Evento em Poços de Caldas reúne mais de 3 mil atletas de 24 Estados
As Olimpíadas Escolares Brasileiras, na faixa de 12 a 14 anos, foram abertas oficialmente na tarde desta quinta-feira, dia 10 de setembro, na cidade de Poços de Caldas (MG). O evento reúne mais de 3 mil atletas de 24 estados, entre eles Santa Catarina e será disputado até o dia 20 de setembro. As competições começam nesta sexta-feira com as disputas do atletismo, judô e natação, além do futsal e xadrez nos naipes masculino e feminino.
Na tarde desta quinta-feira foi realizada a cerimônia oficial, que contou apenas com alunos representando as delegações e ainda os dirigentes estaduais e membros do comitê realizado e do Comitê Olímpico Brasileiro, responsável pelo evento. A abertura aconteceu no Teatro do Complexo Urca e durou em torno de meia hora. A preocupação com o vírus da Gripe A, H1N1 obrigou a uma cerimônia mais simples para evitar aglomerações e aumentar o risco de contágio.
Emili Adriana Stiz da EEB Júlio Scheidmantel de Timbó e Felipe Leal, da EEB Paulo Zimermmann de Rio do Sul, ambos da modalidade de atletismo, foram os representantes catarinenses no cerimonial. Emili carregou a bandeira e Felipe a placa com a identificação do Estado de Santa Catarina.
Após o desfile das delegações e do Hino Nacional foi a vez dos pronunciamentos das autoridades começando com o diretor das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner e depois o prefeito da cidade de Poços de Caldas, Paulo César Silva, que recebe o evento pela quinta vez. Coube ao prefeito declarar aberto oficialmente a competição.
O juramento do atleta foi feito por Guilherme Maciel Gouveia, atleta de vôlei da Escola Municipal Edir Frayha e o juramento dos árbitros pelo gaúcho Marcos Andrade, árbitro internacional de atletismo. Olivino Martins Alvarenga, conhecido como Seu. Chico, de 70 anos, recordista sul-americano e pan-americano master nos 5.000m e 10.000m recebeu uma homenagem especial.
As modalidades individuais começam suas disputas na manhã desta sexta-feira, dia 11. O atletismo, a partir das 9h na Pista Municipal de Poços de Caldas, sendo que na parte da manhã apenas haverá as provas classificatórias. Só à tarde a partir das 15h começam as primeiras semifinais e finais.
O judô terá lutas na parte da manhã a partir das 10h nas categorias pesado e meio- pesado e a partir das 15h nas categorias médio e meio-médio. Já a natação às provas eliminatórias começam à tarde, a partir das 14h, na piscina do Country Club. Estão previstas 12 provas, sendo que as finais acontecem na manhã de sábado, dia 12, a partir das 9h30min.
Também o xadrez terá disputas de duas rodadas nesta sexta-feira, no Cenacom. A primeira rodada começa às 9h e a outra será à tarde às 15h.
A única modalidade coletiva que terá início nesta sexta-feira é o futsal, devido ao grande número de equipes participantes. Santa Catarina está representada no feminino pelo Colégio Sinodal Ruy Barbosa de Rio do Sul no masculino pelo Cnec Marcos Olsen de Caçador.
O time caçadorense faz sua estréia nesta sexta às 9h30min enfrentando o Colégio Marista de Natal, já o time feminino de Rio do Sul abre a competição às 14h contra o Colégio Progresso Centro de São Paulo.
A delegação catarinense é composta por 159 pessoas sendo 145 atletas e tem o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, além da Fesporte.