O técnico da Seleção Brasileira de Futsal, Marcos Sorato, divulgou nesta quarta-feira (29/9) a convocação do selecionado nacional para a disputa do 6º Grand Prix de Futsal, segunda maior competição do esporte no mundo, atrás apenas da Copa do Mundo de Futsal da Fifa. O torneio ocorre entre os dias 17 e 24 de outubro, na cidade de Anápolis (GO).
O Brasil tentará o hexacampeonato do Grand Prix e, para isso, o treinador convocou uma equipe que mescla experiência com juventude, formando um time equilibrado. Ao mesmo tempo em que conta com jogadores experientes como é o caso do capitão Vinícius, do goleiro Franklin, do ala Falcão e do fixo André, o elenco também terá atletas em ascensão no cenário internacional.
Esta mixagem faz parte do processo de renovação do time nacional para a disputa da Copa do Mundo de Futsal em 2012. Para Sorato, a equipe busca o equilíbrio neste ponto.Nossa idéia, da comissão técnica, é buscar uma mixagem na qual teremos aproximadamente 70% dos atletas em idade plena de disputar o Mundial, que ocorrerá daqui a dois anos, e 30% de jogadores experientes, que conhecem bem nossa filosofia implantada em 2005. Este Grand Prix será um Mundial disputado em oito dias e precisamos de um time acertado, disse.
Outro ponto de equilíbrio buscado pelo técnico brasileiro foi na parte técnica. Ele busca uma equipe balanceada em quadra, tentando igualar as quantidades de jogadores canhotos e destros. Uma das escolhas foi feita baseada neste ponto.Buscamos o César Paulo, um pivô experiente que é canhoto, ao invés do Vander Carioca, que é destro, pois tínhamos essa necessidade, exemplificou.
Alguns atletas acabaram não sendo convocados por conta de lesões, como é o caso dos pivôs Lukaian e Lenísio. Simi chegou a ter seu nome relacionado, mas não representará o Brasil.O Simi foi convocado, pois está realizando uma Liga Futsal esplêndida. Porém a equipe do São Caetano/Corinthians/Unip não quis liberá-lo para defender a Seleção?, revela o supervisor do selecionado brasileiro, Reinaldo Garcia Simões.
Grand Prix
O 6º Grand Prix terá a presença de várias das equipes de ponta do futsal mundial, dentre as 16 participantes. As quatro primeiras colocadas na Copa do Mundo de Futsal da Fifa de 2008 estarão desfilando em solo anapolino. Além do Brasil, atual campeão, Espanha, Itália e Rússia participarão do GP. Outros destaques do mundial como Argentina, Irã e Portugal também estão com presença garantida.
O sorteio das chaves do 6º Grand Prix ocorre nesta quinta-feira (30/9), a partir das 10 horas, em Anápolis (GO), e terá transmissão ao vivo no portal do Futsal do Brasil (www.futsaldobrasil.com).
Confira a lista de convocados para o 6º Grand Prix de Futsal
Goleiros
Cidão (Caja Segovia Espanha)
Tiago (Malwee/Cimed SC)
Franklin (Krona/Joinville/DalPonte SC)
Fixos
André (Krona/Joinville/DalPonte SC)
Ciço (Inter Movistar Espanha)
Carlinhos (Carlos Barbosa RS)
Alas
Vinícius (El Pozo Múrcia Espanha)
Gabriel (Inter Movistar Espanha)
Xuxa (Tyumen Rússia)
Ari (Barcelona Espanha)
Rafael (Xacobeo 2010 Lobelle Santiago Espanha)
Falcão (Malwee/Cimed SC)
Pivôs
César Paulo (Benfica Portugal)
Wilde (Barcelona Espanha)
Fernandinho (MFK Dínamo Rússia)