sexta-feira, 19 de junho de 2009

Definidos os grupos do 5º Grand Prix

A composição dos grupos do 5º Grand Prix de Futsal ocorreu na manhã desta sexta-feira (19/5). O sorteio das chaves ocorreu no Teatro Municipal de Anápolis (GO), que será uma das sedes da competição. Aliás, Anápolis abrigará a abertura e a final do torneio, que ocorrerá entre os dias 28 de junho e 5 de julho. Goiânia dividirá com os anapolinos a responsabilidade de sediar o GP de Futsal.

Brasil, Irã, Guatemala e Ucrânia foram selecionados previamente como cabeças-de-chave da competição. No grupo A, os brasileiros, atuais tetracampeões do Grand Prix, terão a companhia de Moçambique, República Tcheca e Peru, contra quem os anfitriões estréiam, no dia 28/6, às 9h30, no ginásio Newton de Morais, em Anápolis.

No grupo B, os iranianos terão como adversários Costa Rica, Romênia e Uruguai, enquanto a chave C terá Guatemala, Angola, Paraguai e Hungria. Fechando os quatro grupos, a chave D é composta por Ucrânia, Argentina, Venezuela e Equador.

?É com honra que o estado de Goiás recebe uma competição de tamanha importância. Vamos dar toda a estrutura para que todos os 16 países possam proporcionar um belo espetáculo de futsal, não só para os goianos, como para todo o mundo?, discursou o presidente da Agência Goiana de Esportes e Lazer, Tales Barreto.

As duas melhores colocadas em seus respectivos grupos avançarão às quartas-de-final do campeonato, a partir desta etapa todos os jogos passam a ser eliminatórios. Porém, mesmo aqueles que não se classificarem entre os melhores em suas chaves continuarão atuando, disputando as posições intermediárias do Grand Prix, de 9º a 16º lugar. Este artifício tem por objetivo estender ao máximo o intercâmbio entre as variadas escolas do salonismo mundial que estarão na disputa da $competição.

Grupos do 5º Grand Prix
Grupo A
Brasil
República Tcheca
Moçambique
Peru

Grupo B
Irã
Costa Rica
Romênia
Uruguai

Grupo C
Guatemala
Angola
Paraguai
Hungria

Grupo D
Ucrânia
Argentina
Venezuela
Equador

Divisão Especial

Xaxiense e São Bento Futsal Clube jogam hoje (19/6) ás 20h no ginásio Sordi em Xaxim pelo Estadual. Com 10 e 11 pontos respectivamente, a promessa é de um bom jogo pelas boas campanhas que as equipes vem realizando.

Amanhã mais dois jogos: em Criciúma jogam Siderópolis/Unesc x ASME/Unoesc/São Miguel do Oeste ás 9h30 com transmissão ao vivo do canal Ric Record News e ás 20h30 em Herval do Oeste tem Hervalense x ADHering/Gasparzinho. Concórdia que venceu no meio de semana Pinhalzinho é o líder com 16 pontos.


Servia desiste do Grand Prix; Equador é o substituto

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão ? Futsal (CBFS), confirmou, na manhã desta quinta-feira (18/6), a substituição da seleção da Sérvia na disputa do 5° Grand Prix de Futsal, que ocorrerá de 28 de junho a 5 de julho nas cidades de Anápolis e Goiânia, ambas no estado de Goiás.

O selecionado servio desistiu da disputa da principal competição entre seleções mundiais de futsal ? depois da Copa do Mundo de Futsal ? Fifa, por carta enviada ao comitê organizador do evento nesta quarta-feira (17/6). Para o lugar da seleção balcânica, o comitê convidou o Equador, que está confirmado no Grand Prix.

Justificativa servia

Via fax, o técnico servio, Igor Ga?i?, disse que a desistência da disputa do torneio foi por conta da Gripe A. "De acordo com as recomendações que nós recebemos do Ministério da Saúde da Sérvia, e a respeito da proclamação de pandemia da ?febre mexicana?, nós lamentamos lhe informar que nós somos obrigados a cancelar a nossa participação no próximo torneio Grand Prix no seu país."

A justificativa denota certa dose de desinformação por parte da delegação servia, ou seja, um alarme desnecessário, não observado em nenhuma outra delegação participante. Em um país que conta com uma população que gira em torno de 190 milhões de pessoas, foram detectados até o momento 96 casos de contaminação do vírus H1N1, em todo o país.

Não obstante, o estado de Goiás, onde será disputado o torneio, não registrou nenhum caso da doença. Por conta disso, a CBFS lamenta a desistência do time servio na disputa do Grand Prix de Futsal neste ano de 2009.