sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alugam-se ídolos

Eduardo Anizelli/Folhapress

Na França, na Copa de 1998, quem presidiu o comitê organizador foi Michel Platini, até então o melhor jogador da história francesa, antes de Zinedine Zidane.

Na Alemanha, na Copa de 2006, quem presidiu o comitê organizador foi Franz Beckenbauer, até hoje o melhor jogador da história alemã.

No Brasil quem preside o comitê da Copa de 2014 é o presidente da CBF.

Talvez porque não tenhamos ninguém da expressão de Platini e Beckenbauer…

Mas Pelé, Romário e, agora, Ronaldo, aceitam ser coadjuvantes, usados em seu prestígio,  sem nenhuma autoridade.

Tanto que a Copa que Ricardo Teixeira prometeu, por escrito, que seria a Copa da iniciativa privada já terá dinheiro público, da prefeitura paulistana,  até no estádio do Corinthians, em Itaquera.

Dá dó.

É por isso que  já há quem diga que Ronaldo, finalmente, se igualou a Pelé e virou Edson.

E só resta tomar chá de cadeira, esperando a queda do Ricardo Teixeira e dessa estrutura inteira, há mais de 20 anos no poder.

A praça Tahrir do torcedor brasileiro fica na rua Victor Civita, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, endereço da sede da CBF.

Comentário para o Jornal da CBN desta sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011.

Por Juca Kfouri

Arbitral é nesta sexta-feira (18), em Florianópolis

Como amanhã tem o congresso dos Estaduais de Futsal na capital, trago de volta abaixo um texto que publiquei na semana passada:

E aí Federação?

Pelas conversas que venho tendo com alguns dirigentes é bom a Federação Catarinense de Futsal abrir o olho. Quase todas as equipes devem cobrar na próxima sexta-feira (18), no arbitral dos Estaduais, uma Divisão Especial mais objetiva e sem buracos no calendário. Alguns times cogitam, vejam só, não participar da competição se a entidade manter a proposta do ano passado, onde alguns clubes ficaram parados 1 mês.

Qual seria a melhor fórmula de disputa na sua opinião? Se não conseguir publicar na caixa de comentários, envie o seu recado para contato@esportealtovale.com.br, com nome e cidade.

Atualizando: Nesta semana soube que os clubes do Alto Vale realizaram algumas reuniões para formalizar em conjunto uma ideia para a competição. Tomará que elas sejam aceitas na Federação. Digo e repito, se não houver um consenso entre FCFS e clubes pode haver uma debandada da Divisão Especial.

TV Adulto: Lontras, Moitas e Santa Cecília conseguem importantes vitórias

Mais três jogos agitaram nesta quinta-feira (17), a categoria Adulto no 36° Torneio de Verão, da Associação Brejeiros da Madrugada.

No primeiro confronto, às 20h, a STAHLFABRIK/Lontras e o Apiúna Futsal/Alcomet Alumínio protagonizaram um grande jogo. O duelo foi marcado por três viradas. O time de Apiúna saiu na frente com Gilson. Em seguida levou a virada com gols de Salsicha e Juninho. Menos de um minuto depois, o jogo voltou a igualdade com um gol de Ilson. Só que aos 6 minutos do segundo tempo, Salsicha marcou e sacramentou a vitória de Lontras por 3 a 2.

Com o resultado, a equipe do Alto Vale está com 4 pontos na tabela de classificação. Já Apiúna, que venceu na primeira rodada, está com três. Ambos os times seguem com grandes chances de passar para a próxima fase, faltando uma rodada para o final desta primeira etapa.

Na sequência, às 21h, entraram em quadra Moitas/Kimyto/Ecotrat e APlanalto/Cesca Center/São Cristovão Sul. O time da terra da cebola passou sufoco e só conseguir vencer, de virada na segunda etapa, por 2 a 1.

A vitória deixou o grupo com 6 pontos e a classificação garantida para a próxima fase. Já o time de São Cristóvão tem três e terá que buscar alguns pontos na última rodada. Os gols do confronto foram de Giba e Ezequiel (M) e Lelê (AP).

No último compromisso da noite, a FME Santa Cecília se recuperou da derrota na estreia e somou os três primeiros pontos ao vencer Joaçaba por 7 a 3. Fábio Copelli (5), Alex e Nenê fizeram os gols de Santa Cecília. Já André (2) e Gustavinho descontaram. Este foi o segundo revés joaçabense e a classificação para a segunda fase depende de uma vitória na última rodada e uma combinação de resultados. Já Santa Cecília, que hoje enfrenta o Moitas, precisa somar pontos se quiser chegar a próxima etapa.
Programação para esta sexta-feira (18):

20h: Stahlfabrik/Lontras x Laurentino
21h: FMD Rio do Sul x Bonfort/JR Car
22h: Moitas x Santa Cecília
 

Político Honesto ?

reguffe.jpg

José Antônio Reguffe, de 38 anos, foi o deputado federal mais bem votado do país em termos proporcionais. Escolhido por 266.465 eleitores, o equivalente a quase 19% dos que foram às umas no Distrito Federal, ele superou fenômenos televisivos, como Tiririca, e integrantes de clãs políticos tradicionais.

No primeiro dia de trabalho, o parlamentar expediu seis ofícios à diretoria-geral da Câmara. Abriu mão do 14° e do 15° salários reduziu o número de assessores no gabinete, cortou gastos com salários de assessores e diminuiu sua verba de atividade parlamentar. Como morador de Brasília, naturalmente também abriu mão do auxílio-moradia e das passagens aéreas.

As medidas resultarão em uma economia de 2,4 milhões de reais nos próximos quatro anos. Se elas fossem seguidas por todos os 513 deputados, a economia chegaria a 1,2 bilhão no mesmo período. Reguffe tomou medidas idênticas quando exerceu o mandato de deputado distrital em Brasília. Além de ter demonstrado que é possível um parlamentar trabalhar sem mordomias em excesso, o deputado brasiliense teve uma votação que prova como isso está em sintonia com o que pensa o eleitor.

QUINZE SALÂRIOS

O primeiro ofício que José Antônio Reguffe enviou à diretoria-geral da Câmara foi para pedir que não fossem depositados em sua conta os dois salários que os depurados recebem anualmente chamados de “ajuda de custo”. Trata-se, na prática, de um 14° e um 15° salários, de 26.723,13 reais cada um. Ao longo dos quatro anos de mandato, a medida levará a uma economia de 213.785,04 reais para a Câmara.

“Esse foi um compromisso com meu eleitor. Não acho que seja correto que um deputado tenha direito a salários extras. Todo trabalhador recebe treze salários por ano. Portanto, nada mais lógico que um representante desse trabalhador também receba apenas treze salários por ano. É o justo.”

COTA PARLAMENTAR

A Câmara criou uma cota para custear todos os gastos dos parlamentares com seu trabalho. Com valores que vão de 20.030 a 34.000 reais mensais, o dinheiro deveria ser usado para pagar despesas com passagens aéreas, selos, telefone, combustível, aluguel de carros e pagamento de consultorias. Como a fiscalização é muito frouxa, são frequentes os indícios de uso irregular.

Reguffe pediu que sua cota fosse reduzida de 23.030 reais para 4.600 reais. Em quatro anos, a economia com a medida será de 884.640 reais.

“Esse valor de 23.030 reais é exorbitante, excessivo. O mandato parlamentar pode ser exercido com qualidade a um custo bem menor para os contribuintes. Pela minha experiência na Câmara Legislativa, acho que 4.600 reais é um valor viável. É suficiente para manter o gabinete funcionando bem.”

VERBA DE GABINETE E ASSESSORES

Os deputados têm direito a 60.000 reais para contratar até 25 assessores para seus gabinetes. Reguffe estabeleceu junto à direção da Câmara que terá no máximo nove assessores e que não gastará mais que 48.000 reais com os vencimentos, uma redução de 20% na verba. Só com os salários, a economia será de 624.000 reais ao longo dos quatro anos. Mas ainda há o enxugamento de benefícios. Apenas com vale-alimentação dos dezesseis funcionários que não serão contratados, a Câmara economizará 514.560 reais até 2014.

“O número de assessores a que um parlamentar Tem direito é excessivo. Nós precisamos de bons Técnicos para exercer um mandato digno. Agora, 25 assessores. Se todo mundo vier trabalham; o gabinete não comporta nem a metade. É um gasto que parece servir como uma espécie de estatização de cabos eleitorais. Eu tenho um gabinete que vai me servir bem, que vai me dar amparo, sem precisar de tanta gente.”