIDE), sendo este evento importantíssimo para adequação dos árbitros, técnicos e atletas de xadrez.

O evento é uma realização da UnC-Caçador através do Projeto Permanente de Extensão e Assistência Social UnC de Preto e Branco: Xadrez da Iniciação a Competição e Federação Catarinense de Xadrez (FCX) com apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Fundação Municipal de Esportes de Caçador.

SERVIÇO- Inscrições na Coordenadoria de Extensão e Cultura da UnC-Caçador, telefone: (49) 3561-6224. Mais informações com o professor Alan pelo telefone: (49) 9147-8384 ou email:
lazerecia@hotmail.com
.