segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Campeões do tênis de mesa disputaram entre si vaga para o brasileiro

Equipes campeãs não perderam nenhum confronto

Desde o início dos Jogos Escolares de Santa Catarina - Jesc, as equipes de tênis de mesa de Videira, no masculino e Pinhalzinho, no feminino, eram apontadas como favoritas e confirmaram as previsões ao vencer a etapa estadual que encerra neste sábado em São Bento do Sul.

Os garotos de Videira, Roger dos Santos, primeiro colocado no ranking estadual da categoria infantil, e Matheus Faletti, primeiro no ranking mirim, mais Milton de Mello e Alex Pereira foram pentacampeões invictos e perderam apenas um set no jogo de duplas para São Bento do Sul.

Após o encerramento da competição, os quatro mesatenistas de Videira disputaram entre si um torneio para definir os dois que vão a Fortaleza nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Conquistaram as vagas Matheus e Roger.

O técnico de Videira, Rodrigo Antunes foi o indicado pela Fesporte para dirigir as equipes de tênis de mesa do estado em Fortaleza.

Encerrada a competição masculina a EEB Waldemar Kleinubing, de Vidiera foi campeã, ficando em segundo a Escola Alternativa de São Bento do Sul, em terceiro a EEF Geórgia Ramos da Luz e Brusque, e em quarto a EEB José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho

As meninas de Pinhalzinho, Suélen Gomes e Rosângela Olbermann foram as escolhidas para representar Santa Catarina na Olimpíada Escolar Brasileira no mês de setembro. Juntamente com Patrícia Erthal e Taynara Zortéa também venceram de forma invicta o estadual dos Jesc.

A classificação final do feminino foi: primeiro EMEB José Utzig, de Pinhalzinho, segundo EB São Bento, de São Bento do Sul, terceiro EEF Luiz Steiner, de Brusque e na quarta posição CEM São Sebastião, de Fraiburgo.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação – Fesporte

Rio do Sul mantém liderança no Regional Centro-Oeste e caminha para o título

Competição encerra nesta segunda com decisões nos dois naipes do futsal e vôlei masculino

Com os troféus de bolão 23 masculino e de vôlei feminino, conquistados neste domingo, 01/08, em Rio do Sul, o município sede manteve a liderança na competição e está perto do título do Regional Centro-Oeste dos Jasc. A competição iniciou no último dia 28 de julho e encerra nesta segunda-feira. No final deste domingo, o município sede somava 73 pontos na classificação geral, seguido por Videira com 42 e Lages com 41 pontos.

Numa das modalidades encerradas neste domingo, o vôlei feminino de Rio do Sul nem teve tempo de comemorar o título do regional e já viajou para São José, na Grande Florianópolis, onde disputa a fase seletiva Sul da Liga Nacional. Além das dona da casas as riossulenses enfrentam ainda o Londrina (PR). Na disputa do regional, a equipe riossulense venceu Lages por 3 a 0 e terminou a disputa de forma invicta sem perder nenhum set sequer. A medalha de bronze ficou com Herval do Oeste que derrotou a Joaçaba por 3 sets a 2.

Em outro modalidade encerrada neste domingo, mais uma vez Rio do Sul levou a melhor e venceu o bolão 23 masculino. Na final diante de Água Doce fez 1.420 a 1.393. A terceira colocação ficou com Lages, que derrotou a Agrolândia por 1.403 a 1.370.

Já Caçador conquistou o troféu o título da bocha masculina diante da cidade-sede por 3 a 0. Apesar da derrota as duas equipe se classificaram para o Estadual dos Jasc, quando será comemorado os 50 anos da competição em Brusque, de 8 a 18 de setembro.

A modalidade de vôlei masculino termina nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, mas Fraiburgo conquistou antecipadamente o troféu e a vaga para os Jasc. O segundo classificado dependerá dos resultados da última rodada, entre Tangará x Caçador e Videira x Lages. Fechando o Regional Centro-Oeste ainda nesta segunda acontecem as finais do futsal masculino e feminino. Os jogos serão pela manhã no Ginásio de Esportes do Sesi.

Orlando Pereira

Fesporte

Guaramirim recebe a próxima etapa do Campeonato Rally SC

2ª etapa da nova disputa de rali de regularidade catarinense será no dia 7 de agosto

Após o sucesso da primeira etapa em maio na cidade da maçã Fraiburgo, o Campeonato Rally SC volta as atenções para a sua segunda disputa, a ser realizada no próximo sábado, dia 7 de agosto, em Guaramirim, norte catarinense. São esperadas mais de 60 duplas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.racingsc.com.br ou no www.transcatarina.com.br.

Para a 2ª etapa, a SC Racing preparou um rali técnico com 70 quilômetros de trechos cronometrados e 3h30min de duração. A diversidade no percurso também será destaque: “A etapa vai passar por estradas em bananais, com muita lama e chão bem liso. Além disso, os competidores enfrentarão laços e muitas pegadi­nhas, acompanhadas de médias altas”, adianta Wagner Souza, diretor de prova.

O Campeonato Rally SC conta com quatro categorias: Super Master, Graduados, Junior e Cidade. Nas três primeiras, o trecho é basicamente o mesmo. O que mais as diferencia são as médias de velocidade. Na últi­ma, a Cidade, o roteiro é diferente, com trilhas mais leves, pois a categoria é voltada para iniciantes.

Esta será a primeira vez que Guaramirim abre as portas para um rali de regularidade. O interesse do Poder Executivo local foi tanto que um novo projeto esportivo já está nos planos da prefeitura: “O rali é muito impor­tante pois competidores e outras pessoas de fora daqui ficam conhecendo a cidade e isso movimenta a eco­nomia local e ajuda a expandir o nosso turismo. Também está nos planos criar uma nova área no Parque de Exposições com atrativos para a prática de esportes radicais”, afirma o prefeito Nilson Bylaardt.

Fraiburgo comemorou mais uma vez sediar a largada do Transcatarina

Enquanto o atrativo em Fraiburgo no início do ano é marcado pela colheita da maçã, a cidade agora começa a se acos­tumar em receber a largada do Transcatarina no mês de julho. Pela segunda vez, Fraiburgo foi a primeira etapa do rali e faz movimentar vários setores da cidade. Neste ano, na iniciativa de aproximar ainda mais a população local do clima da competição, a SC Racing em parceria com a Secretaria de Educação promoveu concursos culturais na rede municipal de ensino. Alunos de três séries diferentes fizeram uma frase, um desenho e uma redação sobre o Transcatarina e co­mo prêmio participaram do Prólogo. Outra criança ganhou uma bolsa de estudos da SC Racing até a oitava série.

Pilotos e navegadores mais regulares vencem essa modalidade de rali e no concurso da bolsa cedida pela organização do Transcatarina ganhou o aluno mais aplicado. Johnatan Eduardo Carneiro, 7 anos, é exemplo em cálculos rápidos e agora terá mais um incentivo para continuar a ser estudioso. A bolsa de estudos será mantida se ele não repetir ne­nhum ano letivo. Johnatan também levou o prêmio de melhor desenho e foi de carona em um dos jipes no Prólogo e ficou feliz: “Balançou bastante, mas foi bem legal. Quando crescer quero ser arquiteto e comprar um jipe”.

Não só de cálculos os alunos de Fraiburgo mostram que são inteligentes. No caso de Luana Bussatto, 14 anos, a boa referência na escrita lhe fez render o prêmio de melhor redação sobre o rali. O concurso incentivou a fazerem pesqui­sas, o que ajudou a jovem Luana: “Assisti muitos vídeos na internet para fazer um texto bem elaborado. Coloquei infor­mações do evento e quando crescer também quero ter um jipe pra fazer rali”. No concurso sobre a melhor frase quem se saiu bem foi Johny Miguel Conceição, de 10 anos: “O Transcatarina é um evento que reúne competidores de vários lugares e todos com um só pensamento: desafio e muita adrenalina passando por rios, buracos, lama e qualquer distra­ção pode ser muita diversão”.

Além das premiações dos concursos culturais, na noite da quarta-feira, dia 14, os competidores puderam assistir a uma encenação sobre a Guerra do Contestado. Ainda no apelo social, a SC Racing este ano aumentou o mínimo da quanti­dade de doação de alimentos não perecíveis e no total foram arrecadadas 4,5 toneladas.

O Poder Executivo de Fraiburgo também saiu ganhando em sediar pela segunda vez a largada do Transcatarina. A pre­feitura avalia como positiva: “O evento foi muito importante para a cidade e para o estado. Como em 2009 foi um suces­so, este ano o rali voltou muito mais forte, com mais competidores (144 carros no total). Assim, pessoas de todo o país tem a oportunidade de conhecer Fraiburgo e ver o que temos de melhor para oferecer”, avalia o prefeito Nelmar Pinz. O saldo positivo dessa parceria de dois anos resultou em uma novidade para o ano que vem: “Em 2011 queremos nova­mente fazer a largada do Transcatarina e junto comemorar os 50 anos da cidade”, confirma o vice prefeito Beto Ferreira.

Não somente Fraiburgo comemora sediar uma etapa do Transcatarina. Municípios vizinhos à cidade da maçã também foram beneficiados com o evento, como relata Wilson Macedo, presidente da Rota da Amizade: “As sete cidades da região comemoram aumento em vários setores comerciais devido ao rali. O Transcatarina é um impulsionador de negó­cios, aumenta o movimento no comércio e, além disso, os próprios competidores ficam conhecendo nossos atrativos culturais”.

Outra ótima notícia que a SC Racing, organizadora do Transcatarina, teve na largada em Fraiburgo foi o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, ainda para esta edição. A expectativa é que essa parceria se estenda para 2011, já que o Transcatarina revela ao país várias cidades turísticas de Santa Catarina a cada ano.

O Transcatarina 2010 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar, Trilha SC Troller, Mamute Off Road e Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefei­tura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista 4x4eCia, Licia, Parque Nacional da Serra do Itajaí, Blukit, Posto Brasília/ Ipiranga e Ativa Comunicação.

Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.Acesse www.transcatarina.com.br e siga no Twit­ter: www.twitter.com/transcatarina

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa