sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Handebol de Palma Sola vence a equipe do Sergipe e ainda sonha com classificação

Para chegar à semifinal equipe depende de resultado dos adversários


Iniciando o terceiro dia de competição das Olimpíadas Escolares, em Fortaleza, a equipe de handebol feminino, da EEB Claudino Crestani, de Palma Sola, derrotou o time Presidente Vargas, do Sergipe, por 15 a 14. O resultado dá esperanças a equipe de continuar na disputa pela vaga a semifinal da competição.

A equipe sofreu uma derrota da quinta-feira (16), para o Mato Grosso do Sul, e por conta disso depende dos resultados o entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, para tentar chegar à semifinal neste sábado.

Já o futsal feminino de Chapecó, da EEB Lourdes Lago, goleou o time de Piauí, da E.M Antonio Gayoso, por 9 a 1 e segue invicto para a semifinal deste sábado.

Simone Sartori

Título da Divisão Especial é de Jaraguá do Sul

Resultado veio por antecipação uma vez que o time é o único invicto da competição

Jaraguá do Sul conquistou por antecipação o título de futsal da Divisão Especial no Cinquentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina. O troféu veio por antecipação antes da última rodada, uma vez que a equipe jaraguaense é a única invicta no torneio especial que está sendo realizado pela primeira vez nos jogos e tem apenas seis times onde todos jogam contra todos.

Florianópolis e Tubarão somam sete pontos e não conseguem mais alcançar os jaraguaenses. Já Chapecó e São Miguel do Oeste, independente das partidas deste sábado, quando encerram as disputas, estão rebaixados para a Primeira Divisão. Já o campeão e vice da Primeira, Capivari de Baixo e Blumenau disputarão a Especial no próximo ano, em Criciúma, compondo o grupo de seis da Divisão Especial.

Na quarta rodada realizada nesta sexta-feira, na Arena Brusque, o time jaraguaense venceu Concórdia por 4 a 0. Sem os principais jogadores, poupados em razão do compromisso da Malwee, pela Liga Nacional, diante do Foz do Iguaçu, o time de Jaraguá do Sul demorou para se encontrar em quadra. O primeiro gol foi marcado por Valdin aos 11min da fase inicial. Na comemoração ele fez uma homenagem coreografada ao massagista Chico. Na etapa complementar com os gols de Dian aos 12min09 e aos 12min34, a equipe de Concórdia não teve poder de reação. Para completar o marcador, Dian Luka fez o quarto gol aos 17min27. Depois da partida os jogadores do time misto de Jaraguá comemoraram o título, com o tradicional “é campeão”.

O técnico Fernando Ferretti observou que graças a mudança no regulamento, que criou a Divisão Especial, o nível da modalidade melhorou bastante. “O sistema de chave única acaba premiando a melhor equipe”. Para o treinador de Jaraguá o ideal seria ampliar de seis para oito o número de times na Especial, já em 2011. “Teríamos duas chaves e o campeão seria conhecido apenas no último dia dos Jasc.

Orlando Pereira

Documentário Impasse mostra história das manifestações do movimento passe-livre

Parece ficção, mas é documentário e tem tudo para quem gosta de uma boa história: tema polêmico, suspense, violência e doses de humor. Os jornalistas e documentaristas Fernando Evangelista e Juliana Kroeger, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, lançam, no dia 16 de setembro, às 19h30min, no auditório da Reitoria da UFSC, o documentário Impasse, sobre as manifestações dos estudantes contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Florianópolis.

Além de cenas que não foram exibidas nas televisões, incluindo flagrantes de violência durante os atos públicos ocorridos em maio e junho deste ano, o documentário revela o que pensam usuários, trabalhadores, especialistas e empresários do transporte. Expõe as contradições e as diferenças de posição dos estudantes e dos representantes dos governos municipal e estadual.

Impasse discute ainda questões que se entrelaçam e se completam: Por que a cidade se tornou um símbolo na luta pelo transporte público? O que aconteceu durante a ação da Polícia Militar na Universidade do Estado de Santa Catarina, no dia 31 de maio de 2010? Quais são os limites e os direitos dos movimentos sociais na democracia? Quais os prós e os contras do atual modelo de transporte? Por que a mobilidade urbana é um dos grandes temas do século XXI? Existe, afinal de contas, saída para esse impasse?

Mais de 30 pessoas foram entrevistadas para responder essas questões. E é exatamente a partir de suas declarações que o documentário se torna polêmico e impactante – desde as afirmações dos usuários, passando por estudantes, empresários e policiais, até as afirmações do Promotor do Ministério Público e do Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão. Muitas opiniões, impopulares e polêmicas, quase nunca são ditas publicamente.

O documentário, de 80 minutos, realizado pela produtora Doc Dois, é dirigido por Juliana Kroeger e Fernando Evangelista, jornalistas catarinenses com experiências em coberturas de conflitos no Oriente Médio, na África e na Europa. Participaram da equipe de produção estudantes da UFSC, UDESC, Unisul e da Faculdade Estácio de Sá. “É uma produção grande, feita em tempo recorde, graças a uma equipe aguerrida e competente. Sem essa equipe, não teríamos conseguido terminar o documentário e não teríamos tido o resultado que tivemos”, analisa a diretora Juliana Kroeger.

Impasse foi produzido sem leis de incentivo à cultura, com recursos da própria Doc Dois, e recebeu apoio de quinze entidades para a pós-produção e finalização. Com isso, DVDs do documentário serão distribuídos gratuitamente para 100 escolas da Grande Florianópolis e 60 Universidades de todo o Brasil.

Além da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (Secarte), as entidades parceiras são Associação dos Docentes da Faculdade de Educação da UDESC, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSC (Prae), Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (CFH), Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região, Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região (Sinergia), Sindicato dos Professores das Universidades Federais de SC (Apufsc-Sindical), Centros Acadêmicos de História e de Letras da UFSC, DCE da UFSC, empresa Humanum Design e Comunicação, Semana do Jornalismo da UFSC, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de SC, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal em SC e TV Floripa.

Contato:
Fernando Evangelista e Juliana Kroeger

Capivari de Baixo conquista título inédito nos Jasc


Foto: Orlando Pereira

legenda: Festa no Sul do Estado

Foi no futsal da Primeira Divisão após vencer Blumenau na decisão

Pela primeira vez na história dos Jogos Abertos o município de Capivari de Baixo conquistou um troféu. O feito aconteceu na tarde desta sexta-feira, na Arena Brusque, após o time de futsal do Sul do Estado vencer Blumenau na decisão da Primeira Divisão da modalidade.

No tempo normal as duas equipes fecharam empatadas 1 a 1, e depois de duas prorrogações de cinco minutos cada, a decisão acabou nos pênaltis. A medalha de bronze ficou com Rio do Sul, que derrotou Siderópolis por 6 a 5.

Capivari de Baixo fez a sua estréia nos Jasc, no futsal, e o projeto iniciado em 2009, previsto para três anos, deu resultado logo no primeiro ano. Os dois finalistas garantiram presença na Divisão Especial em 2011, onde terão como adversários Jaraguá do Sul, Florianópolis, Tubarão e Concórdia.

A partida foi digna de uma final dos Jasc. Capivari de Baixo saiu na frente logo aos 5min com Marco Luís. Com as expulsões de Pereira no primeiro tempo e do goleiro Roncálio, na etapa complementar, o time de Blumenau acabou se perdendo em quadra. A situação se complicou ainda mais quando Paulinho deixou a quadra com suspeita de torção no joelho esquerdo e logo em seguida Gude saiu lesionado também. Mesmo assim o goleiro Cleiton chutou arriscou de seu campo e empatou o jogo.

Na primeira prorrogação de cinco minutos o placar permaneceu igual. A segunda terminou 0 a 0. Foi na cobrança de penalidades máximas que o município do Sul do Estado venceu por 4 a 1.

Para o técnico Juarez de Souza Júnior trouxe de Siderópolis boa parte da equipe medalha de prata em 2007. Em 2009, oito jogadores e toda a comissão técnica se transferiram para Capivari de Baixo. No Campeonato Catarinense de Futsal da Primeira Divisão o time foi o campeão, garantindo o acesso à Divisão Especial também. Depois de passar na fase Regional Sul dos Jasc, acabou chegando ao título. “Com certeza esse grupo entra para a história do esporte amador de Capivari de Baixo, em especial no futsal.

Central de Imprensa da Fesporte

Orlando Pereira

O Lobo e o Cordeiro na política catarinense

O lobo vestido em pele de cordeiro é a metáfora do disfarce. Camufla um animal feroz em um animal manso, dócil e cordial. Mas, em algum momento, o lobo ataca e perde seu disfarce. É desmascarado.

Esta metáfora é conhecida por todos. Através desse exemplo, dirijo-me aos catarinenses, cidadãos de bem e honrados, não para falar dos vícios do ex-senador Jorge Bornhausen ou de seus familiares que, de forma desequilibrada proferiu mentiras e ofensas contra o nosso Presidente da República. Venho falar qual é a verdade que está em jogo nessas eleições em Santa Catarina e no Brasil: a diferença de um governo comprometido com a maioria da população, contra a proposta das elites que querem retomar ou manter o poder a qualquer custo. Vou falar sobre o que foi feito!

Compreendo perfeitamente a atitude do ex-senador. A causa de sua indignação e destempero não foi pelo que disse o Presidente Lula. Afinal, “extirpar” significa “extrair, arrancar” em uma disputa política e democrática. Arrancar através do voto na urna é legítimo.

A causa da fúria do ex-senador Bornhausen está sustentada no fato de que um metalúrgico, nascido no interior do agreste nordestino, pobre e sem pertencer às castas nobres, tenha promovido o desenvolvimento do Brasil e de Santa Catarina, deixando o ex-senador e qualquer oligarquia deste país com um sentimento de grande frustração.

Afinal, em décadas no comando do aparelho de Estado, a elite que desdenhava do povo, mesmo quando tentou maquiar realizações, não foi competente com as necessidades mais prementes da sociedade. O ódio de Bornhausen é o ódio representante das elites, que sempre mandaram e desmandaram no poder do nosso país.

O candidato Raimundo Colombo é o representante dessa elite raivosa. Não pode expressar este mesmo ódio, da mesma forma que o seu padrinho político Jorge Bornhausen, porque receia a perda de votos. Sabe que o presidente Lula fez muito mais por Santa Catarina do que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seus partidários.

Jorge Bornhausen quando foi ministro da educação o que fez por Santa Catarina? Qual a mudança substancial na educação do povo catarinense? Quais obras importantes para a educação? Então, vamos listar rapidamente o que tanto incomoda Bornhausen e o candidato Raimundo Colombo, o cordeiro do ex-senador.

No governo Lula, das 78 novas escolas federais inauguradas no País, Santa Catarina foi contemplada com seis novas instituições para os municípios de Videira, Xanxerê, Jaraguá do Sul, Araranguá, Luzerna e Ibirama. Só para nosso estado, foram cerca de oito milhões em investimentos no ensino tecnológico. Também tivemos a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul e a interiorização da Universidade Federal de Santa Catarina. Hoje a UFSC está em Joinville, Araranguá e Curitibanos. Quantas universidades em Santa Catarina o ex-ministro da educação, o ex-senador Jorge Bornhausen, inaugurou?

Um grande político expressa sua grandeza apoiando as realizações em favor da sociedade, mesmo quando extirpado do poder. Pensávamos que Bornhausen e seu partido, os Democratas, fossem aplaudir de pé o Prouni, maior programa de concessão de bolsas de estudo da história da educação brasileira, criado pelo governo Lula, responsável pelo ingresso de 704 mil jovens pobres ao ensino superior. Ao contrário, o PFL de Bornhausen, em outubro de 2004, antes ainda de vestir a pele do DEM, moveu uma ação na justiça contra o Prouni.

Enfim, sabemos que história política de Bornhausen e do DEM, é a história das elites que não engolem a grande lição que o povo lhes deu nas urnas, colocando na condução deste imenso e maravilhoso país um operário. Por isso espumam de raiva, procurando não respingar na maquiagem e na retórica do bom moço que pede voto aos catarinenses.

José Fritsch – Presidente do PT de Santa Catarina