sábado, 9 de outubro de 2010

Malwee e ACBF reeditam a final do ano passado

Classificada, a Malwee/Cimed irá enfrentar o Carlos Barbosa, do Rio Grande do Sul, na semifinal da décima quinta edição da Liga Futsal. Lembrando que a decisão do ano passado foi disputada entre as duas equipes e, nessa, o time gaúcho levou a melhor e foi o campeão. Por ter feito uma campanha melhor que a do adversário, o representante catarinense disputará a segunda partida em casa. Esta fase da competição será realizada somente após o Grand Prix de Futsal, que encerrará no dia 24 de outubro, domingo, em Anápolis (GO).

Falando no GP deste ano, quem também esteve presente na vitória da Malwee na Arena Jaraguá foi o técnico da seleção brasileira, Marcos Sorato, que aproveitou para falar sobre a expectativa do início da competição internacional. “É um Mundial disputado em oito dias, com as seleções mais competentes que existem. Contamos com os melhores atletas do mundo, o que torna a missão de convocar o elenco difícil, pois o treinador acaba sendo injusto, deixando no mínimo dois atletas de cada posição de fora da lista”, analisou Sorato, confiante na conquista do hexacampeonato do Brasil. 

Na outra semifinal da Liga, o São Caetano/Corinthians/Unip, do técnico PC Oliveira, aguarda o vencedor do confronto entre Copagril/Faville/DalPonte (PR) e Intelli/Orlândia (SP). O jogo, o de volta, está confirmado para esta segunda-feira (11), 18h45, e novamente terá a transmissão ao vivo do canal SPORTV. Para se classificar, o time paulista precisa apenas do empate no tempo normal, já que venceu o primeiro duelo, em Orlândia, por 2 a 0.

Itá recebe etapa Regional Centro-Oeste do Moleque Bom de Bola até dia 12

Abertura oficial aconteceu na tarde desta sexta-feira na Praça Aldo Stumff


Iniciou nesta sexta-feira na cidade de Ita e prossegue até o próximo dia 12 a etapa Regional Centro-Oeste do Campeonato Catarinense Moleque Bom de Bola. O evento tem a participação de 19 equipes, reunindo aproximadamente 450 alunos/atletas. A abertura foi realizada no início da tarde na Praça Aldo Stumff, no Centro e marcada pela presença de bom público e autoridades regionais que prestigiaram a entrada das delegações, seguida por pronunciamentos e apresentações culturais.

O Moleque Bom de Bola é um promovido pelo Governo do Estado, através da Fesporte e tem ainda as parcerias da Parati e RBS. As equipes participantes disputam vaga para a Etapa Estadual que acontece de 17 a 21 de novembro em Rio Negrinho.

Durante a cerimônia de abertura, a secretária da SDR de Seara, Gládis dos Santos destacou as ações que envolvem os estudantes, enfatizando que o esporte de nossa região vem recebendo nos últimos anos atenção especial por parte do Governo do Estado, destacando-se tanto em resultados como na realização de eventos.
O gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte, Ademar Silva, elogiou a organização do município, pela forma como vem conduzindo os trabalhos bem como destacou o trabalho que vem sendo realizado pela SDR na área do esporte, lembrando que iniciativas como a do Moleque Bom de Bola vem contribuindo para descobrir novos talentos esportivos.

Representando a Parati, o Luiz Carlos Fraga, destacou a importância do evento que contribui para a formação do cidadão bem como para instigar a socialização e intercâmbio entre as escolas.

O prefeito municipal Egidio Gritti, avaliou a realização do evento na cidade de forma exemplar primeiramente pelo envolvimento entre a equipe da Fesporte e a CCO do município além de sre uma oportunidade para explorar os pontos turísticos da cidade. Outro diferencial e atrativo que será oferecido em Itá é a realização de um curso de capacitação em dança promovido pela Fesporte, destaca o Integrador Paulo Roberto Dalla Valle. Nos dias 11 e 12 de acontecerá em Ita a etapa Centro-Oeste do Festival de Dança Mário de Andrade.


Paulo Dalla Valle

Malwee/Cimed está na semifinal da Liga 2010



A equipe da Malwee/Cimed está garantida na semifinal da Liga Futsal 2010 – principal competição do salonismo nacional. Jogando em casa, na Arena Jaraguá, os comandados do técnico Fern ando Ferretti golearam a Krona/Joinville/DalPonte na noite desta sexta-feira, 8 de outubro, por 4 a 1.

Depois de empatarem (2 a 2) em Joinville no primeiro duelo da fase de quartas-de-final, os rivais catarinenses foram para o tudo ou nada em Jaraguá do Sul. Empurrada por sua fanática torcida, que compareceu em ótimo número, a Malwee, mais ofensiva, foi melhor na primeira etapa, quando abriu 2 a 0 com gols do fixo Chico (1min24) e do ala/pivô Valdin (8min47).

No segundo período, em vantagem no placar, a equipe da casa jogou na base do contra-ataque, tentando liquidar a partida. Aproveitando-se do desespero do adversário, a Malwee construiu a goleada naturalmente nesta noite. Além de Bruno Souza, o ala Falcão também deixou sua marca no duelo e definiu o triunfo pelo placar de 4 a 1. No fim, o goleiro Tiago defendeu um pênalti cobrado pelo ala Café, mas não evitou o gol da Krona logo em seguida - Café em cobrança de tiro livre direto.

Para o ala Guina, da Krona/Joinville/DalPonte, os primeiros minutos da partida foram determinantes para o resultado final. “Já sabíamos das dificuldades de atuar aqui, inclusive da pressão. Acredito que os dois gols que sofremos logo no início acabaram abalando um pouco o lado emocional da nossa equipe. Infelizmente não classificamos”, declarou o atleta.

Do outro lado, o fixo Leco comemorou a vaga na fase seguinte. “Malwee e Krona é um clássico de espírito e vontade, muito mais que qualquer outro aspecto. Preparamos-nos bem durante a semana, inclusive este lado da vontade, deu certo, o que nos dá moral para a sequência do campeonato”, disse.

Fesporte mantém calendário de eventos apesar do contigenciamento de verbas

Algumas competições corriam risco de não acontecer devido a orçamento enxuto

Desde que assumiu a presidência da Fundação Catarinense de Esporte, em abril de 2010, Pedro José de Oliveira Lopes não tem medido esforços para cumprir o calendário das competições que hoje são organizadas pelo Governo do Estado através da Fesporte. Ao longo do ano, a entidade realiza cerca de 340 eventos que atingem mais de 500 mil atletas, desde as fases classificatórias até as etapas estaduais de competições como os Jogos Abertos, Joguinhos e Olesc, além de Jesc, Moleque Bom de Bola, Prêmios Recriar, Jogos da Terceira Idade e Parajasc, entre outros.

Os cortes no orçamento de 2010 comprometiam a realização de várias atividades do calendário, mas inúmeros esforços foram feitos para que os compromissos fosse mantido. Remanejamento de datas e um novo planejamento de custos possibilitaram uma economia de 30%. O presidente Pedro Lopes também contou com o entendimento e com as negociações junto ao secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Estado, Valdir Walendowsky, que foi sensível as mudanças empreendidas e liberou recursos do Fundesporte para que as atividades fossem realizadas.

Com isso, a Fesporte concluiu com êxito eventos importantes como os Joguinhos Abertos, realizados em Criciúma no mês de agosto; o Cinqüentenário dos Jogos Abertos, na cidade de Brusque; além dos Jogos Escolares que são classificatórias às Olimpíadas Escolares Brasileiras nas faixa de 12 a 14 anos e ainda de 15 a 17 anos. Jogos da Terceira Idade, Parajasc, Parajesc, e a participação dos catarinenses em eventos como as Paraolimpíada Escolares foram confirmados e realizados.

Nas próximas semanas a Fesporte dará prosseguimento ao calendário com a realização das etapas do Regional do Moleque Bom de Bola, evento que atinge o maior número de municípios do Estado com cerca de 90% de participação. Também a fase Regional do Festival de Dança, e o Regional do Jogos Escolares na faixa etária de 15 a 17 anos, o Estadual, e ainda a Olimpíada Estudantil Catarinense, em Tubarão, de 15 a 23 de outubro. Santa Catarina também tem garantida a sua participação na etapa nacional das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos, que acontecerão em Goiânia de 13 a 20 de dezembro, e , encerrando o ano, a Travessia da Lagoa.

Pedro Lopes diz que seu compromisso, no comando da Fesporte, era o de dar continuidade ao que já vinha sendo feito, e ainda, de deixar ao sucessor um planejamento para o esporte de Santa Catarina. “Nos últimos meses fizemos inúmeras reuniões de trabalho com dirigentes, esportistas, federações, atletas, e representantes de outros segmentos envolvidos com esporte para ouvir sugestões e buscar um projeto único. Nossa idéia é deixar uma proposta para que Santa Catarina tenha uma política pública para o esporte arrojada e que contemple ações que visam dar visibilidade aos atletas catarinenses num futuro próximo, quando o Brasil será sede de uma da Copa de Mundo e das Olimpíadas de 2016”, finalizou o presidente da Fesporte.

Cláudia Sanz