quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vitórias na estréia das coletivas dão a SC boas chances de classificação nas Olimpíadas Escolares

Handebol e futsal masculino perderam mas demais equipes se saíram vitoriosas

No primeiro dia de disputas das modalidades coletivas das Olimpíadas Escolares Brasileiras, na cidade de Goiânia, além dos adversários em quadra, as equipes catarinenses tiveram que vencer mais dois obstáculos: o cansaço de mais de 15 horas de viagem (entre ônibus e avião) e ainda o forte calor da capital goiana.

No computo geral da primeira rodada, as equipes de vôlei masculina e feminina, além dos dois basquetes, o handebol feminino e o futsal feminino venceram suas partidas. Mas, o handebol e o futsal masculino foram derrotados. O primeiro time a entrar em quadra foi o handebol do Colégio de Aplicação da Univali de Itajaí, que enfrentou o time da Escola Vander de Souza de Pernambuco. Sem o técnico e com apenas um goleiro no grupo, o time que era considerado forte e com chances de brigar por medalhas, acabou sendo derrotado por 27 a 15.

Pesou contra a equipe o cansaço da viagem. Eles saíram de Itajaí na manhã de terça-feira e só chegaram em Goiânia por volta da 1h da manhã de terça-feira. Às 10h, o grupo já estava em quadra. “O time joga muito mais do que isso e a estréia não foi a esperada, mas vamos buscar um resultado melhor daqui para a frente”, avaliou a substituta Kátia Cruz, que veio no lugar do técnico Drean Dutra.

O time de Itajaí volta a jogar nesta quinta-feira, às 10h contra o Colégio Castro Alves do Espírito Santo no Ginásio do Colégio Militar Hurgo Ramos. Mas se os meninos catarinenses não tiveram um bom desempenho, as meninas de Criciúma, do Colégio Energia começaram bem a sua trajetória nas Olimpíadas Escolares. Elas que jogam na Primeira Divisão e buscam uma vaga na Divisão Especial do próximo ano, fizeram uma partida relativamente fácil contra o time da GD de Roraima e venceram por 26 a 8. Nesta quinta-feira a equipe enfrenta o time do Liceu Maranhense do Maranhão, às 8h30min no SESI Ferreira Pacheco.   

O vôlei feminino do Francisco Mazzola de Nova Trento também jogou na manhã desta quarta-feira contra o time do Colégio CEO do Pará e mostrou porque é uma das favoritas ao título vencendo por 2 a 0 (25/21 e 25/13). Também sentiram bastante o calor goiano e o cansaço da viagem, mas tiveram equilíbrio para jogar bem e ganhar a partida. Nesta quinta-feira dia 9 o grupo enfrenta o time o EE Dep. Domingos Figueiredo de Minas Gerais, às 9h30min.

No futsal, a equipe da EEB Paulo Schieffler de Caçador, que tem em seu grupo quatro jogadoras da Seleção Brasileira Sub-17 que disputaram o Mundial em Trinidad e Tobago, venceu a equipe do Colégio Integral do Colégio Integral da Bahia com 3 a 1. Nesta quinta, o time enfrenta a equipe de Minas Gerais, Colégio Magnun, às 9h45min. Esse jogo será decisivo para as duas equipes já que quem vencer pode terminar em primeiro lugar no grupo e classificado para às semifinais da competição. No futsal masculino o Colégio Evangélico de Jaraguá enfrentou o Colégio Santa Emília de Pernambuco e perdeu por 3 a 2.

Em outros resultados de Santa Catarina o time de basquete feminino de Chapecó, do Top Cursos venceu o Colégio Geo Sul da Paraíba por 83 a 50. Ainda o vôlei masculino de Santo Amaro da Imperatriz (EEB Anísio de Freitas) fez 2 a 0 no time do Colégio Contemporâneo de Rio grande do Norte (25/18 e 25/18).

Cláudia Sanz

Tamiris de Liz é indicada pelo COB para receber prêmio como atleta revelação

Catarinense de Joinville, dona de três medalhas de ouro em Goiânia, será homenageada

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou nesta terça-feira o nome da joinvilense Tamiris de Liz, do atletismo, como atleta revelação do ano de 2010. Dona de recordes e várias medalhas de ouro, a velocista será homenageada no próximo dia 20 de dezembro, no Rio de Janeiro, quando o COB fará a festa de entrega aos melhores do ano de 2010, no Prêmio Brasil Olímpico.

Tamiris, de 15 anos, foi um dos destaques catarinenses durante as disputas do atletismo nas Olimpíadas Escolares Brasileiras de 15 a 17 anos, que estão sendo realizadas na cidade de Goiânia. A catarinense foi medalha de ouro nas provas de 100m e 200m sendo que neste último bateu o recorde da competição com 24seg01. Também ajudou a equipe de revezamento medley catarinense a vencer prova, ganhando assim mais um ouro e estabelecendo novo recorde (2min17seg).

De origem humilde, Tamiris começou a fazer atletismo na escola, com 10 anos. “Naquela época eu corria de pés descalços”, diz ela, explicando que não tinha condições de comprar um tênis de competição. Minha professora da escola, a Marli, disse que eu levava jeito e me incentivou a treinar. 

Um das primeiras competições que Tamiris disputou foi em 2006, nas classificatórias da escola para os Jogos Escolares. “Fiquei em segundo lugar no geral na categoria 75m, mas não consegui passar para a etapa estadual. De qualquer forma a técnica Margit Weiss me viu competindo e me chamou para treinar com ela”, revela.

A partir desse momento a vida de Tamiris vem mudando a cada ano. A técnica de corrida vem sendo aprimorada, e não raramente Tamiris tem deixado para trás muitas adversárias experientes. Prova disso foi a vitória incontestável da atleta nos Jogos Abertos deste ano, em Brusque, onde foi medalha de ouro nos 100m e 200m e revezamento 4x100m batendo atletas com muito mais experiência em seu primeiro ano de Jasc. Tamiris também foi campeã na Olesc e Joguinhos Abertos.

A velocista catarinense está sendo avaliada pelo COB e deve entrar no programa de treinamento da entidade visando a preparação para as próximas Olimpíadas. “Ela tem muito pontencial e seus tempos provam isso”, diz a técnica Margit. O próximo desafio da catarinense é baixar seu melhor tempo 11seg87 para chegar ao índice dos 100m de 11seg84 visando o Mundial de Menores que será realizado em junho de 2011 na França.

Tamiris conseguiu há pouco tempo o patrocínio de uma empresa para seguir treinando durante todos os dias da semana, mas com evidência alcançada nos últimos dias pode melhor sua condição e até mesmo se mudar para um grande centro esportivo fora de Santa Catarina.

 
Aos 15 anos Tamiris já coleciona medalhas de ouro nas mais diversas competições que participou. Além de campeã nos Jasc, Joguinhos e Olesc, no escolar brasileiro de 2008, foi 3ª colocada nos 75m e campeã nos 250m. Depois, em 2009, também nas Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos, foi campeã nas duas provas e convocada para o Sul-americano Escolar no Chile. Lá, além das medalhas de ouro foi recordista sul-americana.

Cláudia Sanz
Fesporte

Modalidades de quadra iniciam nesta quarta-feira (8) nas Olimpíadas Escolares

Handebol (f) e volei (m) disputam Primeira Divisão, as demais estão na Divisão Especial

Com o encerramento das modalidades individuais na última segunda-feira, as Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Goiânia, agora se voltam para as disputas das coletivas como basquete, futsal, handebol e vôlei. A segunda parte da delegação catarinense chegou na noite desta terça-feira à capital goiana e nesta quarta-feira já estarão em quadra para seus primeiros compromissos.

A primeira equipe a fazer sua estréia será o handebol masculino do Colégio Aplicação da Univali de Itajaí, que enfrenta o time pernambucano do Colégio Vander de Souza, às 10h, no Ginásio CPM Hugo Ramos. Já às 10h30, no Ginásio do SESC Universitário, é a vez do time feminino de vôlei da EEB Francisco Mazzola de Nova Trento, enfrentar o Colégio CEO do Pará.

Outras duas equipes catarinenses também jogam pela manhã, nesta quarta-feira. O time de futsal feminino EEB Paulo Schieffler de Caçador que joga ás 11h no Ginásio do Colégio Santo Agostinho, contra o time do Colégio Integral da Bahia. No mesmo horário, só que no Ginásio do Goiás Esporte Clube, terá o jogo do futsal masculino entre o Colégio Santa Emilia de Pernambuco contra o Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul.

A tarde, às 14h, no SESC Faiçalville, a equipe feminina de basquete de Chapecó, faz sua primeira partida contra o Colégio CEO da Paraíba. No mesmo horário, o time feminino de handebol do Colégio Energia, de Criciúma, joga contra o GD de Roraima e por último, às 15h, no Ginásio Sesi Ferreira Pacheco, terá a partida entre o EEB Anísio de Freitas de Santo Amaro da Imperatriz contra o Colégio Contemporâneo do Rio Grande do Norte.

Os esportes coletivos são divididos em duas divisões: Especial e Primeira. A Divisão Especial é formada pelos estados que ficaram do 1º ao 8º lugar na Divisão Especial de 2009 e para os quatro primeiros estados da Primeira Divisão de 2009. A programação completa com todos os jogos está no site das Olimpíadas Escolares: www.olimpiadasescolares.com.br. Em 2009 SC disputou a todas as modalidades na Primeira Divisão porque havia ficado de fora do evento em 2008.

A delegação catarinense é chefiada pelo gerente de esportes de base e inclusão da Fesporte, Ademar Silva e tem o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Já às Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras e apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia e do Governo do Estado de Goiás.


Cláudia Sanz

Mais de 350 atletas inscritos para a Travessia Internacional da Lagoa da Conceição neste domingo

Carlos Eduardo Pavão, o campeão do ano passado, já confirmou presença

      Com o encerramento das inscrições nesta terça-feira, dia 7, a  28ª edição da Travessia Internacional da Lagoa da Conceição,  a ser realizada no próximo domingo, dia 12, em Florianópolis, terá no total 370 atletas. A largada masculina será às 9h30 e das mulheres às 9h40 no WindCenter, no Canto dos Araçás e chegada no Praia Mole Eco Village, na Praia Mole. A prova tem um percurso total de 2.200m.

      O campeão do ano passado Carlos Eduardo Pavão, de Porto Alegre, já confirmou presença e está entre os favoritos, a exemplo de Djenyfer Arnold, de São Bento do Sul, que nadará pela Unisul de Palhoça e que venceu a prova em 2008. Outro nome de peso, que competirá pela primeira vez a Travessia é Eduardo Deboni, que integrou a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Pequim em 2008 e que também nadará pela Unisul de Palhoça.Nadador de piscina, tentará surpreender o favorito Pavão.

       Dois nadadores estão entre os mais velhos a competir a prova: Floriano Yabe, de Florianópolis, e Eunice Nicola Lima, de Curitiba, ambos com 75 anos. A Travessia da Lagoa da Conceição encerra o calendário de eventos esportivos da Fesporte em 2010.

Ela         abre o Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina. O evento é composto também pela Travessia Cidade de Itajaí, a ser realizada dia 23 de Janeiro na Praia das Cabeçudas; Travessia Represa Palmeiras, dia 31 de janeiro em Rio dos Cedros; Travessia Ilha de Porto Belo e 11ª Troféu Jasmine de Natação, dia 07 de março, na Praia de Porto Belo. O circuito termina dia 21 de março com a Travessia do lago Itá, em Itá.

        O Circuito de Maratonas Aquáticas é um evento realizado em parceria pela Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc) com apoio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e do Fundesporte.

Antonio Prado
Fesporte – Assessoria de Comunicação