segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Deu a louca no futebol

Decepção da Urubauzada no Maracanã

Abriram as jaulas e soltaram os bichos no Campeonato Brasileiro, o melhor de todos os tempos de pontos corridos. Falharam todas as previsões e nenhuma projeção até aqui deu certo. Quebraram as bolas de cristal, falharam os búzios e as cartas.

A duas rodadas do final temos quatro candidatos com chances reais de título. Nem vamos discutir nível técnico. Certamente não é dos melhores. Mas, quando veremos quatro equipes excepcionais disputando ponto a ponto o título do Brasileirão? Nunca. Então degustemos o que está aí. São Paulo, Flamengo, Inter e Palmeiras vão enlouquecer suas torcidas nesta reta final.

Do jeito que as coisas andam parece que ninguém quer ganhar esse campeonato. Na rodada do fim de semana só um entre os seis primeiros ganhou, o Inter. Os quatro já tiveram inúmeras chances de disparar na liderança. O Palmeiras mesmo andou cinco pontos a frente, mas foi entregando, entregando, até deixar o equilíbrio tomar conta da tabela. Acaba de ressuscitar. O Inter, cantado em prosa e verso como “o time”, tropeçou tanto em momentos decisivos que ultimamente andava meio esquecido e desconsiderado. Para ser lembrado de novo teve que ir para o Mineirão ganhar o quinto confronto do ano do Celso Roth. Foram dois com o Atlético e três Grenais.

O grande campeão São Paulo conseguiu perder para o desesperado Botafogo. A delegação desceu correndo do avião na volta pra casa, louca para saber o resultado do Maracanã. Oh surpresa! Quanta alegria! O Flamengo não havia feito um golzinho sequer no Goiás, nem inspirado pelo mau exemplo da mão francesa do Henry.

Ficou tudo como dantes. Ainda pode acontecer coisa de fazer corar um frade de pedra nas duas rodadas finais, inclusive uma disfarçada entrega de jogo. Ou alguém imagina que, se Inter e Flamengo chegarem na última rodada com chances iguais de botar a faixa no peito, o Grêmio jogará sério no Maracanã. Podem contabilizar três pontos para o rubro negro. A pressão da torcida e conselheiros gremistas será grande para que entre em campo um time reserva, se possível com o “reforço” de alguns jogadores da base.

E não podemos esquecer a parte de baixo da tabela, onde o Fluminense vive uma epopéia. Não perde há treze jogos, classificou para a final da Copa Sul-Americana, e está próximo de escapar do rebaixamento. Depende só de si.

A pedra na chuteira é o jogo de quarta-feira em Quito, no cume da montanha, onde os paraguaios do Cerro Portenho acabam de tomar sete a zero. Tem gente temendo pela sorte do Flu e por conseqüências funestas na campanha memorável de recuperação no Brasileiro. Pode acontecer, caso a maldição da altitude faça estragos e reduza a pó o entusiasmo tricolor, que voltaria desmoralizado para a sua realidade no Brasil, que é a tentativa de fuga da segunda divisão.

Até Avaí e Figueirense fizeram sua parte na loucura coletiva do fim de semana. Um perdeu de goleada para o rebaixado Santo André, fazendo puf no sonho da Libertadores. O outro deixou escapar em casa a chance de continuar lutando para voltar à série A.


JASC 2009: Floripa quebra a monotonia

Todo ano, Blumenau deixa guardada numa salinha do seu alojamento uma caixa com camisetas comemorando o título geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina no encerramento da competição. Desta vez, eles terão que ser guardadas para uma próxima oportunidade. Mesmo sendo uma das regiões que menos se importam com os Jasc, Floripa quebra aquela chatice de sequencia blumenauense e cria um clima diferente para o cinquentenário em 2010.

Claro que algumas grandes estrelas não estiveram em Chapecó, cidade em que passei meus últimos dez dias. Vi algumas boas surpresas, como a subida da delegação da casa, que conta com um forte investimento em esporte, e a aparição de novas revelações catarinenses, caso da atleta Bruna Rocha, imbatível na sua prova do atletismo, com apenas 17 anos de idade.

Voltando ao caso de Blumenau: desde o tempo que estudei lá, eu ouvia que "Blumenau tem uma neura de vencer Jasc, muito mais que um título de futebol". Parece que tudo pra eles era dar uma volta no carro de bombeiros e aumentar a coleção de troféus, que é grande. Sinceramente, eu faria como a olimpíada, onde não há entrega de troféus de campeão geral. Cada modalidade dá as suas medalhas e pronto. Mas há de se enaltecer o trabalho da delegação da Capital, que retoma o título com a conquista de doze troféus.

A grande decepção foi o futsal de Joinville. Favorito ao título da Liga Nacional, caiu frente ao time de Florianópolis. Chegou para os Jasc, acabou eliminado por times que sequer disputam a Divisão Especial do Estadual. O que era medalha certa virou um pepino daqueles. Ficou mais fácil para o Floripa Futsal, que venceu Chapecó na decisão.

E parabéns ao povo de Chapecó pela organização dos Jogos e, principalmente, pelo envolvimento do público. Bem diferente dos Jogos de 2007, quando a população de Jaraguá nem ligava para o que acontecia.

Valeu Chapecó!