domingo, 28 de junho de 2009

Técnicos brasileiros acreditam no pentacampeonato

Favorita ao título do V Grand Prix Internacional de Futsal, a Seleção Brasileira, hexacampeã mundial, já treina em solo goiano, onde, neste domingo (28/6), iniciará sua caminhada rumo ao pentacampeonato do GP. Com 20 vitórias em 20 jogos, o Brasil tem 100% de aproveitamento na competição.

Reconquistada a hegemonia mundial, após a vitória nos pênaltis diante da Espanha (Copa do Mundo 2008), o grupo verde-amarelo, comandado agora pelo técnico Marcos Sorato, espera não decepcionar o público goiano.

O que não falta é apoio a Seleção Brasileira. Além da calorosa torcida canarinho, que promete lotar os ginásios Newton de Faria (Anápolis) e Goiânia Arena (Goiânia), alguns dos mais conceituados técnicos do salonismo nacional também acreditam na conquista do pentacampeonato.

“Não tenho dúvida que o Brasil é o real favorito, mas é bom ressaltar que a seleção passa por um momento de transições e mudanças. A expectativa é grande, principalmente para ver como será este novo início, mas jogando em casa, não tenha dúvida que a Seleção Brasileira é a favorita ao título. Boa sorte para o Marcos Sorato e que ele possa realizar seu trabalho da melhor maneira possível”, disse Fernando Malafaia, técnico do Poker/PEC/Ikinha (RJ).

“Tive a oportunidade de estar no comando da Seleção Peruana no ano passado, e, como já era previsto, pude ver ainda mais de perto a supremacia do Brasil. O elenco brasileiro convocado para o Grand Prix 2009 é praticamente o mesmo que conquistou o Mundial 2008, o que aumenta ainda mais o favoritismo e a responsabilidade do título. Não adianta, em qualquer competição que o Brasil estiver, ele será o favorito”, declarou Tuca, comandante da RCG/Garça/Umbro (SP).

“A Seleção Brasileira está entregue em boas mãos. O Marcos, como não poderia ser diferente, segue a mesma linha do PC, ex-treinador da seleção. A filosofia de trabalho da equipe deverá permanecer a mesma, não acredito em grandes mudanças. Não há como negar, o Brasil é sim favorito ao título, até porque joga em casa e tem mais qualidade que seus adversários. Não acredito em surpresas no GP 2009”, comentou Paulo Mussalem, treinador do Carlos Barbosa (RS) e com mais de 35 anos de experiência no futsal.

“Vejo o Brasil como favorito. Esta conquista, caso realmente ocorra, será muito importante, até pela troca de treinador e um novo início de trabalho. O Grand Prix se tornou uma competição muito importante perante o calendário nacional e internacional. Estou na torcida para que a Seleção Brasileira mantenha a hegemonia da modalidade”, ressaltou Flávio Cavalcante, que comandou o S Caetano/CorinthiansUnip (SP) na Liga Futsal deste ano.