quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fogo simbólico dos Jasc percorre bairros de Brusque antes da abertura oficial

Desde o dia 1º de setembro comitiva faz uma peregrinação em 28 localidades

O fogo simbólico do Cinquentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina percorre desde o dia 1º de setembro os 28 bairros de Brusque. De acordo com o coordenador de esportes da FME, Antônio Marcos Gomes de Azevedo, foi uma maneira que a Comissão Central Organizadora (CCO) encontrou de divulgar a competição que será aberta oficialmente nesta quinta-feira (9), envolvendo a população. Essa é a quinta vez que o município realiza a competição idealizada pelo brusquense Arthur Schlösser.

Azevedo explicou que durante os últimos dias, a tocha foi conduzida por 80 atletas que disputaram os Jogos Comunitários do município e também por crianças das escolas dos bairros envolvidos. O coordenador da FME disse ainda que a receptividade foi excelente. “No que depender da população, o sucesso dos Jogos Abertos está assegurado”.

Os Jasc foram realizados pela primeira vez em Brusque em 1960. O município voltou a sediar a competição em 1965, 1985 e 2000. A edição do Cinquentenário dos Jogos Abertos volta novamente a cidade, simbolizando o ciclo do passado e o futuro da competição.

Central de Imprensa da Fesporte

Orlando Pereira

Jasc terá programação temática além das competições

O Cinqüentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que começa nesta quinta-feira (9/09) em Brusque, não terá apenas competições. Por se tratar de edição histórica, uma programação temática repleta de homenagens, reuniões, encontros, coletivas, lançamentos de livros e debates, irá acontecer paralela ao evento. Personalidades do esporte nacional como o craque de futebol Arthur Antunes Coimbra, o Zico, e o tenista Guga, além do técnico e ex-jogador de vôlei, Renan, são presenças confirmadas em Brusque. Outro fato marcante será o encontro dos mais de 100 comendadores esportivos do estado, personagens que contribuíram nos seus segmentos para a “escrita dos Jogos Abertos”.

A Comissão Organizadora do Cinquentenário dos Jasc vai homenagear o prefeito e vice de Brusque, Paulo Eccel, e Evandro de Farias, respectivamente; o presidente da Fesporte, Pedro Lopes; e o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.

O Conselho Regional de Educação Física - Cref -, fará homenagem póstuma ao Dr. Murilo Barreto de Azevedo, árbitro geral do atletismo em várias edições do Jasc, diretor da primeira faculdade de educação física, a ESEFD de Joinville e a matrícula de número 001 do Cref. Também serão homenageados o professor aposentado, Hercides José da Silva, a professora Sônia Regina Neckel Goulart, fundadora da Associação de Professores de Educação Física da Região Serrana, e o comendador Vicente Schlickman, professor há 60 anos e um dos primeiros graduados a atuar no Estado.

A Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte, através do presidente Pedro Lopes, vai homenagear os ex-presidentes, Adalir Pecos Borsatti; João Otuki Kioshi; José Eduardo Nunes de Souza, o Zequinha; Erasmo Marcelo Damiani; Pedro Bastos; João Guizoni; Marcelo Melo; Edemar de Oliveira Pinto, o Edinho e Carione Mees Pavanello.

Ainda no Cinquentenário do Jasc serão lançados os livros, “Arthur Schlöesser e a criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina”, de Saulo Adami; “Dás um Banho”, de Paulo Brito que conta a história do cronista de Roberto Alves; e “50 anos de Jogos Abertos de Santa Catarina”, de Valmor Fritsche, editado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádios e Televisões – Acaert.

No decorrer dos Jasc, a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina – Acesc, também montará uma comissão de jornalistas e técnicos esportivos para votar e premiar com a medalha “Rodolfo Sestren”, os atletas, destaque e revelação dos Jasc”. Ainda será reeditado o baile da escolha da rainha dos Jogos Abertos, evento, que há muitos anos não acontece nos Jasc.

Mesa-tenistas garantem as primeiras medalhas de ouro e de prata para Santa Catarina

Ramon da Silva e Bruna Costa foram os destaques do dia


Os mesa-tenistas catarinenses Ramon Colombo da Silva e Bruna Costa Alexandre, ambos de Criciúma, garantiram na manhã desta quarta-feira (8), as duas primeiras medalhas de ouro pra Santa Catarina nas Paraolimpíadas Escolares, competição que iniciou nesta quarta-feira em São Paulo. Os dois são deficientes físicos e conquistaram a primeira colocação de maneira invicta.

Bruna confirmou seu favoritismo e ganhou os quatro jogos por 2 sets a 0. A mesa-tenista é veterana no esporte e além de integrar a seleção permanente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, faz parte do Comitê Olímpico Brasileiro. Com a conquista de inúmeros campeonatos nacionais e internacionais o próximo desafio da atleta é ficar entre as três melhores no Mundial da Coréia, em outubro.

Também vencendo os quatro jogos que disputou por 2 sets a 0, Ramon deu mais um passo para conquistar seu maior objetivo: integrar a Seleção Brasileira Paraolímpica. Para isso, o atleta treina cerca de 5 horas por dia em Criciúma, e já conquistou o 2º lugar no Parajesc deste ano e, no ano passado, ficou em 3º lugar nas Paraolimpíadas Escolares. O atleta está em 2º lugar no ranking estadual.

Outros dois catarinenses que ficaram bem colocados foram Renan José da Silva Dias que conquistou a medalha de prata e Éric Pereira dos Santos da Silva que ficou com a 4ª colocação no naipe masculino. Nesta quarta-feira à tarde a disputa por medalhas no tênis de mesa será na categoria deficientes intelectuais (DI) e após será realizada a solenidade de entrega de medalhas.

Rosângela Freitag

Fesporte

São Paulo

Em clima de festa delegação de SC participa da abertura das Paraolimípiadas

Nesta quarta-feira, dia 8, iniciam as competições

A delegação catarinense que está nas Paraolimpíadas Escolares participou, na noite de terça-feira (7), da solenidade de abertura do evento, no Anhembi Parque, em São Paulo. Em clima de muita festa, o grupo acompanhou o juramento do atleta, acendimento da pira olímpica e a apresentação de atividades culturais. As Paraolimpíadas terão suas competições a partir desta quarta-feira e seguem até o sábado (11), reunindo mais de 800 jovens, de 14 a 20 anos, de 21 estados mais o Distrito Federal.

A abertura, que celebrou ainda os seis anos para a abertura das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro 2016, contou com a presença de autoridades do Governo do Estado e da cidade de São Paulo além do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons. O presidente destacou que as Paraolimpíadas Escolares são a maior competição do mundo nessa faixa etária e que, em 2016, muitos jovens estarão juntos novamente disputando medalhas.

Os representantes das 22 unidades federativas desfilaram com suas bandeiras sob o som de uma música representativa de seu estado. Para finalizar, os atletas que haviam sido recepcionados pela banda Kalango Doido, assistiram à peça "A Mansão de Miss Jane", do grupo Oficina dos Menestréis.

Nesta quarta-feira (8), a delegação de Santa Catarina, gerenciada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) inicia a disputa por medalhas. O atletismo, natação e o goalball serão realizados todas as manhãs até a sexta-feira (10). Os jogos do tênis de mesa acontecerão durante todo o dia desta quarta-feira (8). Já as competições da bocha PC acontecerão durante toda a de quarta até sexta pela manhã.

Kindermann goleia ADJ e confirma vaga na semifinal

O Kindermann/Uniarp/Unimed está na semifinal da Liga Futsal Feminina 2010. A vaga veio com a vitória diante da ADJ/Raumak/Barateiro/FME nesta terça-feira (7/9), no confronto de volta, por 8 a 1, no ginásio do Colégio Paulo Schieffler, em Caçador (SC). Como já havia vencido a partida de ida por 1 a 0, as caçadorenses confirmaram a passagem à próxima fase.

Agora o time do técnico Munir Saygli aguarda quem passará do confronto entre Unesc/FME/Cri Construções e Nacional Gás/Unifor, que fazem o jogo de volta na próxima quinta-feira (9/9), em Criciúma (SC). No duelo da ida, as cearenses aproveitaram o mando de quadra e venceram por 4 a 2.

A goleada começou a ser construída aos 6min51, quando Marcela abriu o marcador para as donas da casa. Na sequência, o Kindermann não deixou o ritmo forte diminuir e conseguiu abrir uma vantagem confortável na etapa inicial. Lú, aos 9min50, Desi, aos 13 minutos, Marcela, aos 19min04, e Ari, aos 19min24, determinaram um placar de 5 a 0 ainda no primeiro tempo.

Na metade final do confronto, Diana descontou logo aos 20min58, porém o Kindermann evitou qualquer tipo de chance de reação ampliando a vantagem com tentos de Ari, aos 24min35, Marcela, aos 31min20, e Milena, aos 34min10, fecharam a goleada em 8 a 1, confirmando a vaga para as semifinais com dois triunfos.