Competição inicia no próximo sábado em Criciúma com a participação de 77 cidades
A cidade de Criciúma recebe a partir deste sábado, 21, até o dia 28 de agosto, a 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O evento reúne aproximadamente 4.146 atletas com idade entre 14 e 19 anos, representantes de 77 municípios. No ano passado, a competição não foi realizada por conta do surto da Gripe A pelo Estado, o vírus H1N1. Mas este ano, a disputa volta com força total e com grandes expectativas por parte das cidades consideradas favoritas.
Os Joguinhos Abertos são disputados nas modalidades de atletismo, basquete caratê, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, handebol, judô, tênis, tênis de mesa, natação, vôlei e vôlei de duplas, e xadrez nos naipes masculino e feminino.
O vôlei de duplas, por estar pela primeira vez no evento, será apenas como modalidade de apresentação. Após três anos, se for aprovado pelo Conselho Estadual de Desporto (CED) poderá entrar no sistema de pontuação geral.
Na última edição dos Joguinhos, no ano de 2008, na cidade de Joinville, os donos da casa foram surpreendidos, nos momentos finais da competição, com uma vitória de Blumenau por apenas sete pontos de diferença (178 a 171), numa das disputas mais acirradas dos últimos anos. Por conta disso, existe muitas dúvidas e cautela dos candidatos ao título, para apontar quem será o vencedor da edição de 2010.
Aos dirigentes das cidades de Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis foi perguntado qual delas tinha mais chance de ser campeã, e nenhum deles ousou uma resposta categórica. O mais ouvido foi o “não se sabe”.
A pontuação geral das modalidades será o grande termômetro para se definir o campeão geral da competição. Para os dirigentes, o fato de não ter sido realizado os Joguinhos no ano passado faz com que não se tenha um parâmetro para apontar um favorito ao título. “Este ano o que temos é uma incógnita”, explica César Paulista, diretor de esporte de alto rendimento da Fundação Municipal de Esporte de Blumenau.
Blumenau tenta repetir 2008
Os blumenauenses buscarão repetir o título de 2008, levando para Criciúma 290 atletas. Mas segundo o dirigente César Paulista a tarefa não será fácil. “No nosso regional perdemos no futebol, futsal feminino e no vôlei masculino, modalidades que achávamos que íamos vencer. Então, não temos parâmetros para definir quem vai ser campeão”, diz.
Já para Carlos Israel, gerente técnico da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville, a disputa este ano entre os grandes “será interessante”, pois como não houve edição no ano passado, não dá para prever quem estar melhor. Sobre o título de Blumenau na casa dos joinvilense, na última edição dos Joguinhos, Israel afirma que não há qualquer revanchismo. “É bom para o esporte o revezamento do título”. Joinville levará 250 atletas para Criciúma.
Florianópolis, por sua vez, terá uma delegação de 350 competidores, a maior dos Joguinhos, e segundo Édio Pereira, superintendente da Fundação Municipal de Esporte, a briga pelo título será equilibrada. “Na pior das hipóteses brigaremos pelo terceiro lugar”, acredita. Suas maiores apostas são no basquete, handebol, judô e vôlei masculino, que levará a equipe B da Cimed.
Esse sentimento de esperança, em realizar uma boa campanha, também é compartilhada por Renato Valvassori, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. “Acho que o primeiro lugar não dá para brigar, mas acreditamos na possibilidade de fazermos um belo papel nesses Joguinhos Abertos”.
Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são promovidos pelo Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Turismo, Cultura Esporte, com organização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a Prefeitura de Criciúma.
Antonio Prado
Fesporte – Assessoria de Comunicação