sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Congresso técnico da Olesc define sorteio das chaves e últimos acertos para evento

           Reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira em Tubarão

Representantes de 30 municípios que vão disputar a 10ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense, de 16 a 23 de outubro, participaram do congresso técnico da competição realizada na tarde desta quinta-feira (7) em Tubarão. O encontro aconteceu no auditório no Bloco de Saúde da Unisul, na cidade. A Olesc terá a representação de 80 municípios e cerca de 3.700 atletas e será disputada em 14 modalidades com a distribuição de 27 troféus.

O evento é uma promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com organização da Fesporte e apoio da SDR de Tubarão e Prefeitura Municipal.

Durante o congresso técnico foram informados os locais de alojamento e competições, e ainda que a cidade anfitriã passará a recepcionar as delegações no dia 16. A solenidade de abertura está marcada também para o dia 16, sábado, no Ginásio do Sesc, a partir das 20h com concentração dos atletas às 19h30min. O tema da abertura será a proteção ao meio-ambiente.

As modalidades em disputa são: atletismo, basquete, caratê, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez nos naipes masculino e feminino, além do ciclismo masculino e da ginástica rítmica feminina. O ciclismo feminino não será disputado porque só teve duas equipes confirmadas e o tênis feminino, com apenas cinco equipes inscritas, terá as competições mas não somará pontos para a classificação geral. O mesmo acontece com o caratê, que ainda é modalidade provisória.

Na abertura do congresso técnico, o diretor financeiro da Fesporte, Ademar Silva, falou em nome do presidente da casa, Pedro de Oliveira Lopes e destacou a importância do evento que trabalha com o esporte de rendimento junto às escolas e lembrou que desde as fases classificatórias até a etapa Estadual, mais de 30 mil alunos-atletas da rede pública e privada e ensino participam.

O representante da prefeitura de Tubarão foi o vice-prefeito Felipe Luiz Collaço, que deu às boas-vindas a todos e salientou todo o esforço que a cidade vem fazendo para receber a competição, atletas e dirigentes e salientou ainda o quanto é importante para a juventude fazer esporte. Também estiveram presentes no congresso técnico a secretária de cultura, esporte e turismo, Alba Lígia Pires, além do representante da Unisul, José Acco Jr. A universidade abrigará a Comissão Central Organizadora da Olesc e ainda algumas competições. Outro representante da Unisul foi o coordenador do curso de educação Física, Moacir Juncklaus.

Após a abertura oficial foi realizado o sorteio das chaves das modalidades coletivas e ainda definidos as datas e locais dos congresso técnicos das competições como atletismo, natação, ginástica e outras.

Cláudia Sanz
Fesporte – Tubarão

Malwee e Krona reeditam mais uma decisão

Decisão é com as duas equipes. Consideradas por muitos como as maiores rivais do futsal brasileiro, Malwee/Cimed e Krona/Joinville/DalPonte voltam à quadra na noite desta sexta-feira (8/10) para mais um confronto decisivo, valendo, agora, a vaga às semifinais da Liga Futsal 2010. O confronto ocorre na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal SporTV.

Depois de conseguir empatar em 2 a 2 com a Krona na última quinta-feira (30/9), em Joinville (SC), no primeiro jogo válido pelas quartas de final da Liga Futsal 2010, o time da Malwee/Cimed agora precisa vencer em casa para sacramentar a classificação, assim como a Krona também depende de uma vitória para seguir no torneio. Outro empate leva o jogo para a prorrogação. Persistindo a igualdade, a partida será definida por penalidades.

A Malwee, sabendo disso, segue trabalhando forte para a decisão. Depois de treinar em dois períodos nos dois primeiros dias da semana, o grupo fez trabalho de musculação na manhã desta quarta-feira (6/10) e teve descanso pela tarde. Nesta quinta-feira (7/10) o time treinou pela manhã, com descanso pela tarde. Ainda está previsto mais um treino na manhã do dia do confronto.
 
De acordo com o ala Falcão, o alto nível dos treinos é sinal de um grande jogo. “Nós sabemos muito bem que teremos um adversário muito difícil pela frente O histórico dos jogos prova isso, mas estamos treinando muito bem, com muito aproveitamento. Tenho certeza de que vai ser mais um clássico de tirar o fôlego, por isso contamos com o apoio da torcida.”

A Krona, por sua vez, conta com a mescla de experiência e juventude para conseguir a vitória na casa do adversário. Após o anúncio oficial da convocação do goleiro Franklin e também do fixo André, que estarão representando a Seleção Brasileira Adulta Masculina de Futsal na disputa do Grand Prix, de 17 a 24 de outubro, na cidade de Anápolis (GO), a equipe joinvilense pôde comemorar também uma conquista de três jovens jogadores do atual elenco.

Na última terça-feira (05/10), os atletas da Krona; Dudu, Bateria e Ferrão, foram chamados pelo técnico Vander Iacovino para a Seleção Brasileira Sub-20, para participarem do Campeonato Sul-Americano da categoria, que deve ser realizado de 29 de outubro a 07 de novembro, na Colômbia. Com esse entusiasmo o time espera seguir na disputa da Liga Futsal 2010. O time que passar para a semifinal enfrentará o Carlos Barbosa.

UnoChapecó vence mais uma vez e garante vaga na final

A UnoChapecó/NTozzo/Female (SC) venceu o Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP) por 3 a 2 na noite desta quinta-feira (7/10), no ginásio Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó (SC), na segunda partida da semifinal da Liga Futsal Feminina 2010. Como tinha vencido o jogo de ida, as chapecoenses conquistaram a vaga na decisão e seguem atrás do tricampeonato da competição.

O adversário da UnoChapecó será o Kindermann/Uniarp/Unimed, que eliminou na outra semifinal a Unesc/FME/Cri Construções (SC). A coordenação operacional da Liga deve divulgar ainda neste mês de outubro as datas dos jogos da decisão. Como teve melhor campanha ao longo da competição, as chapecoenses realizam a partida de volta em casa.

A UnoChapecó não deu tempo para o Jaguaré/Palmeiras respirar e, aos 40 segundos de jogo, abriu o placar. Depois de boa jogada, a ala Vanessa tocou para a fixa Valéria, que só tocou na saída da goleira Paulinha para colocar as chapecoenses em vantagem.

Como só a vitória interessava, o Palmeiras teve que sair para o jogo e, sem se abalar com o gol sofrido, equilibrou as ações. Aos 8min47, as paulistas esboçaram uma reação quando a fixa Lu arriscou chute de longe e empatou a partida. No restante do primeiro tempo, as duas equipes buscaram o gol, mas pararam na boa atuação das duas defesas.
 
Na segunda etapa, a partida ficou mais aberta porque o Palmeiras saiu em busca da vitória. Neutralizando as jogadas ofensivas da UnoChapecó, as paulistas pecavam na finalização e, com o passar do tempo, o nervosismo atrapalhou a equipe. Aos 34min42, Lú foi expulsa e, com uma atleta a mais, a Unochapecó aumentou vantagem aos 35min05 com a ala Vanessa.

Aos 38min03, a goleira Giga Paraná deu chute longo e, aproveitando que a goleiro-linha palmeirense estava fora do gol, marcou o terceiro das donas da casa. Aos 38min30, a pivô Livinha ainda descontou para o Palmeiras, mas era tarde para uma reação.

Mesmo com a vitória e a classificação, a goleira Giga Paraná disse que a equipe não atuou bem. “Jogamos aquém do que costumamos jogar, mas felizmente conseguimos classificar para a final. Elas conseguiram nos neutralizar em alguns pontos, mas ainda bem que deu tudo certo e estamos classificadas, mas sabemos que precisamos melhorar para a final”, avaliou.

Kindermann vence novamente e está na final

O Kindermann/Uniarp/Unimed está na final da Liga Futsal Feminina. Nesta quinta-feira (7/10), as caçadorenses derrotaram a Unesc/FME/Cri Construções por 4 a 1 no ginásio José Antônio Carrilho, em Criciúma (SC), no segundo jogo da semifinal da competição e carimbaram a vaga para a decisão da competição.

O adversário do Kindermann será a UnoChapecó/NTozzo/Female. As datas dos jogos de ida de ida serão divulgadas no decorrer do mês de outubro pela coordenação operacional da Liga Feminina. Por causa da melhor campanha ao longo da competição, as chapecoenses farão a segunda partida em casa.

Por causa da derrota por 7 a 0 na primeira partida, a Unesc tinha que vencer o jogo desta quinta por qualquer placar para levar a partida para a prorrogação. Por isso, o time saiu para o jogo desde o início da partida e, com velocidade, as criciumenses pressionaram muito, mas não abriram o marcador. Por outro lado, o Kindermann preferiu se fechar e explorar os contra-ataques.

Aos 19min35, a estratégia do Kindermann de explorar os contra-ataques deu certo. Depois de bola roubada no campo de ataque, a ala Marcela recebeu passe e finalizou com força para colocar as caçadorenses na frente. A vantagem durou pouco, pois 16 segundos depois, a Unesc teve um tiro livre a seu favor. A pivô Gre cobrou e igualou o marcador em 1 a 1.

No segundo tempo, o Kindermann esperava as ações da Unesc para atuar no erro das adversárias. Aos 28min01, Marcela carregou a bola e chutou para marcar o segundo das caçadorenses. Três minutos depois, a ala voltou a marcar e aumentou ainda mais a vantagem do time visitante. Aos 39min10, Lú também deixou sua marca e fechou o placar em 4 a 1.

Abalada, a Unesc tentou reagir na partida, mas o Kindermann soube controlar a partida e conquistou a vaga. Segundo o técnico Munir Ali de Miranda Saygli, o Kindermann soube jogar com inteligência para conquistar a vaga. “Sabíamos que elas precisavam sair para o ataque e armamos nosso contra-ataque. Fomos felizes no segundo tempo e conseguimos marcar três gols em jogadas assim”, afirmou.