sábado, 24 de outubro de 2009

Lages vence a primeira no futsal do Jasc em Caçador

Trinta e quatro municípios catarinenses disputam desde ontem, em Caçador, a fase regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A delegação lageana conta com mais de 100 atletas.  
                Os jogos encerram-se na quarta-feira (28). Lages participa com bolão 23, futebol, handebol, futsal e vôlei no feminino e no masculino, ainda com basquete masculino e bocha feminina. 
                Um dos primeiros confrontos de ontem foi entre os treinadores lageanos no futsal feminino, Paulo Amaral (Paulinho) e Adenor Pereira de Souza. Adenor defendendo Lages e Paulinho Painel.  Eles são velhos conhecidos da região e promovem clássicos que levam muita gente ao campo e quadra. Neste ano já foram quatro encontros pelos Jogos Comunitários de Lages (Jocol) e no salão foram campeãs as meninas do Paulinho e no suíço as do Adenor. No regional, foi o primeiro encontro e quem levou foi Adenor. Foram 3 a 1 diante do Painel de Paulinho. Em Caçador participam sete equipes  de futsal e Paulinho marca a quinta participação em regionais do Jasc, (comandou Correia Pinto, Ponte Alta do Norte e Ponte Alta e Otacílio Costa). O melhor resultado foi um quarto lugar em 2007 com Correia Pinto. "Conto na minha equipe com meninas de Lages, Caçador, Campos Novos, Otacílio Costa, São José do Cerrito e Painel", afirmou.

Futsal! Procurador não aceita convênio com Fesporte

Begair Godóy / Lages

 O procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol de Salão da Confederação Brasileira, Victor Hugo de Freitas Leite, entrou na sexta-feira com medida judicial junto ao Superior contra a Federação Catarinense rejeitando a proposição do uso de um tribunal estadual (Fesporte).
              Embora não confirme, a medida pode parar toda as competições de futsal e há a possibilidade de que o presidente seja suspenso preventivamente. “A Procuradoria tem total autonomia para tomar as providências que achar adequadas à situação. Não concordei com o convênio com o tribunal estadual mesmo que se utilize o Código Brasileiro da Justiça Desportiva (CBJD)”, explica ressaltando que preferiu não esperar o  presidente da Federação Catarinense, João Carlos de Sousa, fazer os ajustes pertinentes à regulamentação do Tribunal de Justiça Desportiva que atenderia à determinação do presidente do Superior Carlos Tolstoi.  “Este tribunal é algo inédito no Brasil. Não tenho notícia que isso aconteça nos outros Estados. Não há Lei que autorize o Estado a legislar e criar um tribunal dessa natureza, nem na Lei Pelé e nem na Constituição. Não vejo isso como algo normal, só tem em Santa Catarina, nunca vi nada parecido nem no Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro...”, argumenta o procurador.
              No entanto, ele ressalta que fez o pedido ao Superior e isso não significa que será acolhido. Se for atendido, o presidente da federação será suspenso preventivamente e não poderá exercer suas funções num período não superior ao de 30 dias. “Não pode parecer pena. Ele precisa ser julgado primeiro”, esclarece. Nessa situação, o vice assume e na condição de presidente terá que recomeçar todos os trâmites legais para que o Tribunal de Justiça Desportiva seja regularizado.
              Ele explicou ainda que na segunda-feira a medida vai se tornar pública e seu teor poderá ser revelado. Victor lembra que Santa Catarina é um dos Estados que mais investe no futsal e é referência nacional. Por conta disso, o presidente no mínimo necessitaria de um tribunal que funcione regularmente respeitando as leis e os clubes afiliados. Nesse meio tempo continua valendo a suspensão dos jogos da primeira divisão.

Resultados do primeiro dia de Regional dos Jasc-Caçador

Pela Chave "B" na partida entre Atalanta e Fraiburgo, em uma partida muito equilibrada Atalanta saiu vencedora pelo placar de 4 a 2, na outra partida entre Lages e Painel, O vencedor foi Lages pelo placar de 3 a 1. E na Chave "A", Curitibanos e São José do Cerrito, repetiram o placar de 3 a 1 favoravel a Curitibanos

Neste sábado, os jogos do futsal feminino acontecem no Ginásio de Esportes do Sesi.


Abertura dos Jasc tem muitas surpresas e pouco público

Um público abaixo da média esperada pela organização prestigiou a abertura da etapa Centro-Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina, ocorrida em Caçador, na noite desta sexta-feira, 23.

Delegações de 34 cidades participaram da abertura. Mais de 1200 atletas estarão competindo em 15 modalidades.

O evento, que aconteceu no Ginásio do Sesi, foi marcado por diversos efeitos especiais. A atleta Luciléia, da equipe da Kindermann/UnC/Caçador, carregou a tocha e fez o acendimento da chama olímpica, após dar um show de embaixadas no meio da quadra.

Para o prefeito Saulo Sperotto, trata-se de um evento que vem destacar ainda mais a importância do esporte para os caçadorenses. “O esporte se reflete em qualidade de vida”, disse.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Gilberto Amaro Comazzetto, que também integra a equipe de handebol de Caçador, salientou da importância de se ter os Jasc no município. “Temos orgulho em receber tantas pessoas de outras cidades e destacar que o mais importante de tudo, é que o esporte também nos traz integração”, afirmou.