quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cerimonial marca abertura oficial das Olimpíadas Escolares Brasileira


Evento em Poços de Caldas reúne mais de 3 mil atletas de 24 Estados

As Olimpíadas Escolares Brasileiras, na faixa de 12 a 14 anos, foram abertas oficialmente na tarde desta quinta-feira, dia 10 de setembro, na cidade de Poços de Caldas (MG). O evento reúne mais de 3 mil atletas de 24 estados, entre eles Santa Catarina e será disputado até o dia 20 de setembro. As competições começam nesta sexta-feira com as disputas do atletismo, judô e natação, além do futsal e xadrez nos naipes masculino e feminino.


Na tarde desta quinta-feira foi realizada a cerimônia oficial, que contou apenas com alunos representando as delegações e ainda os dirigentes estaduais e membros do comitê realizado e do Comitê Olímpico Brasileiro, responsável pelo evento. A abertura aconteceu no Teatro do Complexo Urca e durou em torno de meia hora. A preocupação com o vírus da Gripe A, H1N1 obrigou a uma cerimônia mais simples para evitar aglomerações e aumentar o risco de contágio.


Emili Adriana Stiz da EEB Júlio Scheidmantel de Timbó e Felipe Leal, da EEB Paulo Zimermmann de Rio do Sul, ambos da modalidade de atletismo, foram os representantes catarinenses no cerimonial. Emili carregou a bandeira e Felipe a placa com a identificação do Estado de Santa Catarina.


Após o desfile das delegações e do Hino Nacional foi a vez dos pronunciamentos das autoridades começando com o diretor das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner e depois o prefeito da cidade de Poços de Caldas, Paulo César Silva, que recebe o evento pela quinta vez. Coube ao prefeito declarar aberto oficialmente a competição.


O juramento do atleta foi feito por Guilherme Maciel Gouveia, atleta de vôlei da Escola Municipal Edir Frayha e o juramento dos árbitros pelo gaúcho Marcos Andrade, árbitro internacional de atletismo. Olivino Martins Alvarenga, conhecido como Seu. Chico, de 70 anos, recordista sul-americano e pan-americano master nos 5.000m e 10.000m recebeu uma homenagem especial.


As modalidades individuais começam suas disputas na manhã desta sexta-feira, dia 11. O atletismo, a partir das 9h na Pista Municipal de Poços de Caldas, sendo que na parte da manhã apenas haverá as provas classificatórias. Só à tarde a partir das 15h começam as primeiras semifinais e finais.


O judô terá lutas na parte da manhã a partir das 10h nas categorias pesado e meio- pesado e a partir das 15h nas categorias médio e meio-médio. Já a natação às provas eliminatórias começam à tarde, a partir das 14h, na piscina do Country Club. Estão previstas 12 provas, sendo que as finais acontecem na manhã de sábado, dia 12, a partir das 9h30min.


Também o xadrez terá disputas de duas rodadas nesta sexta-feira, no Cenacom. A primeira rodada começa às 9h e a outra será à tarde às 15h.


A única modalidade coletiva que terá início nesta sexta-feira é o futsal, devido ao grande número de equipes participantes. Santa Catarina está representada no feminino pelo Colégio Sinodal Ruy Barbosa de Rio do Sul no masculino pelo Cnec Marcos Olsen de Caçador.


O time caçadorense faz sua estréia nesta sexta às 9h30min enfrentando o Colégio Marista de Natal, já o time feminino de Rio do Sul abre a competição às 14h contra o Colégio Progresso Centro de São Paulo.


A delegação catarinense é composta por 159 pessoas sendo 145 atletas e tem o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, além da Fesporte.

Equipe lageana vai enfrentar Moitas em Santa Cecília


Bastos e Moitas vão ter de entrar em quadra, pois a federação determinou novo jogo na semana que vem

Haverá um novo jogo entre a Marka/Bastos/Pinheiro e Moitas, que será dia 15 deste mês, às 20h30min, em Santa Cecília. Essa foi a decisão da Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFs) após o consultor jurídico da entidade, Mário Bertoncini, analisar as alegações do time de Ituporanga. A decisão reverte o WO que o delegado do jogo, Fabrício da Purificação, havia dado na ocasião.

A partida em questão, na noite de segunda-feira, feriado da Independência, em Lages, no Ivo Silveira, não aconteceu porque a equipe visitante não quis entrar em quadra se valendo do regulamento que determina que no mínimo quatro policiais estejam no local. Além disso, eles foram hostilizados, provocados e tiveram o ônibus apedrejado.

E por conta disso, a Marka foi punida pela perda de quadra.
Segundo o vice-presidente, Rogério da Purificação, o time de Ituporanga alegou que o policiamento levou quase duas horas para chegar e que o grupo do Alto Vale do Itajaí não teve como sair do ginásio, pois não tinha escoltamento. “Estava tudo documentado, fotos do ônibus apedrejado e boletim de ocorrência”, garantiu.

Rogério comenta ainda que a confusão beneficiou só a Marka, que já estaria classificada para o próxima fase. O jogo muda o cenário do grupo e oferece condições para o Inter (5º) e Chapecoense (4ª) lutarem pela classificação.


Questionado sobre a decisão do delegado do jogo (que validou o WO) disse que ele fez a parte dele. “Esperou os vinte minutos previstos no regulamento”, garantiu. A direção da Marka informou que vai recorrer da decisão para que o WO seja mantido.

Fonte:www.correiolageano.com.br

Guaraciaba, mesmo com as tragédias desta semana ainda jogará o Catarinense

Esta semana estive no oeste do estado e pude constatar com meus próprios olhos,tudo o que a natureza é capaz de fazer.Ontem a tarde eu entrei em contato com o professor''titó'' de Guaraciaba,a fim de saber se algumas das várias casas atingidas naquela cidade eram de pais dos atletas de sua equipe, e se acaso algumas das quatro pessoas eram familiares do mesmos atletas.

O professor me informou que os meninos ficaram sabendo das tragédias na segunda - feira ainda em Lages quando voltavam para casa,depois do turno de sua rodada com o sub 13 que foi no domingo e na segunda onde sua equipe perdeu duas e ganhou apenas uma partida.''O choque para os meninos foi muito grande,saber que quando chegariam em casa não teriam a mesma mais da forma que ela era'',disse o professor,mais também me informou que nenhuma das pessoas que infelizmente perderam suas vidas durante os tornados que lá passaram eram parentes de qualquer um dos atletas,de sua equipe que a tristeza era imensa por que eram moradores de sua cidade.

Eu presto aqui minha solidariedade a todos os atletas de Guaraciaba e a comissão técnica e lhes desejo força e como disse Luiz Carlos Prates, no Jornal do Meio dia da RBS hoje,que todos mostrem o DNA dos catarinenses de ir a luta e superarem estas tragédias reconstruindo suas casas e vidas.

E ao mesmo tempo me choco quando ao entrar no site do federação catarinense de futsal e ver que mesmo depois das tragédias ocorridas esta semana em Guaraciaba,onde os atletas ficaram sem ginásio para treinar já que um foi destelhado e outro está sendo usado de abrigo para as pessoas que perderam tudo inclusive alguns pais de atletas,a FCFS da mesma forma confirma para este final de semana o returno de Guaraciaba que está jogando na chave A onde tem mais A.D.F.T. Energia/Prolincon/Tubarão,Caça e Tiro/H. Moritz/FME,Lages e Caça e A.D. Hering de Blumenau.

Ai me pergunto será que a federação,mais uma vez irá agir de forma irresponsável e pior sem o bom sensu, e ao mesmo tempo que me pergunto vejo a resposta no próprio site da entidade onde está lá confirmado para este final de semana o returno da Chave A.O nosso futsal no estado a cada dia perde mais por atitudes como estás, e o pior quem lá está no poder vai ficar por lá até a copa do mundo em 2014,ou seja pode melhorar,o que com uma atitude desta e tantas outras já citadas por mim aqui no blog ou piorar o que infelizmente é o mais provável.

Oremos todos Deus por Guaraciaba e vamos ajudar,e também pelo nosso futsal que melhore suas ações,e aja com bom sensu.

http://futsalsc.com.br/lista_tabela_jogos.jsp?idCampeonato=87

Federação Catarinense adia jogo entre Krona e Unisul pela Divisão Especial

A Federação Catarinense de Futebol de Salão – Futsal (FCFS) adiou a partida entre a Seguridade/Unisul e a Krona/Joinville/DalPonte, que seria realizada nesta sexta-feira (11/9), no ginásio Salgadão, válido pela Divisão Especial do Campeonato Catarinense 2009.

O motivo do adiamento é o compromisso que a Krona terá nesta quinta-feira (10/9), contra o Umuarama (PR), pela última rodada da segunda fase da Liga Futsal 2009. O time do norte catarinense está em terceiro lugar no nacional e decidirá a vaga com a equipe do Paraná.

Uma nova data será definida pela FCFS ainda esta semana. Pelo Catarinense da Divisão Especial, o Joinville lidera a chave B com seis pontos em dois jogos. A Seguridade venceu uma partida e perdeu a outra.