Dentro de alguns dias estará no ar, a mais nova alternativa de rádio em Tangará-SC. Trata-se da 104.9 Tangaraense FM Comunitária que estará no ar em caráter experimental até o final da primeira semana do próximo mês, e definitivamente a partir da segunda quinzena de fevereiro. 104.9 Tangaraense FM Comunitária é fruto de mais de 11 anos de organização e luta dos trabalhadores e trabalhadoras.
A principal novidade é que a 104.9, estará disponível na internet, o site está sendo construído pelo web-designer João Leandro Pereira da Silveira, veja proposta ao lado. Para garantir uma excelente qualidade a coordenação da 104.9 Tangaraense FM Comunitária tem realizado visitas técnicas em Rádio Comunitárias da Região, até a presente data duas foram visitadas a Maria Rosa em Curitibanos e a FM Campos Novos Comunitária.
Rádio Comunitária Tangaraense conquista outorga de funcionamento
Depois de 11 anos aguardando a licença de funcionamento junto ao Ministério da Comunicações, a Rádio Comunitária Tangaraense, da cidade de Tangará (meio-oeste de Santa Catarina), comemora a conquista da outorga concedida pela Secretaria de Serviços de Comunicações Eletrônicas.
O presidente da entidade mantenedora da rádio, Roberto Bohnenberger (foto), foi pessoalmente a Brasília buscar o documento. Participante do 1º Seminário Rede Abraço de Rádio Comunitária, encontro nacional que visa a formação das RadCom, ele lembra das dificuldades que passou até receber a autorização. "Fomos fechados pela Anatel, com uso da força da Polícia Federal, por quatro vezes.
“Eles vieram com camburões, entraram armado nos estúdio e levaram transmissor, mesa de som, todos os CDs e até os vinis doados pela população, Além da perda dos equipamentos, a rádio também recebeu multas que hoje somam mais de R$ 5 mil reais”. Lembra.
Fora do ar desde 2005, Roberto agora só pensa em voltar a colocar a rádio no ar. "Estamos fazendo um encontro de talentos da cidade para arrecadar fundos e comprar novos equipamentos", explica. A idéia é que até o mês que vem a emissora comunitária volte a funcionar.
Por: Juliana Bassetti, jornalista do Pontão Ganesha