sábado, 11 de dezembro de 2010

Semifinais das Olimpíadas Escolares acontecem neste sábado em Goiânia

Santa Catarina tenta vaga em seis finais programadas para o domingo


Neste sábado, dia 11 estão programadas as partidas semifinais das modalidades coletivas das Olimpíadas Escolares Brasileiras que estão sendo disputadas na cidade de Goiânia desde o dia 3 de dezembro. A competição que reuniu mais de 3.820 atletas de 26 estados mais o DF se encerra no próximo domingo dia 12, depois de dez dias de competições.

Basquete, futsal e vôlei feminino além do futsal masculino de Santa Catarina estão classificados para as semifinais das modalidades coletivas que acontecem neste sábado. Também estão garantidos nas semifinais as equipes de handebol feminino e vôlei masculino que disputam a Primeira Divisão da competição. Independente dos resultados das semifinais, ambas as equipes já garantiram acesso a Divisão Especial dos Jogos em 2011.

A primeira equipe catarinense a disputar uma vaga na final, neste sábado, será o time de vôlei feminino da EEB Francisco Mazzola de Nova Trento que enfrenta o time do Mato Grosso às 8h30min no Ginásio do SESC Universitário. O vôlei masculino da EEB Anísio Freitas de Santo Amaro joga contra o Acre.

No futsal, a equipe feminina do EEB Paulo Schieffler de Caçador, enfrenta na semifinal  o time do Pará, às 10h no Goiás Esporte Clube. Mesmo local do futsal masculino do Colégio Evangélico, de Jaraguá que fará sua semifinal à tarde a partir das 14h30.

Ainda o basquete feminino do Top Cursos de Chapecó joga às 10h contra o time do Rio de Janeiro no Ginásio Rio Vermelho. Por último o handebol feminino do Colégio Energia de Criciúma também joga na manhã deste sábado às 8h30min contra o Mato Grosso no Ginásio do Colégio Dom Bosco.

O basquete masculino de Concórdia do CNEC Júlio Neves não se classificou para às semifinais. O mesmo aconteceu com o handebol masculino de Itajaí do Colégio Aplicação que fechou as disputas classificatórias com três derrotas.

Cláudia Sanz 

Brasil reencontra Portugal na decisão do Mundial Feminino

Chegou a hora da decisão. Depois de quatro jogos, o Brasil está a um jogo do título do I Torneio Mundial de Futsal Feminino. Neste sábado (11/12), a Seleção Brasileira disputa a final da competição contra Portugal, num jogo que promete muitas dificuldades para a equipe verde e amarela.

A partida será realizada no ginásio Poliesportivo José Caballero, na cidade espanhola de Alcobendas, às 16h30 (horário local – 13h30 no horário de Brasília). O confronto será transmitido ao vivo pela emissora Decinco Televisión, especializada em transmissões pela internet. Para acompanhar o jogo, basta acessar o site www.decincotv.es.

Portugal foi a única equipe até agora na competição que conseguiu ficar à frente do placar contra o Brasil. Isso aconteceu na segunda rodada da primeira fase, quando os dois times enfrentaram-se pelo grupo A, e as lusitanas venciam o jogo por 2 a 1. A 12 segundos do fim, o time brasileiro conseguiu um pênalti que empatou o confronto.

Por isso, o respeito pelo adversário da decisão é grande. “Elas têm muita qualidade e já mostraram isso contra nosso time e na própria semifinal contra a Espanha”, declarou Vanessa, autora do gol de empate na primeira partida contra Portugal. 

Porém, a ala, que atua na UnoChapecó/NTozzo/Female (SC), disse também que a equipe está pronto e preparada para o último ato do Mundial Feminino. “Estamos concentradas nesse jogo e queremos vencer. Não que temos aquela pressão de ser campeãs, mas sim que temos um desejo muito grande de conquistar esse título”, assegurou.

Sobre o jogo, Vanessa prega cautela e cuidados redobrados com o time português e, pede motivação extra da equipe “Agora é a hora que não tem bola nem dividida perdida. É a hora de dar o máximo de cada uma e fazer tudo para que a equipe consiga esse título. Se tiver que jogar um minuto e sair, que seja, mas é a hora de mostrar força de vontade e superação”, explicou.

Campanhas

Brasil e Portugal tem campanhas idênticas no Mundial Feminino. Cada equipe jogou quatro vezes e têm um saldo de três vitórias e um empate. A única partida em que ambas não saíram com a vitória foi quando se encontraram na primeira fase, em duelo que terminou 2 a 2. Nas semifinais, as brasileiras enfrentaram a Rússia e venceram por 4 a 0. Já as portuguesas encararam a dona da casa Espanha e ganharam por 4 a 3, garantindo presença na decisão. 

Nos números, porém, o Brasil leva vantagem sobre Portugal. O time verde e amarelo tem o melhor ataque da competição (34 gols) e a defesa menos vazada (dois gols sofridos). Já as lusitanas anotaram 11 tentos e sofreram seis.