quarta-feira, 24 de março de 2010

Brasil desafia os anfitriões por vaga na decisão

Brasil e Colômbia se enfrentam nesta quarta-feira (24/3) pela semifinal do torneio de futsal dos IX Jogos Sul-Americanos - Medellín 2010. A partida ocorre às 14 horas (16 horas pelo horário de Brasília), no Coliseu Túlio Ospina, em Bello (região metropolitana de Medellín). O confronto será transmitido ao vivo pela Rede Record.

No Brasil, que terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento e sem sofrer gols em três jogos, o técnico Marcos Sorato segue sem saber se vai contar com os alas Falcão e Valdin. Ambos estão em tratamento fisioterápico, por conta de dores musculares. Já os colombianos, que ficaram em segundo lugar no grupo A, ao serem derrotados por 4 a 3 para a Argentina, esperam contar com a torcida como estímulo a mais.

O goleiro Franklin, de 38 anos, sabe que a partir de agora os Jogos Sul-Americanos devem ganhar um novo contorno para o futsal do Brasil. “As duas equipes vão procurar o ataque, ambas querem vencer. Nós sabemos do nosso potencial, da nossa qualidade e vamos tentar nos impor, mesmo jogando dentro do País deles. Estamos com um ritmo muito bom. Sabemos que é um outro jogo, começa um novo campeonato e teremos que entrar mais atentos”, comentou.

Franklin confirma a expectativa de maior dificuldade em relação à primeira fase, em que não teve sua meta vazada. “Será um jogo mais dificíl do que tivemos na primeira fase. Vamos enfrentar a equipe da casa, que conta com jogadores habilidosos, e por isso teremos que ter atenção redobrada. Nossa defesa vem muito bem, sempre com boas coberturas, com um ajudando o outro. Na semifinal teremos mais trabalho, pois a Colômbia utiliza muito bem as alas”, avaliou.

Recorde


Caso o Brasil conquiste a medalha de ouro, Franklin será o único atleta do futsal a conquistar três medalhas douradas. Ele também fez parte do elenco nas disputas de 2002, no Rio de Janeiro, e de 2006, em Buenos Aires (o futsal na edição de 2006 teve os jogos realizados em Mar del Plata).

O experiente goleiro, campeão da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, em 2008, está ansioso por mais um título. “Para mim é um privilégio imenso estar servindo a Seleção Brasileira. Trabalho bastante e tenho consciência do que posso oferecer. É uma honra imensa defender o esporte que você ama, pelo País que você ama. Quero sair daqui com a medalha de ouro, mais uma para o quarto dos meus filhos”.

Conferência Estadual do Esporte prepara discussão para fórum nacional

Viabilizar a discussão em diversos setores do esporte e abrir espaço para a formulação de diretrizes e a criação de uma política pública para o esporte nos próximos anos, esses são os objetivos da 3ª Conferência Estadual do Esporte que acontece nos dias 29 e 30 de abril na Univille em Joinville. Posteriormente, delegados representarão seus respectivos estados na Conferência Nacional do Esporte que será de 3 a 6 de junho em Brasília.

Na semana passada, esteve em Florianópolis a coordenadora da Conferência Nacional do Esporte, Cássia Damiani, que veio passar orientações e distribuir alguns kits sobre o material da conferência além de pedir apoio do Governo do Estado e em especial do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, para que se empenhe em ampliar o debate em Santa Catarina, e possibilite uma grande participação.

“É de suma importância que os catarinenses se apresentem às discussões, pois é delas que conseguiremos enumerar diretrizes e tendências para uma política pública esportiva visando os ciclos dos próximos anos que culminam com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Nosso estado sempre esteve inserido no contexto esportivo nacional e internacional e não podemos ficar de fora”, explica o secretário Knaesel.

Segundo Cássia Damiani, que vem percorrendo os estados para estimular a realização das conferências estaduais, o objetivo é mobilizar cerca de 100 mil pessoas vinculadas ao esporte em todo o país. Em Santa Catarina ela acredita que esta mobilização chegue a pelo menos 4 mil pessoas.

Cássia diz ainda que o principal objetivo da Conferência Nacional é discutir um plano de políticas públicas para que o país se torne uma potencia esportiva mundial, principalmente sendo sede de eventos tão importantes como a Copa do Mundo e a Olimpíada. “Temos que pensar em tudo, na parte científica, na parte política, na infra-estrutura e em como criar uma cultura esportiva de gestão democrática que não fique apenas na responsabilidade dos governos, mas que seja um pacto federativo e inclua todos os segmentos da sociedade”, finaliza.

Durante todo o mês de abril cerca de 19 municípios catarinenses, entre eles Florianópolis, Blumenau, Joinville, Rio do Sul, Chapecó, Joaçaba, São Joaquim, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Maravilha, Seara, Lages, Concórdia, e Araranguá, entre outros, estarão realizando os encontros regionais visando criar uma lista de discussões sobre o esporte e ainda para apontar delegados na Conferência Estadual. As inscrições acontecem até o dia 30 de março e são feitas diretamente com os integradores regionais.

A coordenadora da Conferência Estadual é Rosangela Gomes de Castro, e a comissão organizadora conta ainda com a presença de representantes do Conselho Estadual de Esportes; Fesporte; Conselho Regional de Educação Física; Tribunal de Justiça Desportiva; CONDIESEF; Secretaria de Estado da Educação; AFESC; Sistema "S"; AJIDEV; Ongs e Asesc.

Na busca pelas ultimas vagas competidores se garantem no Transcatarina 2010

Catarinenses de Jaraguá do Sul confirmam suas inscrições e até agora são uma das maiores equipes da edição 2010, com 13 carros. Prova que será entre 14 a 17 de julho também contará com apoio estratégico em mais uma cidade da região serrana do estado.

Faltam poucos meses para o 2º Transcatarina e a prova já tem 115 pré-inscritos. Esse resultado se dá pela boa avaliação que a SC Racing teve organizando a primeira edição. Enquanto para os responsáveis do maior rali de regularidade catarinense cada dia significa correr pra tudo dar certo, para quem vai disputar o campeonato isso gera ansiedade. Antônio Hessman, piloto de Jaraguá do Sul, cidade da região nordeste de Santa Catarina, conta com o que foi da primeira edição para voltar em breve: “Antes da prova do ano passado ficávamos tentando imaginar como seria a estreia e, pelo resultado que nós competidores tivemos, espero que seja igual ou melhor em 2010. A expectativa é grande, já que não tenho do que reclamar do 1º Transcatarina”, afirma o competidor da categoria Super Master.

Para se resguardar de surpresas e conseguir entrar nessa disputa acirrada, uma turma conterrânea de Antônio Hessman não quis saber de deixar pra última hora e já se garantiu para o Transcatarina 2010. A equipe conta com 13 carros e a maioria esteve na edição passada. A prova já era esperada pelo grupo há muito tempo: “Para nós foi como a realização de um sonho, pois há muito tempo nossa galera esperava uma competição desse nível aqui em Santa Catarina. A gente já compete a mais de dez anos juntos e, com nossa experiência, aprovamos os moldes da disputa do ano passado, tanto a parte técnica do traçado quanto a organização. Tomara que o nível continue ótimo, pois estamos chegando com uma turma grande e uma boa estrutura de apoio para chegar ao pódio”, conta os detalhes o porta-voz da turma de Jaraguá do Sul, o navegador Marcos Panstein.

E pra quem acha que é só chegar à largada sem treinar antes está enganado. Entrosamento é um ponto essencial para o bom resultado de piloto e navegador. Participar da festa é muito bom para todos, mas também tem que ter atenção, alerta Marcos Panstein: “Fica uma dica pra quem vai disputar o Transcatarina pela primeira vez: esteja atento às exigências da prova e converse muito com seu parceiro de dupla, seja piloto ou navegador. Os trechos dessa prova mudam muito e quem acha que vai chegar lá e encontrar só traçados pra frente, onde exige mais do piloto, não se sairá bem. Pegando por base o que eu e o Antônio vimos em 2009, os competidores têm que ter bastante atenção com os balaios e pegadinhas. Com um bom entrosamento se ganha uma ótima colocação”.

Antigo marco de Santa Catarina será neutro do 1º dia

A largada e a passagem pela região serrana do estado são alguns dos atrativos mais esperados do Transcatarina 2010. Com base no sucesso que foi o primeiro ano, a Prefeitura de São Cristóvão do Sul confirmou apoio à organização e abriu espaço de um dos pontos turísticos da cidade para ser o neutro do primeiro dia de provas. O local será na Praça do Encruzo, principal ponto de ligação à Santa Catarina em sua colonização, no século 18. Naquela época por lá existia uma encruzilhada, onde passavam imigrantes, nativos, tropeiros e viajantes, que faziam a rota Rio Grande do Sul – São Paulo. Para a cidade é um orgulho ser parte do maior rali de regularidade do estado: “É muito importante divulgar nossas raízes, principalmente atrelar isso aos esportes de aventura, área que a prefeitura pretende explorar daqui pra frente devido à nossa favorecida região”, declara o prefeito Jaime Cesca. A tropa do Transcatarina vai passar por São Cristóvão do Sul entre o fim da primeira etapa e a largada da segunda, no dia 15 de julho.

Acompanhe a programação:
-Dia 13/07 e 14/07: Confirmação de Inscrição
-Dia 14/07: 13h30 Largada Promocional
-Dia 14/07: 15h Prólogo em Fraiburgo
-Dia 15/07: Manhã - Etapa 1 - Fraiburgo a São Cristovão do Sul
-Dia 15/07: Tarde - Etapa 2 - São Cristovão do Sul a Lages
-Dia 16/07: Manhã - Etapa 3 - Lages a Atalanta
-Dia 16/07: Tarde - Etapa 4 - Atalanta a Rio do Sul
-Dia 17/07: Manhã - Etapa 5 - Rio do Sul a Apiúna
-Dia 17/07: Tarde - Etapa 6 - Apiúna a Balneário Camboriu
-Dia 17/07: Noite - Premiação no Hotel Recanto das Águas em Balneário Camboriú

Para mais informações e inscrições acesse o site
www.transcatarina.com.br

O Transcatarina 2010 tem o patrocínio de Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar, Trilha SC Troller e Mamute Off Road.
Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista 4x4eCia, Licia, Parque Nacional da Serra do Itajai, Blukit e Ativa Comunicação.
Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Junior Almeida e arquivo Pref. São Cristóvão do Sul