segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Brasil encerra ano com goleada

O Brasil voltou a golear o Paraguai no segundo dos dois confrontos entre as seleções, válido pelo Desafio Internacional de Futsal, que fechou a temporada do futsal brasileiro em 2008. Jogando no ginásio Thomeuzão, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo (SP) os brasileiros bateram os paraguaios por 8 a 2.

No primeiro tempo, com a partida aberta e os times chegando com intensidade ao ataque, logo o que chamou a atenção foi uma possível lesão no joelho esquerdo. O ala tentava um drible pela esquerda de ataque, quando pisou em falso e acabou saindo da partida com dores na região, amparado por Aírton Alves e Pedro Masiero, massagista e fisioterapeuta do selecionado brasileiro, respectivamente.

Mas logo o atleta recebeu tratamento e já se sentia melhor no banco brasileiro. Enquanto isso, em quadra, a partida continuava movimentada. O Brasil chegou em duas oportunidades, com chutes de Valdin, depois de um belo drible no adversário, e de Betão, em chute mascado. O Paraguai respondeu em bela chegada em profundidade, que culminou com a finalização de Britos.

Mas o Brasil era melhor e continuava levando mais perigo à meta paraguaia. Em uma delas, Schumacher recebeu na entrada da área, limpou a marcação com categoria e bateu bem, mas a bola acabou acertando o travessão do gol de Ojeda. Mas em seu segundo ataque em seqüência, os brasileiros abriram o marcador. Valdin fez boa jogada pela esquerda e abriu bem para Gabriel, que bateu com força para marcar.

Se mantendo no ataque, o selecionado brasileiro pressionava os paraguaios a se fecharem na defesa. Com velocidade no ataque, o Brasil acabou criando mais uma chance pelo meio, quando Gabriel foi derrubado. Na cobrança da falta, Betão acertou um forte chute rasteiro, que acabou passando pelo meio das pernas do goleiro do Paraguai. O mesmo Betão marcou o terceiro gol brasileiro, em uma virada seguida de chute, em jogada individual.

O Paraguai se perdeu na armação de jogadas, chegando com dificuldade ao ataque e deixando exposta sua defesa. E acabou pagando por isso. Em nova chegada ao ataque, os paraguaios perderam a posse de bola para Neto que, perto de sua área de defesa, olhou o goleiro fora de posição e bateu de longe, acertando o ângulo da meta adversária e levando ao delírio o torcedor no ginásio.

Com autoridade, os brasileiros mandavam na partida. E coube aos jovens fazerem a jogada do quinto gol. Danilo fez excelente lançamento para Diego Henrique, que passou pelo marcador e serviu Thiaguinho para que marcasse o seu gol. Os dois têm um entrosamento que veio do Campeonato Sul-americano Sub-20, que ajudaram o Brasil a conquistar no início de Dezembro, na Colômbia.

No segundo tempo o Brasil ainda continuou melhor. Carlinhos, em tiro de média distância, acertou a trave do goleiro paraguaio. No segundo ataque o Brasil chegou o sexto gol, por meio de Valdin, que recebeu pelo passe de Betão e bateu cruzado para marcar. O time guarani foi ao ataque e acabou descontando, quando Bogado recebeu livre de marcação e chutou rasteito no canto esquerdo de Danilo.

A partida diminuiu seu ritmo na metade da etapa complementar, mas da mesma forma o time brasileiro continuava levando perigo à meta paraguaia. Tanto que chegou ao sétimo gol por meio de Thiaguinho, que recebeu passe de Schumacher pela esquerda de ataque e bateu cruzado. Até o final o Brasil ainda ampliou com Gabriel, enquanto o Paraguai marcou mais uma vez com Zorilla, encerrando o placar.

Para o pivô Betão, o ano que se encerrou foi de grande valia para o futsal brasileiro. "Fiquei muito satisfeito com meu ano e com as conquistas desse ano pela seleção. E encerrar aqui, em casa, diante da minha família, é algo muito especial."

Brasil joga pela segunda vez em Guarulhos em pouco mais de um ano

A Seleção Brasileira de Futsal encerra a temporada 2008 na noite desta segunda-feira (29/12) em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo (SP), enfrentando o Paraguai, no segundo dos dois Desafios Internacionais de Futsal que as duas seleções realizam neste final de ano.

E a torcida de Guarulhos, uma das mais apaixonadas pelo futsal em todo o país, poderá acompanhar o selecionado brasileiro mais uma vez em pouco mais de um ano. Também jogando no ginásio Thomeuzão, na cidade paulista, o Brasil bateu a Venezuela em 8 de outubro de 2007 pelo placar de 11 a 0.

Naquela oportunidade os brasileiros haviam há pouco conquistado a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e se preparavam para a disputa do Grand Prix de Futsal, que foi realizado em Santa Catarina, nas cidades de Lages, Joinville e Jaraguá do Sul, o qual o Brasil também saiu vitorioso.

Neste ano, por acaso, o Brasil também vem de vitórias importantes. No último mês de outubro o Brasil venceu a Copa do Mundo de Futsal Fifa 2008, além de ter vencido mais um Grand Prix de Futsal no primeiro semestre, em Fortaleza (CE), depois de bater a Argentina na final. Brasil e Paraguai se enfrentam na noite desta segunda-feira (29/12), a partir das 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal SporTV para todo o país.