quinta-feira, 25 de novembro de 2010

As 10 estratégias de manipulação midiática


1. A estratégia da distração. O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir que o público se interesse pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado; sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja com outros animais (citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

2. Criar problemas e depois oferecer soluções. Esse método também é denominado “problema-ração-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” previsa para causar certa reação no público a fim de que este seja o mandante das medidas que desejam sejam aceitas. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o demandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para forçar a aceitação, como um mal menor, do retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços púbicos.
3. A estratégia da gradualidade. Para fazer com que uma medida inaceitável passe a ser aceita basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Dessa maneira, condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990. Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.
4. A estratégia de diferir. Outra maneira de forçar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e desnecessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrificio imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Logo, porque o público, a massa tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isso dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.
5. Dirigir-se ao público como se fossem menores de idade. A maior parte da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade mental, como se o espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais. Quanto mais tentem enganar o espectador, mais tendem a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Ae alguém se dirige a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, em razão da sugestionabilidade, então, provavelmente, ela terá uma resposta ou ração também desprovida de um sentido crítico (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”)”.
6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos. Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de aceeso ao inconsciente para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamentos…
7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais menos favorecidas deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que planeja entre as classes menos favorecidas e as classes mais favorecidas seja e permaneça impossível de alcançar (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).
8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade. Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.
9. Reforçar a autoculpabilidade. Fazer as pessoas acreditarem que são culpadas por sua própria desgraça, devido à pouca inteligência, por falta de capacidade ou de esforços. Assim, em vez de rebelar-se contra o sistema econômico, o indivíduo se autodesvalida e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua ação. E sem ação, não há revolução!
10. Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem. No transcurso dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência gerou uma brecha crescente entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem disfrutado de um conhecimento e avançado do ser humano, tanto no aspecto físico quanto no psicológico. O sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que ele a si mesmo. Isso significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos, maior do que o dos indivíduos sobre si mesmos.
Noam Chomsky é linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Poder Público e entidades de Caçador na expectativa da UDESC

Na tarde desta quarta-feira, 23, foi realizada na Prefeitura, reunião com a presença de lideranças de Caçador, como prefeito Saulo Sperotto, vice Lucir Christi, secretário regional Gilberto Comazzetto, presidente da ACIC, Auri Baú, presidente da UNIARP, Gilberto Seleme, diretor geral financeiro da UNIARP, Moacir José Salamoni, vereadora Sirlei Cecatto, representando a Câmara de Vereadores, secretário de Indústria e Comércio Eduardo Comazzetto e presidente da FETEC, Fhado Thomé Neto, além da imprensa local. 

         Na ocasião foram discutidos detalhes do evento de assinatura, pelo governador Leonel Pavan, do decreto de criação do campus da UDESC em Caçador na área da saúde. A solenidade será realizada às 19h30min no Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara de Vereadores. No mesmo evento será assinado também convênio do Centro de Especialidades Médicas (CEM) que vai funcionar no Hospital Jonas Ramos. 

         Na reunião preparatória, foi destacado o agradecimento especial a todas as pessoas e instituições que apoiaram a idéia: ACIC, CDL, UNIARP, deputado Valdir Cobalchini, deputado Marcos Vieria, deputado Dagomar Carneiro, deputado Reno Caramori, deputado Gilmar Knaesel, Câmara de Vereadores, imprensa, Prefeitura de Caçador,  comunidade em geral e demais apoiadores. 

         O presidente da UNIARP, Gilberto Seleme ressaltou que a vinda da UDESC para Caçador vai representar um marco na educação e principalmente na qualidade de vida da população de toda a região. “A UNIARP está disponibilizando toda a sua estrutura, como salas de aula, laboratórios, arena multiuso, setor de informática, biblioteca e outros. Então, como empresários, queremos mais qualidade de vida para a nossa região e também o ensino gratuito com o campus da UDESC em Caçador”, salienta.

         Seleme assegurou que a UDESC virá a somar, junto com a UNIARP para o desenvolvimento de toda a região. “Na área da saúde, a UNIARP tem cursos como Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e bem provável que a UDESC venha com medicina para nossa região, então é o que precisamos para coroar nossa região como pólo não só industrial e econômico, mas como pólo regional de saúde. Entendemos que a UDESC não é concorrência. Ela vem a somar. Por isso oferecemos a nossa estrutura. Tínhamos uma idéia de Caçador ter um pólo tecnológico, mas chegamos a conclusão que com a saúde, a comunidade vai ganhar muito mais”, completa. 

         O presidente da Associação Empresarial de Caçador (ACIC) Auri Baú, ressaltou que a UDESC em Caçador é uma conquista da união de diversas forças. “Não precisamos achar ou tentar buscar quem foram os vitoriosos porque é uma conquista de toda a comunidade. Caçador lutou bravamente e mostrou que tem estrutura e acima de tudo, tem a necessidade de ter esta universidade gratuita”, frisou. 


Angela Cardoso
Jornalista