Objetivo é dar uma melhor preparação para quem trabalha com pessoas especiais
A primeira atividade dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), nesta quarta-feira, dia 16, foi a realização de um curso de capacitação para professores e técnicos que trabalham com pessoas portadoras de necessidades especiais. Cerca de 60 participantes acompanharam o curso que serve para dar melhor qualificação aos profissionais da área.
Com este reforço, professores e técnicos poderão preparar melhor os atletas visando competições importantes como os Jogos Paradesportivos e às Olimpíadas Escolares Paradesportivas Brasileira.
Na conversa durante a abertura do curso, feita pela gerente de Esporte e Base e Inclusão da Fesporte, Ademar Silva, ele destacou que cada um dos atletas carrega a sua história de vida, com ou sem sofrimento, mas com a certeza todos estão ali para mostrar superação dos seus próprios limites. “Assim nestes dias de competições podemos dar estímulos de vida, garra e vitórias”, salientou.
O presidente da Fesporte, Pedro Lopes, que também esteve presente na abertura do curso, foi aplaudido de pé pelos participantes que consideraram a iniciativa dos Parajesc como o primeiro passo para novos projetos. Pedro Lopes salientou que todos devem se unir em torno de uma integração unânime.
Na tarde desta quarta-feira, iniciaram as competições de atletismo, além da bocha PC. No atletismo serão disputadas as provas de 300 metros - masculino e feminino., nos segmento: DI-Deficiencia Intelectual; DV- Deficiência Visual; DA – Deficiência Auditiva e DF – Deficiência Física. E, no arremosso de peso (masculino e feminino) também nos mesmos segmento DI – DV – DA – DF. No final da tarde acontecerão as primeiras premiações dos Parajesc, nestas provas. Todas as premiações serão no Pátio Coberto da Fundação Municipal de Esportes de Caçador.
Zenilda Stein
Assessoria de Comunicações da Fesporte