sábado, 21 de agosto de 2010

Judô começa com favoritismo de Florianópolis

Modalidade registra 32 equipes no masculino e 28 no feminino

O judô começa neste domingo às 9 horas, no Centro de Eventos José Ijair Conti, com lutas em oito categorias por naipe, 32 equipes no masculino e 28 no feminino. A competição por equipe será disputada na terça-feira.


A mudança de idade para os Joguinhos Abertos – 19 anos - não vai interferir no desempenho das equipes, segundo a coordenação da modalidade. A expectativa é de muito equilíbrio entre os municípios que tradicionalmente conseguem a melhor preparação.


Nesse quadro estão Florianópolis, Itajaí, Joinville e Blumenau entre os homens, com favoritismo para a equipe da Capital. No feminino os candidatos ao título são Florianópolis, Chapecó, Joinville e Blumenau. O favoritismo da Capital poderia se repetir entre as mulheres, mas a ausência por lesão da tri-campeã dos Jogos Abertos, a peso pesado Natália Parisotto, pode equilibrar a disputa possivelmente com Chapecó.

Mário Medaglia

Fesporte - Assessoria de Comunicação

Cerimonial abre com grande pompa 23ª edição dos Joguinhos em Criciúma


Beleza das apresentações e jogo de cores surpreenderam aos presentes

Uma festa com grande pompa, beleza e cores vibrantes marcou a abertura oficial dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, na noite de sábado (21), em Criciúma. O Ginásio Municipal Walmir Antonio Orsi recebeu um bom público para as apresentações de dança e ainda o protocolo de abertura.


Entre as autoridades presentes estavam o Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky; o presidente da Fesporte, Pedro de Oliveira Lopes, além do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.


Após o desfile das delegações, foram executados os hinos do Brasil e de Santa Catarina e os pronunciamentos. O presidente da CCO, Flávio Spillere Júnior disse que este era um momento especial já que com a realização do evento ele e sua equipe tinham um sentimento de dever cumprido. Por fim citou uma frase do escritor José Lins do Rego: “O espírito olímpico não é o que conduz à vitória por cima de tudo. É o que chega à vitória para engrandecê-la e respeitar a derrota dos que ficam embaixo”.


Já o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, agradeceu o envolvimento de todos, atletas, dirigentes e organização, além da Fesporte e lembrou do esforço do Estado em buscar sempre o melhor na realização dos seus eventos. Por último o secretário Valdir Walendowky, citou alguns números que representavam à grandiosidade do evento, como a representação de pelo menos 28 Secretarias de Desenvolvimento Regional na disputa, a presença de 74 municípios, 4.140 atletas e muito mais. Também citou que os atletas aqui envolvidos são os futuros campeões brasileiros. “Lembro a todos que muitos dos atletas que estão aqui hoje, poderão ser os representantes brasileiros nas Olimpíadas de 2016”.


Mas o que mais chamou a atenção do público presente foram as belíssimas apresentações e coreografias, onde além de leques imensos, o jogo do luzes deu a beleza e a plasticidade que faltavam. As apresentações envolveram 150 alunos da rede de ensino da cidade dirigidos por Valter Savi e Miriam Rizzatti.

A mesatenista Bruna Costa e o nadador Leonardo Schilling fizeram o acendimento do fogo simbólico e ainda a jogadora de handebol Elaine Gomes fez o juramento do atleta.


O espetáculo de abertura terminou ainda com outras apresentações de dança.

Os Joguinhos Abertos já tiveram competições em seu primeiro dia, na modalidade de tênis, as demais competições iniciam somente neste domingo. O evento segue até o próximo dia 28 de agosto.


Cláudia Sanz

Fesporte

Para dirigentes municipais não existem favoritos ao título dos Joguinhos Abertos

Competição inicia no próximo sábado em Criciúma com a participação de 77 cidades

A cidade de Criciúma recebe a partir deste sábado, 21, até o dia 28 de agosto, a 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O evento reúne aproximadamente 4.146 atletas com idade entre 14 e 19 anos, representantes de 77 municípios. No ano passado, a competição não foi realizada por conta do surto da Gripe A pelo Estado, o vírus H1N1. Mas este ano, a disputa volta com força total e com grandes expectativas por parte das cidades consideradas favoritas.

Os Joguinhos Abertos são disputados nas modalidades de atletismo, basquete caratê, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, handebol, judô, tênis, tênis de mesa, natação, vôlei e vôlei de duplas, e xadrez nos naipes masculino e feminino.


O vôlei de duplas, por estar pela primeira vez no evento, será apenas como modalidade de apresentação. Após três anos, se for aprovado pelo Conselho Estadual de Desporto (CED) poderá entrar no sistema de pontuação geral.

Na última edição dos Joguinhos, no ano de 2008, na cidade de Joinville, os donos da casa foram surpreendidos, nos momentos finais da competição, com uma vitória de Blumenau por apenas sete pontos de diferença (178 a 171), numa das disputas mais acirradas dos últimos anos. Por conta disso, existe muitas dúvidas e cautela dos candidatos ao título, para apontar quem será o vencedor da edição de 2010.


Aos dirigentes das cidades de Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis foi perguntado qual delas tinha mais chance de ser campeã, e nenhum deles ousou uma resposta categórica. O mais ouvido foi o “não se sabe”.


A pontuação geral das modalidades será o grande termômetro para se definir o campeão geral da competição. Para os dirigentes, o fato de não ter sido realizado os Joguinhos no ano passado faz com que não se tenha um parâmetro para apontar um favorito ao título. “Este ano o que temos é uma incógnita”, explica César Paulista, diretor de esporte de alto rendimento da Fundação Municipal de Esporte de Blumenau.

Blumenau tenta repetir 2008

Os blumenauenses buscarão repetir o título de 2008, levando para Criciúma 290 atletas. Mas segundo o dirigente César Paulista a tarefa não será fácil. “No nosso regional perdemos no futebol, futsal feminino e no vôlei masculino, modalidades que achávamos que íamos vencer. Então, não temos parâmetros para definir quem vai ser campeão”, diz.


Já para Carlos Israel, gerente técnico da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville, a disputa este ano entre os grandes “será interessante”, pois como não houve edição no ano passado, não dá para prever quem estar melhor. Sobre o título de Blumenau na casa dos joinvilense, na última edição dos Joguinhos, Israel afirma que não há qualquer revanchismo. “É bom para o esporte o revezamento do título”. Joinville levará 250 atletas para Criciúma.


Florianópolis, por sua vez, terá uma delegação de 350 competidores, a maior dos Joguinhos, e segundo Édio Pereira, superintendente da Fundação Municipal de Esporte, a briga pelo título será equilibrada. “Na pior das hipóteses brigaremos pelo terceiro lugar”, acredita. Suas maiores apostas são no basquete, handebol, judô e vôlei masculino, que levará a equipe B da Cimed.


Esse sentimento de esperança, em realizar uma boa campanha, também é compartilhada por Renato Valvassori, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. “Acho que o primeiro lugar não dá para brigar, mas acreditamos na possibilidade de fazermos um belo papel nesses Joguinhos Abertos”.


Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são promovidos pelo Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Turismo, Cultura Esporte, com organização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a Prefeitura de Criciúma.

Antonio Prado

Fesporte – Assessoria de Comunicação