quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Santa Catarina conhece seus adversários na primeira fase da Olimpíada Escolar Brasileira

Sorteio das chaves aconteceu na última segunda-feira em Poços de Caldas

Com o sorteio das chaves realizados na última segunda-feira (07/09) em Poços de Caldas, já estão definidos os adversários de Santa Catarina na primeira fase das modalidades coletivas da Olimpíada Escolar Brasileira, na faixa de 12 a 14 anos, e que acontece na cidade mineira a partir do dia 10 de setembro.

A delegação de Santa Catarina viaja na noite desta terça-feira, dia 8, com um total de 169 pessoas, sendo que 145 atletas, além de 15 professores-técnicos e 10 dirigentes. O grupo está sob a supervisão da Fesporte e tem o apoio financeiro do Governo de Santa Catarina e da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte. No total, Santa Catarina está representada por equipes de 59 escolas de 31 municípios. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e tem a presença de outros 23 estados. As ausência são do Rio Grande do Sul, Goiás, Roraima e Maranhão.

De 11 a 13 de setembro acontecem às disputas das modalidades individuais como atletismo, natação e judô, além do futsal que terá sua primeira fase também nestas datas. Dia 14 serão as semifinais do futsal e dia 15 as finais masculina e feminina. Pelo sorteio realizado na noite de segunda-feira, Santa Catarina terá como adversários na primeira fase do futsal feminino, pelo grupo B, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Já no masculino, os adversários do grupo C, são Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Norte.

Já as demais modalidades coletivas iniciam a partir do dia 16 até 18 sendo realizada a primeira fase da disputa. No dia 19 acontecem às semifinais e dia 20 às finais. As disputas do tênis de mesa acontecem de 16 a 18 de setembro.

No basquete, por exemplo, Santa Catarina está na chave A feminina, com Pernambuco, Pará e Amazonas. Já no masculino, também pela chave A, os catarinenses enfrentarão Pernambuco, Distrito Federal e Mato Grosso.

No handebol feminino, os primeiros adversários de SC são os da chave C com Alagoas, Ceará e Mato Grosso do Sul, enquanto no masculino, SC está na chave A com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Sergipe.

Por último, no vôlei feminino, a chave catarinense é a A com Pernambuco Mato Grosso e Rondônia, e no masculino, também na chave A com Rio, Pernambuco e Pará.