quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vôo de galinha

Por PAULO SANT’ANA (colunista do jornal gaúcho Zero Hora)


Não sei o que foi mais deplorável, se a convocação de Dunga ou se a catastrófica entrevista coletiva que deu para o anúncio da convocação.

A entrevista foi a mais embaralhada e desastrada tentativa de um homem para tentar sair da escuridão dos seus limites para alçar voos intelectualoides às regiões da luz, a que é avesso por natureza.

A inteligência brasileira deveria ter sido poupada da pantomima de Dunga ao definir, numa caricatura sociológica, o que tinha sido a ditadura e a escravidão.

Um fiasco memorável. Além disso, foi uma aula de patotismo e de xerifismo, deixando claro que os valores a serem respeitados para a convocação da Seleção para a Copa do Mundo em nada dizem respeito ao talento e ao desempenho dos jogadores, mas, sim, a enganadores princípios de panelismo e subserviência.

Foi um vôo de galinha sobre o altiplano das ciências psicossociais.
*
Mas não se exige de um treinador da Seleção Brasileira que ele não seja analfabeto nem que seja um intelectual.

O que se exige como mínimo requisito de um treinador da Seleção Brasileira é que ele entenda de futebol.

E, ao não convocar Neymar e Ganso e ao assassinar a pretensão de Victor de ser convocado por ser o melhor goleiro entre todos os que jogam no país e atuam no estrangeiro, Dunga revelou toda a sua incompetência, o seu mandonismo, a sua megalomania e sua prepotência.
*
Não há como tirar Neymar da Seleção. Como ousou esta insolência à sensibilidade futebolística, Dunga se autonomeou como um Exterminador do Futuro, a natureza deu asas a Neymar, e Dunga prendeu-lhe o voo impiedosamente.

Nenhum dos 23 convocados por Dunga possui metade do talento de Neymar. Não tem explicação que este menino-deus do futebol seja afastado assim pela violência de Dunga dos quadros da Seleção.

Só pode ser pela vaidade e pela megalomania do treinador, que não admite que a opinião pública e a opinião dos entendidos possa superar a sua soberana opinião.
*
Este é o perigo que corre a escolha de um treinador que tenha sido um tacanho jogador.

Quando rejeita acintosamente convocar Neymar e Ronaldinho Gaúcho, Dunga está cometendo um atentado contra o talento, contra a arte, contra a beleza do futebol, o que já sob certo aspecto fazia quando ele era jogador de futebol e incrivelmente até hoje não deixou no espírito de ninguém saudade ou sequer lembrança de sequer uma jogada sua nos campos em que atuou.

Jogador grosso, trombadão, tosco, enrolado, que só joga à base do físico e do fôlego, fatalmente, se se tornar treinador, vai carregar para a nova profissão todos os defeitos da anterior.
*
Depois da entrevista trágica de Dunga ontem, restou por todo o espírito da nação o remorso e a injustiça da não convocação de Neymar e de Ganso. E, particularmente para nós, gaúchos, que temos assistido às grandes e inigualáveis atuações de Victor nos jogos do Grêmio, uma raiva incontida pela perversidade de sua não convocação. Não tem explicação, a não ser pelos desvios mórbidos que presidem os recalques.

Saí sem saber se o mais deplorável foi a convocação ou a entrevista coletiva do Dunga.

Mas agora, depois da antevisão de parte do que vai ser estampado nos jornais de hoje aqui no meu computador, posso garantir que não foi a entrevista do Dunga nem a convocação o mais deplorável.

O mais deplorável de tudo foi que há gente que gostou da entrevista do Dunga, considerou-a histórica e intelectualmente irretocável.

Tem gosto pra tudo.

Restam apenas 6 vagas para o encerramento das inscrições do 2º Transcatarina

Mais de 130 duplas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso já se garantiram para a segunda edição, que será entre os dias 14 a 17 de julho de 2010.

12_05_2010_002.jpgHá dois meses da edição 2010, o 2º Transcatarina já bate o recorde de inscrições do ano passado. A SC Racing, organizadora do rali de regularidade catarinense, recebeu até agora 132 incrições de competidores das categorias Super Máster, Graduados, Jeep, Junior e Turismo. O número representa um aumento de 48 por cento a mais na procura em relação a 2009. Na corrida para garantir suas vagas, competidores campeões da Copa Troller Sudeste 2009 se inscreveram com antecedência e aguardam ansiosamente pela largada em Fraiburgo.

Acyr Becker, piloto campeão da Copa Troller 2009 categoria Graduados, disputou a primeira edição do Transcatarina ao lado de Jorge Peters, mas neste ano o catarinense de São Bento do Sul volta à disputa com a filha e sua navegadora Fernanda Becker. “Em 2009, ela estava em uma maratona de estudos por conta do vestibular, mas voltamos neste ano com força total em todas as provas de regularidade que corremos desde 2006. Pelo rali show de bola que foi logo na primeira edição, de técnica à organização, espero que nós dois possamos chegar entre os cinco primeiros no 2º Transcatarina. A briga é acirrada e as etapas excelentes. Pena que só acontece uma vez no ano”, conta o piloto. A jovem Fernanda, que desde seus 14 anos navega para o pai, está ansiosa, já que irá para o Transcatarina pela primeira vez: “Pelo que ouvi falar, a prova é bastante rápida, com muitos balaios e pegadinhas. Gosto dessas características, pois isso deixa o rali de regularidade com mais adrenalina. Quero que chegue logo!”, exalta a navegadora da categoria Graduados.

12_05_2010_001.jpgOutros detentores de títulos da Copa Troller 2009, que tiveram problemas com a chuva do ano passado no Transcatarina, afirmam que estão preparados e que este ano é pra valer. “Não fomos muito bem, pois a chuva deixou o piso liso e não tínhamos os pneus adequados. Foi difícil, mas agora estamos preparados, com pneus reservas e prontos para competir à altura das demais duplas. O Transcatarina é excelente em sua organização, percursos, chegadas e largadas. Vale a pena sair de São Paulo para correr em Santa Catarina”, declara Alfredo Turcatto, vice-campeão da Troller Sudeste 2009 pela Graduados. O piloto vai competir ao lado do irmão, Camillo Turcatto, que também conta os dias: “Pelo alto nível da prova ano passado, estou ansioso para que julho chegue logo. A expectativa é a melhor possível, ainda mais agora que estamos precavidos”.

Os interessados em participar do 2º Transcatarina devem se apressar. Todas as informações sobre as categorias e regulamento estão no site www.transcatarina.com.br.

Confira a programação do 2º Transcatarina:

-Dia 13/07 e 14/07: Confirmação de Inscrição

-Dia 14/07: 13h30 Largada Promocional

-Dia 14/07: 15h Prólogo em Fraiburgo

-Dia 15/07: Manhã - Etapa 1 - Fraiburgo a São Cristovão do Sul

-Dia 15/07: Tarde - Etapa 2 - São Cristovão do Sul a Lages

-Dia 16/07: Manhã - Etapa 3 - Lages a Atalanta

-Dia 16/07: Tarde - Etapa 4 - Atalanta a Rio do Sul

-Dia 17/07: Manhã - Etapa 5 - Rio do Sul a Apiúna

-Dia 17/07: Tarde - Etapa 6 - Apiúna a Balneário Camboriu

-Dia 17/07: Noite - Premiação no Hotel Recanto das Águas em Balneário Camboriú

O Transcatarina 2010 tem o patrocínio de Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar, Trilha SC Troller e Mamute Off Road.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista 4x4eCia, Licia, Parque Nacional da Serra do Itajaí, Blukit e Ativa Comunicação.

Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

Por: Caroline de Paula

Foto: Junior

Convocação feita por Dunga tem apenas uma “surpresa”

Rio de Janeiro

Firme a suas convicções e sem ouvir os apelos de boa parte da torcida e jornalistas brasileiros que pediam a dupla santista, Neymar e Ganso, o técnico Dunga apresentou apenas uma novidade na relação dos 23 jogadores que vão à Copa, o centroavante Grafite.

Outros nomes indicados para compor a relação, Ronaldinho Gaúcho e Adriano, também não apareceram. Sobre a ausência de Adriano, Dunga foi enfático: "Demos inúmeras chances para reverter uma certa situação. Mas vem a frase da coerência, convicção, comprometimento... Tivemos que tomar uma decisão pelo coletivo, o que é o mais importante da seleção. Sempre acolhemos o Adriano, o grupo sempre o acolheu, mas chegou o momento de tomar a decisão. Meu coração fala uma coisa, mas a razão pelo que eu estou representando pelo meu país fala outra", disse Dunga, ressaltando que não chamou o goleiro Victor, do Grêmio, pelo fato de ele não ter tido muitas chances de defender a seleção.

Após fazer o anúncio dos convocados, Dunga participou de uma entrevista coletiva, na qual não deixou de responder nenhuma pergunta. Mas em algumas questões que o incomodaram a saída preferida foi o discurso patriótico. O treinador sabe que desagradou milhares de torcedores ao não chamar Paulo Henrique Ganso e/ou Neymar. E aproveitou o importante momento desta terça para começar a reverter tal panorama.

"Jamais vou envergonhar o povo brasileiro. Eu tenho um único interesse, assim como a comissão técnica e os jogadores: fazer o melhor. Vamos sofrer, mas vai dar certo", prometeu Dunga.

O auxiliar-técnico Jorginho mostrou entrosamento com o companheiro. Reforçou inúmeras ideias anteriores de Dunga e fez o mesmo quando o tema foi patriotismo. A sequência de perguntas questionando as ausências de Ganso e Neymar causou um desabafo do ex-lateral. "Somos brasileiros, temos que torcer pelo Brasil. Vai ser bom para todo mundo. Quantos brasileiros não estão empregados graças a isso [Copa]? Por que não vemos o lado positivo das coisas?", disse Jorginho.

Primeiro jogo contra a Coreia do Norte

A seleção estreia na Copa em 15 de junho contra a Coreia do Norte no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, às 15h30m (de Brasília). Cinco dias depois, encara a Costa do Marfim, no Soccer City, na mesma cidade e horário. Termina sua participação no Grupo G contraPortugal, 25 de junho, às 11 horas em Durban.

A preparação começa a partir do próximo dia 21, com exames médicos e testes físicos no CT do Atlético-PR. A equipe se concentra em Curitiba até o dia 26, quando embarca para a África do Sul. O local escolhido pela CBF para hospedar a seleção é o hotel Fairways, que fica dentro de um gigantesco complexo de golfe chamado Randpark Golf Clube, na região de Randburgo, em Joanesburgo. Na África do Sul, a equipe deverá fazer dois amistosos, ainda sem rivais definidos.

Pela norma da Fifa, todos os convocados devem estar liberados pelos seus clubes até 17 deste mês. Julio César, Maicon e Lúcio defenderão o Inter de Milão na final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, dia 22, e devem se apresentar com atraso.

A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados. A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.

Abertura dos 3º Jogos da Terceira será nesta quarta em Barra Velha

Cerimônia começa às 15h, no Centro da cidade

A chuva pode atrapalhar os planos da Comissão Central Organizadora dos Jogos Abertos da Terceira Idade e com isso a cerimônia poderá ser transferida para outro local. O evento começa oficialmente nesta quarta-feira, dia 12, na cidade de Barra Velha, com a abertura marcada para as 15h, na Praça Lauro Carneiro de Loyola.

Se o tempo permanecer instável na manhã desta quarta, os responsáveis pelo cerimonial, Jacinda Padilha, Juralice e Jefferson Ratier, devem usar o Ginásio Municipal Alfredo de Borba, montando um “plano B”, que foi preparado em caso do tempo não colaborar. Segundo Jacinda, o importante é prevenir. Para os coordenadores do cerimonial, o objetivo da abertura é mostrar a influência da colonização açoriana, etnia predominante do povo barra-velhense, e aproveitar para divulgar a Festa do Pirão, principal festa cultural/gastronômica do município.

Este é o primeiro evento estadual promovido pela Fesporte com sede em Barra Velha. Ao ver a multidão que circulou por Gravatal no Jasti de 2009, o presidente da Fundação Municipal, Flávio José de Souza Leite, procurou os dirigentes da Fesporte para garantir a sede do evento em 2010 e comentou, “isso é coisa para Barra Velha, que procura a criação de um viés turístico para a baixa temporada, para aumentar o fluxo de pessoas na cidade, e conseqüentemente movimentar o setor hoteleiro, gastronômico e o comércio em geral.

Segundo Flávio, outro objetivo da comissão organizadora é divulgar Barra Velha para os catarinenses, já que o fluxo maior de turistas que visitam as belas praias do município são oriundos dos estados do Paraná e São Paulo.

Como município sede, Barra Velha vai participar do Jasti com 29 atletas, que irão disputar as modalidades de bolão, canastra, dominó nos naipes masculino e feminino, bocha masculino e as duas categorias de dança, coreográfica e de salão.

O destaque da delegação anfitriã é o casal Tonico e Zilma, medalha de ouro na Dança de Salão da segunda edição do Jasti, e que no ano passado representou Santa Catarina nos Jogos Brasileiros.

Na tarde desta terça-feira foi realizado o Congresso Técnico dos Jasti, com o sorteio das chaves das competições de bolão, bocha, canastra, dominó e truco. Além da abertura oficial nesta quarta-feira, a modalidade de dança coreográfica terá suas primeiras apresentações a partir das 19h30min no Ginásio Municipal Alfredo Borba.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação da Fesporte