Competições serão de 28 de julho a 2 de agosto
Foi realizado na manhã desta sexta-feira, em Rio do Sul, o Congresso Técnico do Regional Centro-Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina. As disputas serão de 28 de julho a 2 de agosto na cidade e reunirão cerca de 1.200 atletas de 32 municípios. A liberação da idade dos atletas inscritos na modalidade de futebol é a novidade do regulamento da competição.
O Regional Centro-Oeste dos Jasc, é um evento do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte com realização da Fesporte e apoio da SDR de Rio do Sul além da Prefeitura Municipal. Durante o Congresso Técnico foram realizados os sorteios das chaves das modalidades coletivas ( basquete, futsal, futebol, handebol, e vôlei) nos dois naipes, além de acertados os últimos detalhes para a realização da competição
No futebol, além da cidade-sede, participam das disputas as cidades de Caçador, Fraiburgo, Lages e Treze Tílias, que buscam duas vagas para a etapa Estadual, que será realizada em Brusque de 9 a 18 de setembro.
Mesmo com a liberação da idade, o representante da área técnica da Fesporte, Osvaldo Juncklaus, observou que só poderão participar dos Jasc atletas profissionais que reverteram a categoria até 31 de dezembro de 2009. Ele não acredita que essa alteração no regulamento prejudique os municípios que investem nas categorias de base. É o caso da equipe de Rio do Sul, quarto colocado no ano passado e que disputa o Campeonato Catarinense de Juniores pelo Atlético Hermann Aichinger, de Ibirama. “Certamente alguns municípios vão usar ex-boleiros”, colocou o coordenador técnico da FMD riossulense, Sérgio Schlemper.
Com as desistências dos municípios de Celso Ramos, Lacerdópolis e Otacílio Costa, o número de participantes do Regional Centro-Oeste diminuiu para 32. A modalidade de bolão 16 masculino não será disputada em Rio do Sul. Como Agrolândia e Lages não confirmaram presença, a cidade-sede e Caçador automaticamente se classificaram para os Jasc. Também o feminino não será realizado, e Caçador, Lages e Rio do Sul estão assegurados na etapa Estadual.
O prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, em seu pronunciamento destacou que é muito importante para o município sediar mais uma competição promovida pela Fesporte. “Em Rio do Sul estamos dando ênfase à formação de atletas, política que vem dando resultados, com as marcas obtidas por Felipe Lorenzon, Patrícia Kock, e Luís Henrique Schneider, ouro no arremessos de peso e de disco nos Jasc de 2009”, completou.