Reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira em Tubarão
Representantes de 30 municípios que vão disputar a 10ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense, de 16 a 23 de outubro, participaram do congresso técnico da competição realizada na tarde desta quinta-feira (7) em Tubarão. O encontro aconteceu no auditório no Bloco de Saúde da Unisul, na cidade. A Olesc terá a representação de 80 municípios e cerca de 3.700 atletas e será disputada em 14 modalidades com a distribuição de 27 troféus.
O evento é uma promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com organização da Fesporte e apoio da SDR de Tubarão e Prefeitura Municipal.
Durante o congresso técnico foram informados os locais de alojamento e competições, e ainda que a cidade anfitriã passará a recepcionar as delegações no dia 16. A solenidade de abertura está marcada também para o dia 16, sábado, no Ginásio do Sesc, a partir das 20h com concentração dos atletas às 19h30min. O tema da abertura será a proteção ao meio-ambiente.
As modalidades em disputa são: atletismo, basquete, caratê, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez nos naipes masculino e feminino, além do ciclismo masculino e da ginástica rítmica feminina. O ciclismo feminino não será disputado porque só teve duas equipes confirmadas e o tênis feminino, com apenas cinco equipes inscritas, terá as competições mas não somará pontos para a classificação geral. O mesmo acontece com o caratê, que ainda é modalidade provisória.
Na abertura do congresso técnico, o diretor financeiro da Fesporte, Ademar Silva, falou em nome do presidente da casa, Pedro de Oliveira Lopes e destacou a importância do evento que trabalha com o esporte de rendimento junto às escolas e lembrou que desde as fases classificatórias até a etapa Estadual, mais de 30 mil alunos-atletas da rede pública e privada e ensino participam.
O representante da prefeitura de Tubarão foi o vice-prefeito Felipe Luiz Collaço, que deu às boas-vindas a todos e salientou todo o esforço que a cidade vem fazendo para receber a competição, atletas e dirigentes e salientou ainda o quanto é importante para a juventude fazer esporte. Também estiveram presentes no congresso técnico a secretária de cultura, esporte e turismo, Alba Lígia Pires, além do representante da Unisul, José Acco Jr. A universidade abrigará a Comissão Central Organizadora da Olesc e ainda algumas competições. Outro representante da Unisul foi o coordenador do curso de educação Física, Moacir Juncklaus.
Após a abertura oficial foi realizado o sorteio das chaves das modalidades coletivas e ainda definidos as datas e locais dos congresso técnicos das competições como atletismo, natação, ginástica e outras.
Cláudia Sanz
Fesporte – Tubarão