terça-feira, 23 de novembro de 2010

Definidos os vencedores do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte

A entrega dos troféus será no 6 de dezembro no Lira Tênis Clube em Florianópolis

O Conselho Estadual de Esporte (CED) esteve reunido na manhã desta terça-feira, 23, em Florianópolis, para escolher os agraciados de 2010 com o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte.Os escolhidos são Bruno Fontes, Tamiris de Liz, Associação Corville, Márcio Goiano, Figueirense e Júlia Weiss.

A primeira parte da escolha foi realizada através de uma votação aberta feita pela internet e que se encerrou no último dia 21. De posse da lista dos mais votados, os conselheiros do CED fizeram a escolha dos destaques do ano nas categorias: melhor atleta, atleta revelação, melhor entidade esportiva, melhor técnico esportivo, melhor equipe e melhor para-atleta.

A entrega dos troféus será realizada dia 6 de dezembro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, em sessão solene do Conselho Estadual de Esporte, e que deverá contar com a presença do governador Leonel Pavan e de outras autoridades, além do tenista Gustavo Kuerten, maior ídolo do esporte catarinense que empresta seu nome à honraria. No mesmo dia será feita a entrega da Comenda do Mérito Esportivo a outras seis personalidades ligadas ao esporte (Edmar de Oliveira Pinto, Ivan Ranzolin, Lauro Holzapfel Paulo Coutinho, Pedro Paulo Machado e Lira Tênis Clube).

Na categoria melhor atleta, o escolhido foi Bruno Fontes, atleta olímpico da vela e que conquistou recentemente o tricampeonato Sul-brasileiro da Classe Laser. Já Associação Corvilhe de Atletismo, de Joinville, foi eleita a melhor entidade esportiva.

O troféu de melhor técnico esportivo ficou para Márcio Goiano, do Figueirense, time que também foi escolhido pelos conselheiros como a melhor equipe de 2010. Ainda Júlia de Almeida Weiss, integrante da Associação Catarinense de Esporte Adaptado (Cesa), será agraciada com o troféu de melhor para-atleta. Ela, que é amputada da perna esquerda, foi medalha de prata no lançamento de dardo no último Parajasc realizado em junho em Itajaí, além de conquistar recentemente duas medalhas de ouro nos 750 metros das Travessias da Lagoa do Peri e de Bombinhas.

Tamiris de Liz, atleta de atletismo de Joinville, vai receber o troféu de atleta revelação. Ela foi medalha de ouro em todas as competições que disputou este ano: nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Olimpíada Estudantil Catarinense, Jasc e Jogos Escolares de Santa Catarina.

O Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte, instituído pelo Governo do Estado através do Decreto nº 3.515, de 24 de setembro de 2008, recebe apoio do Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) e é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do Conselho Estadual de Esporte e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).


Antonio Prado
Fesporte – Assessoria de Comunicação

Liga Futsal 2010 conhecerá seu campeão nesta terça-feira

Após 283 jogos e 1546 gols assinalados, a Liga Futsal 2010 chega ao seu jogo final. Nesta terça-feira (23/11), Malwee/Cimed e Copagril/Favill e/DalPonte se enfrentam às 21 horas na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), pelo duelo de volta da decisão – o primeiro confronto, realizado em Marechal Cândido Rondon (PR), terminou 2 a 2.

Com a igualdade na partida de ida, o vencedor do jogo desta terça-feira fica com o título do campeonato. Um novo empate leva a decisão para o tempo extra, com 10 minutos de duração. Se na prorrogação não houver um vencedor, o campeão será definido por meio de cobranças de tiros livres da marca do pênalti.

A expectativa é de que mais de 8 mil pessoas lotem o local do confronto e empurrem o time jaraguaense para tentar o tetracampeonato da competição nacional. Mesmo assim, o técnico da Malwee, Fernando Ferretti, não aponta a torcida como um fator que pode decidir o título. “O público não deve fazer diferença para a Copagril, assim como não fez para nós no jogo de ida. Temos que nos concentrar no jogo”, comentou.

Já o comandante técnico da Copagril, Marquinhos Xavier, fez questão de ressaltar a influência que o torcedor jaraguaense exerce sobre a equipe. “Precisamos ter uma força grande para conter o ímpeto da Malwee nos primeiros minutos. O torcedor aqui impulsiona o time, que tem muita qualidade técnica e é muito forte jogando aqui na Arena Jaraguá”, destacou.

Para Ferretti, o jogo de ida segue sendo um bom parâmetro para a decisão. “Temos que marcar bem outra vez. A equipe deles conta com jogadores velozes, habéis e leves e isto exige bastante da defesa adversária. Temos as mesmas chances que o time da Copagril. Conseguimos manter a vantagem que tínhamos, ao empatar fora de casa e temos que viver cada minuto da decisão sabendo que temos um adversário aguerrido”, disse.

Marquinhos Xavier falou sobre o que pode fazer a diferença nesta decisão. “Temos que dispor de toda energia que temos. Dentro de quadra prevalece a técnica e a tática. Nos preparamos muito para este momento, chegamos com o que temos de melhor e vamos empenhar nossas forças para uma partida que vai exigir de nós uma concentração redobrada. ”