sábado, 19 de dezembro de 2009

Presidente da FME fala sobre denúncias

Em entrevista ao Programa Boa Tarde Cidadão, da Rádio Caçanjurê, na tarde desta sexta-feira, 18, o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Roberto Hugo Ferraz, falou sobre as denúncias feitas pelo vereador Carlos Evandro Luz, de possíveis irregularidades na administração pública.

A primeira questão respondida foi em ralação ao repasse de recursos para associações esportivas. Confira um resumo da entrevista.

“A lei da transformação da Fundação De Esportes diz que a FME pode celebrar convênios com pessoas, físicas, entidades públicas e privadas. Desta forma, as subvenções sociais são repassadas para as Associações para que elas tenham mais autonomia e prestem melhores serviços esportivos ao município”, explica Ferraz.

Outro ponto da denúncia do vereador foi a Associação Esportiva de Caçador (ADC), cujo endereço é na residência do próprio presidente da FME e recebe recursos de R$ 57 mil por mês.

“A ADC foi criada em 2006 e atende 16 modalidades. Eu (Ferraz) fui presidente pela primeira vez. Depois me licenciei para concorrer a vereador com toda transparência que sempre tive nos meus atos. Hoje o presidente é o Nélson Mattos. Não há nada de errado a sede da ADC ter o endereço da minha residência. A maioria das Associações como a de Handebol, Caçador Atlético Clube, Kindermann, tem endereço na casa dos presidentes ou ex-presidentes, pois as mesmas não têm espaço físico”, acrescenta Beto Ferraz.

“Foi criada em 2006, para suplementar falta de representatividade de algumas modalidades, com associações pequenas que não tinham caráter jurídico próprio. Através disso foi contratado os técnicos das modalidades para trabalhar e está tudo documentado. Cerca de 30 pessoas contratadas, entre professores, técnicos, fisioterapeuta, massagista, zelador, entre outros”, completa o atual presidente da ADC, Nélson Mattos.

Ainda de acordo com a denúncia de Carlão, os recursos estariam sendo repassado de forma ilegal.

“Nós da Fundação não vemos nenhuma irregularidade nesse sentido. Dentro do próprio orçamento do município existe um valor destinado as entidades esportivas”, afirma o presidente da FME.

Conselho Curador e Deliberativo não existe.

Somos sabedores disso. É uma situação que vem anos atrás e estamos cuidando destas questões este ano. Prova disso é a criação do Conselho Municipal de Esportes.

Funcionários da FME registrados na ADC

“Foi uma forma encontrada para a gente poder na época ter essas pessoas trabalhando em prol do esporte de Caçador. Forma mais fácil e menos onerosa para o poder público”, comenta Beto Ferraz.

“A partir do momento em que funcionários atestam que trabalham na sede da ADC, que é a casa do presidente, fica evidente que há irregularidade, pois os funcionários são da municipalidade e devem prestar serviço a Fundação de Esportes”, coloca Carlão.

“Foi a maneira mais próxima que a gente achou para solucionar os problemas do esporte de Caçador. Temos exemplos de Fundações de Blumenau, Joinville e Concórdia que funcionam nos mesmos moldes. Dentro da Fundação não existe quadro de pessoal efetivo para atender a demanda das associações. Então foi uma forma que achamos de colocar psicólogos, fisioterapeuta e outros profissionais que os atletas de Caçador são tão merecedores”, afirma o presidente da FME.

“O que nós estamos buscando que estas questões sejam definidas para que os repasses sejam feitos de forma legal, até como forma de não prejudicar o esporte de Caçador. E também evitar que dessa forma haja cabide de emprego”, Carlão.

“Todas as pessoas dentro da FME estão cumprindo suas funções, dando assistência para todas as associações”, finalizou Ferraz.

Torcida divide louros. Fla-Lages é solidária com os humildes

A Embaixada Oficial do Flamengo em Lages, a Fla-Lages, viveu um ano muito especial e agora quer dividi-lo com a iniciativa de proporcionar um Natal melhor para famílias carentes.

Mesmo com vários motivos para comemorar, na Fla- Lages nem tudo se resume a torcer pelo time de coração para os rubro-negros serranos. Liderados pelo presidente Renato Ramos e pelos diretores Isauro Joaci Silva e Antonio Carlos Lenzi, os membros da Fla-Lages protagonizam o seu natal solidário. Doações dos próprios membros e de amigos colaboradores resultaram em mais de duzentas cestas básicas, incrementadas com doces e geleias, que serão distribuídas para famílias carentes de Lages, alegrando um pouco mais o Natal de quem precisa de um abraço solidário.

Em uma época que a violência nos estádios ganha as manchetes, a Fla-Lages espera que o espírito dos verdadeiros desportistas volte a reinar em todos os espaços sociais. Com isso incentiva as demais torcidas de outros clubes a aumentarem o Natal solidário, demonstrando que os adversários no esporte podem e devem estar lado a lado na tarefa de construir um mundo mais justo e fraterno.

Além das conquistas do clube, como o pentacampeonato carioca e o hexacampeonato brasileiro no futebol, e o bicampeonato brasileiro de basquete, os rubro-negros lageanos presenciaram um momento inesquecível em sua própria cidade: viram o Flamengo conquistar o campeonato brasileiro de showbol no Jones Minosso, e todo o país pôde assistir pela televisão a festa da Fla-Lages. Durante o ano, a Fla-Lages realizou viagens para acompanhar de perto o Flamengo, e também participou dos encontros das embaixadas do Estado.

Mais de 10 atrações para agradar milhares no Tanque Street

A sexta edição do Tanque Street promete um grande público, pois a programação está cheia de atrações que vão desde exibições de lutas marciais até shows de hip hop. O evento será hoje (19) no Parque Jonas Ramos ( Tanque), a partir das 13 horas.

Skate, bicicross, muaythai, xadrez, capoeira, show de hip hop, futebol de salão e basquete, além da escolha da Garota Tanque Street e apresentação do grupo de street dance, da Fundação Cultural de Lages, assim como o concurso de lenhador e serrador serão as opções para quem for ao Tanque neste sábado à tarde. Segundo o coordenador geral, Homero Borges de Camargo, a expectativa é que 2000 pessoas passem pelo evento. “Optamos por uma grande variedade de atrações para atingir um público de diferentes perfis, já que o objetivo é melhorar a qualidade de vida da comunidade oferecendo a prática de esporte e cultura”, explica. “O Tanque Street se tornou ao longo dessas edições uma festa com essas características”, completa.

Ainda segundo ele, o evento é aberto para todas as pessoas, mas algumas disputas são destinadas a determinada faixa etária. De qualquer forma o visitante vai encontrar atividades (algumas acontecerão simultaneamente) que casem com seus anseios. “Podem levar a família”, convida Homero, mas avisando que “se chover o evento será transferido”.

Um palco de 16 metros quadrados está montado no local. Nele as pessoas vão poder soltar a voz e ao mesmo tempo ouvir as letras de protesto de diferentes grupos de hip hop, o som oficial do evento.

Homero explica que as competições de lenhador e serrador estão na programação pelo segundo ano consecutivo e quem não as conhecia aprovou. “Tem gente que nunca tinha visto serrar uma tora. A competição é bem interessante”, justifica, destacando que para essa prova espera muitos desafiantes. “A programação diversificada dá espaço para diferentes talentos, seja com a bola, no tabuleiro (o xadrez ocorre na Biblioteca Pública), ou no palco o importante é que o serrano encontre no evento algo que o divirta e distraia. Essa é a ideia”.

Aos nossos dirigentes da região vale a pena seguir o exemplo!
Fonte:Correio Lageano.

Krona vence Florianópolis em jogo polêmico e fica com o título do Catarinense de Futsal 2009

Partida começou com atraso e foi interrompida por mais de meia hora devido à falta de policiamento

A Krona é a grande campeã do Campeonato Catarinense de Futsal 2009. O time do Norte do Estado derrotou o Florianópolis por 3 a 1 na noite desta sexta-feira, dia 18, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, em uma partida muito polêmica, com mais de duas horas e meia de duração. Os gols da Krona foram anotados por Junai e Murilo no primeiro tempo, com Thales fechando o placar na segunda etapa em um golaço por cobertura. Marino descontou para o Florianópolis ainda no primeiro tempo.

Pouco mais de 3 mil torcedores compareceram ao Centrevento Cau Hansen para assistir à decisão, que começou com cerca de 15 minutos de atraso porque não haviam policiais no ginásio para garantir a segurança. Consultados pelo árbitro, as comissões técnicas de ambas as equipes concordaram em iniciar a partida mesmo assim, o que posteriormente mostrou ser um grande erro.

O jogo

Diferentemente das duas partidas anteriores da decisão, a Krona começou o jogo indo para cima, ao invés de postar-se na defesa para explorar o contra-golpe. E logo abriu o placar: Lukaian fez boa jogada e rolou na medida na esquerda para Junai completar com o lado interno do pé direito e bater o goleiro Djoni. Quinzinho apareceu bem para salvar o time da casa em seguida, defendendo chute forte de Antônio.

A Krona passou a recuar a marcação, e Florianópolis conseguiu empatar perto do fim da primeira etapa: bela troca de passes na quadra de ataque, e Marino apareceu no meio para bater de direita e deslocar o goleiro Quinzinho. Logo em seguida, porém, Antônio fez falta por trás, recebeu o segundo amarelo e foi expulso pelo juiz. Na sequência, um lance inacreditável: sequência de chutes da Krona; a bola bateu na trave duas vezes, foi salva em cima da linha por Marcio e finalmente o goleiro Djoni apareceu para afastar o perigo.

Confusão

O time visitante, porém, não resistiu à pressão e cedeu o segundo gol: Murilo tirou Alvinho do lance e bateu cruzado, de canhota, para vencer Djoni. Restando um minuto e meio para o intervalo, começou a confusão que manchou o brilho da decisão. Florianópolis excedeu o limite de faltas, concedendo à Krona um tiro livre direto. O banco dos visitantes reclamou muito, e o técnico Valci Moreira e seu auxiliar Jorjão foram expulsos pelo árbitro.

Ambos, porém, recusaram-se a sair da quadra. Como não havia segurança no ginásio, os representantes da Federação Catarinense de Futsal decidiram aguardar a chegada da Polícia Militar antes de reiniciar a partida. No meio da espera, muita troca de acusações entre as comissões técnicas e os membros da Federação, e o treinador da Krona, Paulo Cardoso também acabou expulso. O jogo só recomeçou depois de 35 minutos de espera, com a chegada de alguns oficiais da PM. No reinício, Thales desperdiçou a cobrança do tiro livre, e o primeiro tempo terminou com placar de 2 a 1.

Segunda etapa

O jogo recomeçou com o Florianópolis tentando pressionar, mas sentindo muito os desfalques (Hiltinho e Wellington estavam suspensos, além da expulsão de Antônio no primeiro tempo) e demonstrando cansaço. Aos poucos, a Krona foi tomando o controle da partida tocando bem a bola e aproveitando bem o apoio da torcida que fazia a festa nas arquibancadas.

Lukaian, apesar de boa atuação, perdeu ótima chance de marcar o terceiro ao furar o chute cara-a-cara com Djoni. O confronto seguiu truncado até a metade da segunda etapa, quando Thales marcou um golaço que matou o jogo: ele recebeu na direita, viu Djoni adiantado e bateu bonito na bola, de direita, para encobrir o arqueiro dos visitantes. O Florianópolis se abateu, e Murilo quase marcou o quarto ao chutar no travessão.

Torcida faz a festa

O time da Capital ainda tentou reagir, mas Quinzinho apareceu bem para fazer defesas seguras em chutes de Renatinho e Djoni. A torcida foi ao delírio quando Lukaian matou no peito e emendou uma bela bicicleta, mas a bola saiu por cima. Os fãs gritavam olé enquanto a Krona tocava a bola à espera do apito final, e puderam soltar o grito de campeão catarinense de futsal no encerramento do embate.

CAC precisa vencer para avançar na Copa Thermas

O Caçador Atlético Clube perdeu nesta sexta-feira, 18, para o Canarinho, de Concórdia, por 3 a 2. Com o resultado, os meninos do CAC precisam venceu a equipe União Paranaense neste sábado para seguir na Copa Thermas de Itá. Em caso de empate o CAC ainda pode sair classificado, dependendo de outro resultado. O adversário é o último colocado do grupo.

O jogo começou mal para o CAC. Em duas falhas de marcação a equipe saiu perdendo para o time de Concórdia. Em seguida a equipe do técnico Délcio equilibrou o jogo e chegou ao empate com Matheus Maculan e Edevandro.

No final, faltando um minuto, o Canarinho marcou o terceiro gol e saiu vitorioso.

Classificação do grupo

Canarinho – 4 ptos
Tuiuti – 3 ptos
CAC – 3 ptos
União – 1 pto