domingo, 6 de setembro de 2009

Uma proposta de calendário para o futebol brasileiro

Após longa análise sobre o modelo de gestão do tempo da modalidade no país, um plano de ação efetivo, em três linhas básicas

Depois de ampla discussão a respeito das condições essenciais para se construir um bom calendário para o futebol brasileiro, o momento é de apresentar uma proposta. O presente documento possui este objetivo.

A proposta é que a temporada anual, adaptada ao calendário europeu, que já se tornou mundial, vá de 1° de julho de um ano até 30 de junho do ano seguinte. Pode ser desmembrada em três períodos, a saber:

· Período 1 (Pré-temporada): um mês inteiro, o de julho, dedicado a treinamentos físicos, técnicos e táticos, além de amistosos e jogos treinos; nesse período, podem-se ocorrer as excursões a outros continentes, algo que não é feito atualmente, com o intuito de se promover possibilidades alternativas de faturamento.

· Período 2 (Temporada regular): compreendido entre agosto de um ano e maio do outro, é o momento apropriado para a realização de todas as competições oficiais, exceto o Mundial de Clubes.

· Período 3 (Férias dos jogadores): deve ser o momento em que os jogadores tiram férias, em junho. A exceção é para os clubes que disputarem o Mundial de Clubes, que pode ser realizado na primeira metade de junho e, assim, os jogadores que participarem dessa competição tiram férias na segunda metade de junho e início de julho.

Portanto, o período mais relevante entre todos é o compreendido entre agosto e maio, quando devem se realizar as competições oficiais. Esse período merece, portanto, maior detalhamento.

Entre agosto de um ano e maio do ano seguinte, há 43 ou 44 domingos. Devido à necessidade de haver paralisações em datas especiais, como Natal, Ano Novo e Carnaval, devem ser utilizados 42 domingos (21 entre agosto e dezembro, e 21 entre janeiro e maio).

Como preencher os 42 domingos? Da seguinte forma:

· Os dois primeiros domingos para a realização da Supercopa do Brasil, dois jogos entre o clube campeão da Série A do Campeonato Brasileiro e o clube campeão da Copa do Brasil, ambos da temporada anterior, com um jogo com mando de campo para cada um.

· Os 38 domingos seguintes para a realização das séries A, B e C do Brasileiro, todas disputadas por 20 clubes e em turno, returno e pontos corridos.

· Os dois últimos domingos para a realização da Recopa das Américas: dois jogos entre o clube campeão da Copa Libertadores da América e o clube campeão da Copa Pan-Americana, substituta da Copa Sul-Americana, da temporada em curso, com um jogo com mando de campo para cada um.

Além disso, todos os 42 domingos seriam dedicados ao Torneio da Integração Nacional, uma espécie de quarta divisão do futebol brasileiro, que deixaria ocupados os 640 clubes brasileiros que não jogam o Campeonato Brasileiro, em suas três divisões, ao longo de toda a temporada.

Entre agosto de um ano e maio do ano seguinte, há, da mesma forma, 43 ou 44 quartas-feiras. Devido à necessidade de haver paralisações em datas especiais, como Natal, Ano Novo e Carnaval, devem ser utilizadas 42 quartas-feiras (21 entre agosto e dezembro, e 21 entre janeiro e maio).

Como preencher as 42 quartas-feiras? Da seguinte forma:

· As primeiras 21 quartas-feiras para os Campeonatos Interestaduais (Copa Sul / Minas e Copa do Nordeste) e para os Campeonatos Estaduais, sendo que quem joga o primeiro não joga o segundo, e vice-versa.
· As 11 quartas-feiras seguintes para a Copa Libertadores da América e para a Copa Pan-Americana, sendo que quem atua em uma, está fora da outra, e vice-versa.

· As 10 últimas quartas-feiras para a Copa do Brasil.

Então, resumindo:

· Torneio da Integração Nacional: 42 rodadas (aos domingos).

· Campeonato Brasileiro, em suas três divisões: 38 rodadas (aos domingos).

· Campeonatos Estaduais: 21 rodadas (às quartas-feiras). Quem os joga, não atua nos Campeonatos Interestaduais.

· Campeonatos Interestaduais: 21 rodadas (às quartas-feiras). Quem os joga, não participa dos Estaduais.

· Copa Libertadores da América: 11 rodadas (às quartas-feiras). Os concorrentes dela, na mesma linha, estão fora da Copa Pan-Americana.

· Copa Pan-Americana, substituta da Copa Sul-Americana: 11 rodadas (às quartas-feiras). Quem a joga, não disputa a Libertadores.

· Copa do Brasil: 10 rodadas (às quartas-feiras).

· Supercopa do Brasil: duas rodadas (aos domingos).

· Recopa das Américas: duas rodadas (aos domingos).

· Mundial de Clubes, competição especial, jogada fora do período de agosto a maio, ou seja, na primeira metade de junho.

Óbvio está que, para se completar a definição do calendário, deve-se esmiuçar a forma de disputa de cada competição. É a tarefa a ser procedida nos próximos artigos.

*Luis Filipe Chateaubriand é autor do livro 'Futebol brasileiro: um projeto de calendário', pela editora Publit (www.publit.com.br)