sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Jéssika espera UnoChapecó diferente para decisão

A UnoChapecó/NTozzo/Female segue se preparando para a decisão da Liga Futsal Feminina 2010. A equipe vem treinando diariamente no ginásio Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó (SC). A praça esportiva abrigará o duelo decisivo entre UnoChapecó e Kindermann/Uniarp/Unimed, neste sábado (20/11), às 20 horas.

Como foi superada no confronto de ida, realizado na segunda-feira (15/11), por 3 a 2, o time chapecoense terá que vencer para forçar a realização do tempo extra, em que quem vencer fica com o título. O empate na prorrogação leva a decisão do campeonato para a cobrança de tiros livres da marca do pênalti.

“Elas tinham o apoio da torcida, vinham focadas no campeonato, pois era a única competição que elas estavam, enquanto nós disputamos o Jogos Universitários Brasileiros. Fomos para vencer, mas não conseguimos imprimir nosso ritmo de jogo. Não atuamos com inteligência”, relatou a ala Jéssika, tentando explicar o revés no confronto de ida.

Aliás, a derrota no jogo em Caçador (SC) tirou não só a invencibilidade da UnoChapecó nesta edição da Liga Futsal Feminina, bem como acabou com o 100% de aproveitamento que a equipe acumulava em nove partidas na competição.

A expectativa agora é retomar o caminho de triunfos e tentar, diante do seu torcedor, reverter a vantagem das rivais, que dependem de um empate no tempo normal para levantar a taça. “No jogo de sábado vamos entrar desde o início com uma pegada diferente. Vamos tentar a vitória no tempo normal e na prorrogação. A pressão pela vitória incomoda um pouco, mas nos motiva muito mais. Estamos treinando com mais força, mais garra para tentar vencer”, relatou Jéssika.

A ala do time de Chapecó, uma das principais articuladoras da equipe, comentou sobre o que significa a partida de sábado e a tentativa de levar o tricampeonato da competição nacional. “A Liga Futsal Feminina é o campeonato mais importante que disputamos. Todos querem fechar o ano bem, apesar das dificuldades que teremos pela frente, diante do bom time do Kindermann”.

Time masculino de Biguaçu é um dos destaques do Moleque Bom de Bola

Alguns atletas já treinam nas categorias de base dos grandes clubes

Os olheiros estão sempre à espreita e à caça de talentos para os grandes clubes de futebol e o Campeonato Catarinense Escolar de Futebol - Moleque Bom de Bola tem servido como uma grande vitrine para quem busca um lugar de destaque. Muitos são assediados à beira do campo e acabam indo para as peneiras das categorias de base dos principais clubes de futebol de Santa Catarina. Um exemplo disso é o time masculino do Colégio Incentivo de Biguaçu, que já tem pelo menos nove atletas jogando na categoria sub-15 de Avaí e Figueirense. O time é dos que disputa a etapa estadual do Moleque Bom de Bola na cidade de Rio Negrinho até o próximo domingo.

Apontada como uma das equipes candidatas ao título da 19ª edição da competição, a equipe de Biguaçu mostra bem como um trabalho dedicado pode acalentar o sonho de jogadores mirins, em busca de sucesso profissional nos campos de futebol. Nesta sexta-feira o eles fizeram a lição de casa e garantiram a classificação para as semifinais da competição neste sábado, 20.

Nos quatro últimos anos, o Colégio Incentivo de Biguaçu vinha esbarrando na fase regional do Moleque, sem conseguir chegar ao estadual. Mas este ano, venceu nada menos que o time campeão do ano passado, o EEB Irineu Bornhausen de Florianópolis, para chegar à etapa final da disputa que começou no último dia 17 de novembro e terá sua decisão no domingo dia 21.

Na temporada 2010, o grupo de Biguaçu já fez 19 partidas, desde as fases municipal e classificatória da competição. E durante esta jornada sofreu apenas uma derrota, justamente para o time do Irineu Bornhausen, mas mesmo assim conseguiu seguir em frente a chegar ao estadual. Também tem um empate na partida realizada nesta sexta-feira, 19, quando enfrentou o grupo da EEB Anunciata Sperandio de Peritiba e ficou no zero a zero.

“Estamos focados para conseguir o título”, disse o técnico Paulo Ricardo de Faria, “mas também queremos que todos eles aproveitem esta oportunidade de curtir a competição para fazer amigos e lembrar, no futuro, como o Moleque Bom de Bola foi importante”, disse ele.

Guilherme Coutinho, um dos atletas do grupo e que já treina no sub-15 do Avaí, foi convidado a participar da peneira do Leão da Ilha depois que um olheiro o viu jogando durante a fase classificatória do Moleque. “Meu sonho é ser jogador de futebol profissional”, explicou o atleta de 14 anos que se despede do Moleque este ano sonhando em encerrar esta fase com o título de campeão.

Cláudia Sanz