quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Florianópolis sediará a grande final do Campeonato Rally SC

Prova na capital do estado será no dia 11 de dezembro. Inscrições estão abertas para as categorias Super Master, Graduados, Junior, Cidade e Passeio.

O Campeonato Rally SC chega à sua primeira final, na capital do estado, e promete fechar o ano de es­treia em grande estilo. A prova de regularidade irá consagrar os campeões 2010 da temporada. A direção técnica da SC Racing, em parceria com o Jeep Clube de Florianópolis, já fez o levantamento da última trilha deste ano que promete agradar a todos e, principalmente, atrair novos competidores à modalidade off road.

O percurso da 4ª etapa passará por zonas rurais de São José, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz. Serão 140 quilômetros de prova com duração de aproxima­damente quatro horas. Pelo levantamento feito por Wagner Souza, diretor técnico, esta etapa promete ser um pouco diferente das demais do campeonato: “A região tem características totalmente novas em rela­ção às etapas anteriores, onde sempre foi possível realizar grande parte do roteiro em fazendas de reflo­restamentos, bananais ou plantações de maçã. Em Florianópolis teremos um roteiro muito bonito e algu­mas surpresas aos navegadores e pilotos. A região é extremamente montanhosa, com altitudes que vari­am do nível do mar a 500m, com muitas cachoeiras, hotéis fazenda e estradas rurais que ligam a peque­nas propriedades”.

Em todas as categorias a briga pelo título 2010 do Campeonato Rally SC está acirrada. Até agora estão na frente os seguinte competidores: a dupla Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, da Super Master, com 44 pontos; o piloto Paulo Roberto de Goes (38 pontos) e o navegador Leandro Riffel (30 pontos), lí­deres da Graduados, e por último o casal da categoria Junior, Henry Ritter Kirt e Karina Baldasso, em pri­meiro com 49 pontos.

Além do percurso diferenciado, outra novidade nesta etapa em Florianópolis é que o Campeonato Rally SC abrirá espaço para quem tem um veículo 4x4 original e nunca competiu uma prova de rali de regulari­dade. Para estes, a trilha é diferenciada e a chance imperdível: “Para os participantes da categoria Cida­de, o roteiro está sensacional em trilhas que não oferecem risco de quebra ou danos a pintura e mecânica dos carros, a exemplo das outras categorias”, afirma Wagner. Para os que querem apenas apreciar as paisagens por onde o rali passa, sem se preocupar com o relógio e a planilha, a opção é a categoria Pas­seio, onde os carros fazem um percurso para conhecerem as paisagens naturais da região.

As inscrições variam de R$ 100,00 a R$ 150,00 e podem ser feitas pelo site www.scracing.com.br.

O Campeonato Rally SC tem o apoio de Trilha SC, Blumenau Iluminação, Megaforth, Toalha Mágica, Pos­to Maçã, Andardac Hotel, Hankook Pneus, Jeep Clube Guaramirim, Jeep Clube de Jaraguá do Sul, Jeep Clube de Florianópolis, Jeep Clube de Blumenau e Clube do Jipeiro Joinville.

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Corinthians vence a Malwee e deixa rival em situação difícil

Um jogo recheado de alternativas, assim foi o duelo entre Malwee/Cimed (SC) e São Caetano/Corinthians/Unip (SP), que fechou a terceira roda da do grupo B da 37ª Taça Brasil de Clubes, que está sendo realizada na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC). O duelo, realizado na noite desta quarta-feira (1º/12), terminou com vitória corintiana, por 4 a 2.

Com isso, o time de São Paulo chega aos seis pontos, atingindo a mesma pontuação que o Carlos Barbosa (RS), que também tem duas vitórias em dois jogos. Já a atual campeã da Liga Futsal tem sua situação complicada em relação à classificação. O time acumula duas derrotas em três partidas e está em terceiro lugar no grupo, com três pontos.

No jogo, o São Caetano/Corinhtians/Unip abriu o marcador após um contra-ataque rápido, Simi tocou para Cabreúva, que finalizou para vencer o goleiro Tiago, aos 7min38. Após o sofrer o gol, a Malwee foi para cima do alvinegro, criando várias oportunidades para empatar, mas a boa atuação do goleiro Leandro impediu que o tento jaraguaense saísse na metade inicial do confronto.

No entanto, na etapa final o anunciado tento catarinense ocorreu. Valdin cobrou uma falta para Lenísio que chutou forte, fazendo 1 a 1, aos 32min42. Logo em seguida, Leco chutou cruzado, Márcio desviou e enganou Leandro, virando o marcador para os anfitriões, aos 34min19.

O cenário então se modificou. O ala Danilo Baron passou a fazer as vezes de goleiro-linha, aumentando o poder de fogo dos paulistas. O empate veio com Keké, em uma jogada em velocidade, Simi deu uma assitência para Keké, que com um toque de cabeça tirou Tiago da jogada, igualando o marcador, aos 36min27.

Uma nova reviravolta no placar ocorreu 21 segundos depois. Paulinho Japonês tocou no meio e Danilo, com um toque de letra, mandou para o fundo das redes da Malwee.

Com 3 a 2 contra, foi a vez dos donos da casa utilizar a tática do goleiro-linha, colocando o fixo Neto para atuar na função. Simi roubou uma bola de Lenísio e confirmou a vitória alvinegra, aos 39min22.

“Sofremos um revés muito duro na Liga Futsal, então estamos lutando para recuperar o controle psicológico e o ritmo de jogo que estávamos apresentando na Liga. Essa vitória é de suma importância. Somos os únicos que vencemos a Malwee três vezes neste ano, nosso objetivo agora é tentar chegar na semifinal da Taça Brasil, que nos coloca no mesmo ponto que estávamos. Queremos nos dar este direito de jogar de novo uma semifinal”, destacou o técnico do Corinthians, PC de Oliveira, fazendo referência à eliminação da equipe na Liga Futsal.

O pivô Lenísio, autor de um dos tentos da Malwee falou sobre a segunda derrota do time na competição. “Lutamos, tentamos impor um volume de jogo grande e chegamos à virar o jogo, sofremos outra virada, mas não temos tempo para lamentar. Temos que levantar a cabeça, ter tranquilidade para a sequência da Taça Brasil”.

Os catarinenses folgarão nesta quinta-feira (2/12), só voltando a atuar na sexta-feira (3/12), diante do Macau. O Corinthians encara a Copagril, em uma reedição da semifinal da Liga Futsal 2010, em que os paranaenses levaram a melhor, nesta quinta-feira, às 19h20.

ACBF goleia Copagril e segue com aproveitamento máximo

O Carlos Barbosa (RS) segue com 100% de aproveitamento na 37ª Taça Brasil de Clubes, Divisão Especial. O time conseguiu sua segunda vitória em do is compromissos. Nesta quarta-feira (1/12) os gaúchos venceram a Copagril/Faville/DalPonte (PR), por 5 a 0, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

A derrota complica a situação dos paranaenses na competição, uma vez que a equipe fez seu terceiro jogo e acumula três pontos. Já a equipe laranja assumiu a liderança isolada do grupo B, com seis pontos. O time, no entanto, ganhará um companheiro na ponta da classificação caso haja vencedor no duelo entre Malwee/Cimed (SC) e São Caetano/Corinthians/Unip (SP), que será realizado logo mais às 19h30.

No confronto, a marcação foi eficiente nas duas equipes nos primeiro minutos, tanto que o placar só foi aberto nos intantes finais da primeira etapa. Aliás, a ACBF aproveitou duas brechas na defesa rival e conseguiu abrir 2 a 0. Primeiro com Carlinhos, aos 16min43, depois com Daniel, aos 17min33.

No intervalo, o técnico da Copagril, Marquinhos Xavier, falou sobre a derrota parcial e cobrou comprometimento de seus comandados. “Compreendemos que é natural ter o desgaste, mas podemos ser mais agressivos. Se vencermos este confronto seguimos com chances de classificação e não podemos nos entregar sem lutar”.

Na etapa complementar os gaúchos se aproveitaram da vantagem e seguiram tentando ampliar o marcador e conseguiram. Após jogada de Tostão, Sinoê se atrapalhou com a bola, praticamente em cima da linha do gol, Tostão fechou e mandou para as redes, fazendo 3 a 0, aos 25min12.

O quarto gol do Carlos Barbosa começou com uma jogada vinda dos pés do goleiro Lavoisier, que lançou para Daniel. Este tocou de cabeça para Sinoê, que tocou com o peito para o fundo das redes, aos 34min28. Com o fixo Renan atuando como goleiro-linha na Copagril, o time da serra gaúcha conseguiu fazer o quinto tento. Pablo tocou da sua quadra de defesa e ampliou, aos 38min31, confirmando a vitória e a goleada: 5 a 0.

“Precisamos fazer mais três pontos e não depender de ninguém. Sabemos que se tivermos a pretensão de chegar à decisão temos que vencer todos os adversários”, comentou o treinador da ACBF, Paulo Mussalem.

Na sequência da competição, o Carlos Barbosa enfrenta o Macau, nesta quinta-feira (2/12), às 16 horas. Já a Copagril reencontrará seu adversário na semifinal da Liga Futsal 2010, atuando diante do São Caetano/Corinthians/Unip, às 19h20. Ambos jogos serão transmitidos ao vivo pelo SporTV.

Em jogo equilibrado, Krona passa pelo Horizonte

Em duelo válido pela terceira rodada do grupo A da 37ª Taça Brasil de Clubes, Divisão Especial, a Krona/Joinville/DalPonte (SC) bateu o Horizonte (CE) p or 3 a 2. O confronto ocorreu no inicio da noite desta quarta-feira (1º/12), em Jaraguá do Sul (SC), na Arena Jaraguá.

A Krona lidera da forma isolada o grupo A, agora com seis pontos. As demais quatro equipes da chave somam três pontos, incluindo os cearenses. Com isso, Tigre/Garanhuns (PE), V&M Minas (MG), Horizonte e Moita Bonita (SE) estão iguais em números de pontos, enquanto os joinvilenses têm 100% de aproveitamento.

O Horizonte abre a programação de jogos desta quinta-feira (2/12), às 14h30 (horário de Brasília) a equipe enfrenta a V&M Minas. Mais tarde, às 17h30, a Krona encara o Tigre/Garanhuns.

O jogo

Apesar do maior volume de jogo imposto pela Krona, o Horizonte abriu o marcador aos 10min33, quando Júnior Piu-Piu cobrou uma penalidade máxima no canto esquerdo do goleiro Franklin. A pressão catarinense resultou no empate aos 17min01, vindo dos pés do ala Humberto.

Na sequência, os nordestinos desperdiçaram um tiro livre da marca dos dez metros, cobrado à direita da meta adversária. Faltanto um minuto para o final do primeiro tempo o ala Lulu foi expulso de quadra. Os joinvilenses aproveitaram o homem a mais em quadra e viraram já na etapa complementar, aos 20min53, com Café.

Com o marcador em 2 a 1, os papéis se inverteram. O Horizonte passou a jogar no ataque, enquanto os sulistas tentavam explorar os contragolpes. Uma nova igualdade no marcador ocorreu aos 27min11, quando Fábio avançou e tocou na saída de Franklin, a bola bateu na trave e voltou para Fábio que concluiu para as redes.

A Krona/Joinville/DalPonte voltou ao comando do placar após jogada de Junai, que cruzou para o ala Café, que, livre, desviou para o fundo da meta adversária, aos 32min03. “Foi uma vitória sofrida e assim é a Taça Brasil. Fizemos um bom jogo, contra uma equipe relativamente desconhecida, mas com bons jogadores. O resultado nos dá condição de tentar encaminhar a classificação”, comentou o fixo Junai.

Pelos lados do Horizonte, o técnico Francisco Lima falou da boa atuação de sua equipe. “A equipe veio bem posicionada. Sabíamos que era um jogo importante em termos de classificação. Ainda há uma deficiência de intercâmbio, mas estamos crescendo e buscamos jogar de igual para igual”, destacou.

Delegação de SC embarca para Goiânia nesta quinta-feira (2) para as Olimpíadas Escolares

Abertura oficial do evento será no dia 3 de dezembro às 18h na Goiânia Arena

Parte da delegação de Santa Catarina que disputará às Olimpíadas Escolares Brasileiras de 15 a 17 anos, na cidade de Goiânia (GO). O grupo catarinense será chefiado por Ademar Silva, gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte e terá um total de 185 pessoas, sendo que nesta primeira semana viajam os atletas das modalidades de atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, taekwondo e ginástica rítmica. Os demais integrantes, das modalidades de basquete, handebol, futsal e vôlei embarcam no dia 7 de dezembro. As competições seguem até o dia 12.

As Olimpíadas Escolares Brasileiras terão uma edição recorde em Goiânia com a participação de 4.400 inscritos, sendo 3.820 atletas. Ao todo serão 27 delegações com exceção do Amapá. A abertura oficial do evento será na Goiânia Arena a partir das 18h. As competições iniciam no dia seguinte. Informações sobre programação e resultados podem ser acessadas pelo site www.olimpiadasescolares.com.br .

A Fesporte, através de sua diretoria, disponibilizou o transporte das equipes catarinense até Goiânia e será a responsável pela delegação que participa das competições. Segundo o presidente da entidade, Pedro Lopes: “Todos os esforços foram feitos para que o grupo pudesse viajar com conforto e segurança, por isso, todos viajarão de avião até Goiânia. Também terão acompanhamento de fisoterapeutas e uma equipe para auxiliar com uniformes, lanches, deslocamento e coordenação de todas as atividades”. A hospedagem e alimentação será por conta do Comitê Olímpico Brasileiro, por isso, somente as pessoas devidamente credenciados terão acesso ao hotel e ainda ao transporte local.

O COB promete uma extensa programação durante os dez dias de evento das Olimpíadas Escolares. Conforme já foi anunciado em seu site, grandes nomes do esporte brasileiro, medalhistas olímpicos, pan-americanos e campeões mundiais, participarão do evento entre eles: Maurren Maggi (atletismo), Vanderlei Cordeiro (atletismo), Diogo Silva (taekwondo), Daniele Hypólito (ginástica artística), Ligia Silvia (tênis de mesa), Nicole Muller (ginástica rítmica), Adriana Behar (vôlei de praia), Nalbert Bitencourt (vôlei), Lenisio Teixeira (futsal), Bruno Souza (handebol) e João Derly (judô).

"A presença dos Embaixadores das Olimpíadas Escolares é muito importante para o atleta em formação. O contato com ídolos do esporte brasileiro estimula o jovem a se desenvolver ainda mais e demonstra que o esporte pode ser uma excelente ferramenta de transformação social", explica Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares.

Cláudia Sanz
Fesporte