sexta-feira, 30 de julho de 2010

Malwee encerra primeira fase vencendo a Assoeva

A Malwee/Cimed se despediu com vitória da primeira fase da Liga Futsal 2010. Jogando na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), o time catarinense bateu a Assoeva/Unisc/Krofam, por 3 a 2, na noite desta quinta-feira (29/7). O resultado beneficiou diretamente ao Poker/PEC, que comemora matematicamente sua classificação para a segunda fase, com 28 pontos.

A Malwee, que chegou aos 39 pontos, e ocupa a terceira posição, aguarda o início da segunda fase, enquanto a Assoeva ainda tenta se classificar. No sábado (31/7), a equipe enfrenta o Anápolis Futsal/Super Bolla, em Venâncio Aires (RS). Na terça-feira (3/8), os gaúchos receberão a Unisul/Seguridade.

O time precisa vencer seus dois confrontos e torcer para que o Macaé Sports não vença um de seus dois compromissos pela frente (Praia/Pepsi/Curinga Fiat, fora de casa, e Intelli/Orlândia, em Macaé) e que o Atlântico URI Erechim perca seu duelo final na primeira fase, diante do Zaeli/Gazin/Penalty, em Erechim (RS).
A Malwee abriu o placar após a jogada do ala Falcão, que recebeu a bola de Bazílio e chutou cruzado, fazendo 1 a 0, aos 16min34, fechando o placar da etapa inicial do confronto, na Arena Jaraguá.

No segundo tempo, Diego Gaúcho aproveitou um passe de Guga e dentro da área venceu o goleiro Bazílio, empatando o confronto aos 23min57. Os anfitriões voltaram a comandar o marcador aos 29min26, quando Lenísio complementou o passe de Dian Luka para o fundo das redes, fazendo 2 a 1.

Nos instantes finais, o pivô Ceko exerceu o papel de goleiro-linha, porém a tática não deu certo. Em um contragolpe, Falcão conseguiu balançar as redes, aos 38min09, fazendo seu 26º tento na competição – o ala lidera a lista de goleadores da Liga.

O time gaúcho ainda tentou uma reação, Guga após a cobrança de um escanteio, gerado pela defesa do goleiro Deivid, em um tiro livre da marca dos dez metros, fez o segundo dos visitantes, aos 38min31, mas o placar ficou mesmo em 3 a 2.

Falcão destacou a qualidade do adversário desta noite. “É uma equipe bem treinada, que joga e marca bem. Sabíamos que teríamos que correr muito, por isso estamos de parabéns, e eles também pela dificuldade que nos impôs”, destacou o autor de dois dos gols da Malwee.

Para o goleiro da Assoeva, Thiago, fica o sentimento de que seu time poderia ter tido um melhor desempenho. “No primeiro tempo não ficamos com a bola, no segundo tempo acertamos um pouco, batalhamos bastante, mas não deu”, comentou.

Judô conhece seus primeiros campeões

Vencedores das 16 categorias vão representar Santa Catarina na Olimpíada Escolar Brasileira

Desde os cinco anos praticando judô a garota Gabriele Muller, 13 anos, aluna da sétima série da EB PE. José de Anchieta, de Itajaí, é uma freqüentadora assídua de pódios nas competições da Federação e da Fesporte.

Na tarde desta quinta-feira (29/7), no ginásio de esportes da EM Presidente Castelo, em São Bento do Sul ela conquistou a medalha de ouro na categoria super ligeiro (menos de 36k) da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina, e vai representar o estado na Olimpíada Escolar Brasileira que será realizada em Fortaleza em setembro.

Gabriele despertou para a modalidade ao participar da ação “Amigos da Escola”, onde gostou da modalidade e começou a treinar com o professor Régis num barracão da Indústria Mecânica Ziquéli, que transformou o refeitório da empresa em uma sala de judô. Em 2003 passou a treinar na Academia Juca, em Balneário Camboriú, onde até hoje pratica o esporte.

A partir dos nove anos, Gabriéli se tornou uma colecionadora de medalhas e já ganhou 52. Ela acumula títulos como 5º lugar no brasileiro de Natal, em 2008, 3º no brasileiro de 2009 em Vitória, pentacampeã estadual na categoria super ligeiro, 3ª colocada no Jesc do ano passado e campeã deste ano.

As vencedoras de outras sete categorias foram conhecidas nesta tarde. No ligeiro foi campeã Alessandra Ribeiro, da EM Tiroleses, de Timbó; na meio leve Nadine Ortiz Fuck, da EEB Casimiro de Abreu, de Curitibanos; e na categoria leve Nicole Espíndola, do Colégio Castelo, de Blumenau.

Venceram as categorias do masculino, super ligeiroLuis Possentim, da EEB Elias Moreira, de Joinville; ligeiro, Ygor Drun Riboli, do Colégio Educar, de Biguaçu; meio leve, Junior Carlos da Silva, da EEB Sebastião de Souza, de Irani; e na categoria leve, Lucas g. Santos, da Escola Santo Antônio, de Fraiburgo.

A modalidade encerra nesta sexta-feira (30), no período matutino, com as lutas das categorias, meio médio (menos de 53k), médio (menos de 58k), meio pesado (menos de 64k) e pesado (acima de 64k).

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação – Fesporte

Futsal terá duas divisões durante a disputa dos Jogos Abertos em Brusque

Equipes classificadas no Regional Centro-Oeste disputarão a Primeira Divisão

Os municípios que se classificarem na modalidade de futsal masculino durante as disputas das etapas do Regional dos Jogos Abertos vão competir na Primeira Divisão da modalidade na edição do Cinqüentenário dos Jasc na cidade de Brusque. A mudança no regulamento está sendo colocada em prática esse ano, pela Fesporte, uma vez que o número de municípios inscritos no ano de 2009 ultrapassou a 100.

O primeiro das quatro etapas do Regional, na região Centro-Oeste, na cidade de Rio do Sul iniciou na última quarta-feira, dia 28 e segue até o próximo dia 2 de agosto. Duas equipes do futsal estarão na etapa Estadual dos Jasc, de 8 a 18 de setembro.

Na Divisão Especial estarão os municípios pré-classificados, que ficaram entre os seis primeiros lugares na edição do ano passado, são eles: Florianópolis, Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste, Tubarão e Jaraguá do Sul.

Outra modalidade que deverá seguir os rumos do futsal, mas para 2011, será a bocha masculina que nas inscrições deste ano, totalizaram 138 municípios.

De acordo com o coordenador-técnico dos Jasc, Osvaldo Juncklaus, a proposta da criação de duas divisões nas modalidades em que o número de inscritos ultrapassar a 100, foi da Fesporte, sendo homologada pelo Conselho Estadual de Desportos. Com isso, os municípios que ficaram entre os seis melhores em 2009 estão na Divisão Especial.

O time de Brusque, mesmo sendo sede do evento do cinqüentenário, e garantido no evendo, estará na Primeira Divisão. Juncklaus explicou que a região Oeste foi contemplada com três vagas porque o número de inscritos foi superior às demais. “Com as duas divisões os municípios que não investem tanto na modalidade como Jaraguá do Sul, Tubarão, Joinville e Florianópolis, que disputam competições nacionais, assim mesmo têm chances de participar”, disse. O campeão e o vice da Primeira Divisão sobem para a Especial, enquanto o quinto e o sexto serão rebaixados.

A rodada do futsal masculino desta sexta-feira define os classificados para a segunda fase. O nível técnico, segundo o coordenador da modalidade, Arlindo Vieira, está bem equilibrado. Destaque para Videira, que ao vencer Painel por 3 a 1 garantiu vaga como primeiro da chave. No futsal feminino, a equipe de Caçador, que foi campeã dos Jasc e brasileira em diversas edições, pode assegurar nesta sexta-feira, dia 30, a vaga.

Primeira etapa do atletismo do Estadual dos Jesc foi reservada para provas de campo

Nesta sexta iniciam as disputas de quadra com futsal, handebol, vôlei e basquete


A modalidade de atletismo da etapa Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc, iniciou na tarde desta quinta-feira (29/7) na pista de atletismo do Grêmio Recreativo Móveis Weihermann, em São Bento do Sul, com eliminatórias das provas de pista e finais das provas de campo. A competição é para alunos-atletas na faixa de 12 a 14 anos e classifica os campeões para as Olimpíadas Escolares Brasileiras na cidade de Fortaleza, de 9 a 19 de setembro.

Como não aconteceram etapas regionais, a competição do Jesc pode ser considerada a maior do estado, no atletismo. Participam 1.019 atletas representando todas as 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional – SDR. Eles disputam 20 vagas para a Olimpíada Escolar Brasileira, sendo dez para cada naipe.

Uma das atrações da primeira etapa do atletismo foi a Patrícia Koch, da EEB Paulo Zimermann, de Rio do Sul, especialista na prova 80m com barreiras, medalha de ouro do Jesc do ano passado, campeã escolar brasileira em 2009 nas Olimpíadasa Escolares Brasileiras em Poços de Caldas, além de campeã sul-americana escolar na cidade de Loja, no Equador. Com o tempo de 13seg8 mais uma vez garantiu vaga na final da prova, que será realizada na manhã desta sexta-feira (30/7).

Três provas de campo foram realizadas nesta quinta-feira na modalidade atletismo. O lançamento do disco masculino foi vencido por Elton Lamin, do SESI - EJA de Rio do Sul, que fez a marca de 41,44m; em segundo lugar ficou Túlio Eduardo dos Santos da EM. Orestes Guimarães, de Joinville e na terceira colocação terminou Pablo Marchioro, da EEB Natureza, de Concórdia.

A medalha de ouro do salto em altura masculino foi conquistada por Thiago Marques, da EEB Benjamin de Oliveira, de Ipumirim que ultrapassou 1,53m; a prata ficou com Lucas Mus, da EMF Maria Terezinha, de Pinhalzinho; e o bronze com Vinicius Picolotto, da EEB São Luiz, de União do Oeste.

Outra prova encerrada na primeira etapa da competição foi o salto em distância feminino. Débora Luiza Gomes, da EBM Pedro I, de Blumenau, saltou 4,63m e conquistou a vaga para o brasileiro; Tatiane Hammes, da EEB Madre Benvenuta, de São João do Oeste terminou em segundo; e na terceira colocação ficou Thainá Martinho, da EBM Itamar Luis da Costa, de Imbituba.

A modalidade de atletismo encerra na manhã desta sexta-feira (30/7) com finais em 15 provas. Também nesta sexta, iniciam as modalidades de quadra como basquete, futsal, handebol e vôlei em ambos os naipes além do xadrez e tênis de mesa. A primeira partida é a do vôlei no Ginásio da EEB São Bento, e as demais modalidades iniciam por volta 9h, com o futsal no Ginásio Annes Gualberto; o basquete, no Ginásio do Bom Jesus São José; o handebol, no Ginásio EM Prof. Roberto Brant; o tênis de mesa

na Associação de Tênis de Mesa de São Bento do Sul e xadrez no Colégio Froebel.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação – Fesporte

Handebol feminino pode classificar hoje para o estadual

O handebol feminino de Videira está próximo de ser o a campeão do Regional Centro-Oeste dos Jogos Abertos que está sendo disputado desde o último dia 28 na cidade de Rio do Sul.

Na modalidade disputada em chave única com apenas quatro equipes tem Videira na liderança da chave com duas vitórias sobre Caçador e Lages e seis pontos na classificação. Nesta sexta as meninas enfrentam o time de Agrolândia e mesmo um placar adverso pode garantir a elas o título da disputa.

Outra modalidade que pode apontar o campeão nesta sexta-feira é basquete masculino. Apenas três municípios se inscreveram. O vencedor de Lages x Caçador já tem vaga garantida, mas o favorito ao troféu do regional é Videira, cuja equipe disputa o estadual adulto.

Nos jogos desta quinta-feira, o futebol de Rio do Sul venceu Lages de virada por 2 a 1 e se vencer nesta sexta-feira garante antecipadamente vaga para os Jasc. É que Fraiburgo e Caçador empataram em 1 a 1 e com a desistência de Treze Tílias apenas quatro municípios estão participando do torneio.

A primeira partida, da tarde desta sexta, com início às 14h no Estádio Alfredo João Krieck terá Lages x Caçador e na seqüência Rio do Sul x Fraiburgo, que é a única equipe que se aproveitou da mudança do regulamento, inscrevendo atletas acima de 21 anos.

Com informações de Orlando Pereira Fesporte