quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Unochapecó muda o foco para as semi-finais da Liga Nacional contra a UnescO cancelamento dos Jogos Abertos de Santa Catarina fez a equipe da Unochapec

O cancelamento dos Jogos Abertos de Santa Catarina fez a equipe da Unochapecó/Nilo Tozzo/FMD/Female retornar à Chapecó nesta segunda-feira. A partir de agora o foco será a semifinal da Liga Futsal Feminina. O time chapecoense encara a Unesc/Criciúma em dois jogos.

A equipe de futsal feminino de Chapecó era tida como umas das candidatas a medalha de ouro na 48ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Logo na estréia, no sábado, Chapecó aplicou 13 a 0 na cidade de Taió. Contudo, as fortes chuvas que caíram em toda região do Vale do Itajaí impossibilitaram a seqüência da competição. Em reunião envolvendo organizadores e os prefeitos das cidades de Indaial, Timbó, Pomerode e Rio dos Cedros no final da tarde do último domingo, decidiram pelo cancelamento das disputas.

O ano esportivo da equipe principal da Unochapecó/Nilo Tozzo prevê, ainda, os jogos da fase semifinal da Liga Futsal Feminina nos dias 11 e 14 de dezembro. O adversário da equipe chapecoense será a Unesc/Criciúma. A primeira partida será em Chapecó e, o jogo da volta, em Criciúma. A outra semifinal será entre a Unopar/Londrina e a Kindermann/UnC/Caçador nas mesmas datas. Os vencedores das semifinais se enfrentam nos dias 17 e 20 de dezembro.

Unochapecó é Campeã Estadual fem sub 13

A equipe sub-13 Unochapecó/NiloTozzo/Female é a campeã do Estadual de Futsal Feminino da categoria. Os jogos decisivos do campeonato foram realizados na última sexta-feira à noite e no sábado, em Chapecó.

Ao jogar no Ginásio Plínio Arlindo De Nes, a equipe de Chapecó garantiu o título com uma rodada de antecipação, ao vencer à Unesc/Forquilinha pelo placar de 8 a 2. No sábado pela manhã a equipe venceu Itapiranga por 4 a 1. Já no outro jogo da chave, Unesc/Forquilinha venceu Itapiranga, também pelo placar de 4 a 1.

O titulo foi conquistado com mais tranqüilidade após a desistência da equipe de Rio do Sul, vice-líder da competição, e que, devido a problemas com a federação, resolveu não disputar os jogos em Chapecó. Atuaram pela equipe as atletas: Claudia Eliza Ferrari, Débora Menezes da Rosa, Débora Vanin, Ellen Aline Aleixo, Estela Bortolanza Dalazen, Isabela Vitorino Ramos, Kamila Rosana Andriollo, Karoline Fuhr, Maria Lucia Klinkoski, Rubia Kauana de Ré, Silvia Cristina Rhoden e Thaysa Reis. A comissão técnica tem como treinador Ricardo Reche e como preparador físico Agnaldo Veriato Pereira.

Além do título, a Unochapecó/NiloTozzo/FMD/Female teve também as artilheiras da competição, Débora Vanin e Claudia, com 24 gols cada. A goleira menos vazada também foi da equipe, Maria Klinkoski, que sofreu 22 gols durante a competição e levou o troféu.

Na primeira fase da campanha, em quatro jogos, a equipe teve três vitórias e um empate, com 26 gols a favor e 11 gols contra, num saldo de 15 gols. Já na segunda fase foram seis jogos, todos com vitórias, e 39 gols a favor e 11 gols contra, num saldo de 28 gols. Na classificação final, Unochapecó/NiloTozzo/FMD/Female ficou com 18 pontos, Unesc/Forquilinha com 9 pontos e Itapiranga com 3 pontos.

Campeão Mundial pela Seleção Brasileira, Rogério não faz mais parte do elenco do Joinville

O goleiro Rogério,campeão do mundo pela Seleção Brasileira de futsal, não faz mais parte do grupo de jogadores do Joinville/Krona/DalPonte (SC). Uma reunião na tarde de ontem (25/11) entre o gerente Fábio Lennert e o atleta, decidiu a o rompimento do contrato que se encerraria em dezembro. Segundo Lennert, as duas partes entenderam que o momento é apropriado para não haver um desgaste maior no futuro.

Rogério defendeu o JEC por três anos com profissionalismo e dedicação e mesmo não tendo conquistado um título de maior expressão, a experiência do jogador contribuiu muito para o crescimento do futsal joinvilense.

O goleiro Gustavo, que estava nas categorias de base, solicitou a sua liberação junto ao Joinville, que prontamente atendeu ao pedido do atleta, que está se transferindo para a Itália.

Na tarde desta terça -feira 25/11 a direção do Joinville apresentou o pivô Márcio. O atleta disputou dois amistosos internacionais pela Seleção Brasileira contra o Uruguai no Rio Grande do Sul. A apresentação ocorreu no Ginásio Ivan Rodrigues.

“Aos poucos irei adquirir a confiança da torcida do Joinville e, também, desenvolverei meu melhor futsal. É tudo questão de tempo, sei que posso desempenhar um papel igual, ou melhor, do que o desenvolvido no clube anterior”, comentou Márcio.

Macedo comemora aniversário e tem a convocação como presente

Fortaleza (CE) - Um dia para comemorar. Assim foi o primeiro dia de treinamento de Felipe Macedo, convocado para compor o grupo que vai à Colômbia defender as cores da Seleção Brasileira de Futsal Sub-20. Além de viver um momento único em sua carreira, com a primeira convocação, o atleta completou 20 anos nesta terça-feira (25/11) com apenas um desejo - dar o seu melhor e conquistar o título do 3º Campeonato Sul-Americano.

O jogador foi observado pelo técnico Marcos Sorato, o Pipoca, durante a fase decisiva da 26ª Taça Brasil Sub-20, que ocorreu em Goiânia (GO), em julho. Jogador do Atlético (MG), Macedo foi um dos destaques do campeonato, atuando como fixo/ala. Sua equipe foi vice-campeã, sendo derrotada na final para a Unisul por 3 a 2. Outro atleticano convocado para a Seleção foi o goleiro Renan.

O título brasileiro não veio, mas Macedo logo pôde comemorar sua primeira convocação para a Seleção Brasileira Sub-20. "Tudo ocorreu tão rápido que nem tive tempo para criar expectativa sobre uma possível convocação. Após o campeonato fui informado que meu nome estava em uma lista com os pré-convocados. Eram 25 nomes e agora somos apenas 14 selecionados para buscar mais um título para o Brasil", afirma.

O jogador nasceu no futsal. Desde pequeno é adepto da bola pesada e tem o esporte no sangue, já que é filho de ex-jogador, além de estar em uma família repleta de esportistas. "O esporte em casa é algo natural. Minha mãe trabalha com esporte, meu pai foi ex-jogador, tenho um tio que trabalha com vôlei, então ser um atleta é um caminho natural para mim", revela.

Macedo revela que suas principais características na quadra é a marcação e o passe. "Meu jogo é simples, procuro fazer meu trabalho da melhor forma possível para ajudar a equipe. Acho que esse detalhe chamou a atenção do treinador para minha convocação", explica. O jogador começou a trilhar os caminhos do futsal muito cedo, no Olímpico (MG). Está há dois anos no Atlético (MG), porém deve se despedir do galo este ano, já que estourou o limite de idade para atuar na equipe juvenil e o time alvinegro não possui equipe adulta no futsal.

Sem planos para o futuro, Macedo quer aproveitar bem esse momento na carreira e espera colher frutos dessa convocação para a Seleção Brasileira Sub-20. "Tenho apenas um convite para atuar em uma equipe do Espírito Santo, mas nada de concreto. Espero que surjam boas propostas para que eu continue jogando futsal, que é o que mais gosto de fazer", finaliza.

Thiaguinho Nunes procura seu espaço

Fortaleza (CE) - O único atleta convocado que não atua em clubes do sul ou sudeste do país, Thiago Nunes é um dos jogadores que estão em Fortaleza na preparação para disputar o 3º Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Tunja, na Colômbia. O atleta foi um dos destaques da 26ª Taça Brasil de Clubes Sub-20, que teve sua fase decisiva realizada em Goiânia (GO), em julho deste ano. Sua equipe chegou à semifinal, mas acabou eliminada pelo Atlético (MG), entretanto sua atuação foi observada pelo técnico Pipoca, que acompanhava a competição.

Natural da capital goiana, Thiaguinho, como é conhecido, tem uma história um pouco diferente dos demais jogadores. Fez o caminho inverso. Começou no campo, para depois se transferir para o futsal. Começou a jogar futebol no Atlético (GO), onde disputou várias categorias até completar 17 anos, quando se transferiu para o Goiás, quando passou a jogar futsal.

De acordo com o atleta, sua principal qualidade dentro de quadra, que provavelmente chamou a atenção do treinador da Seleção Brasileira, é a velocidade com que se movimenta e a disposição para ajudar a equipe. "Não sou do tipo driblador, apesar de usar o drible quando necessário. Acredito mais no jogo coletivo e procuro sempre estar atento durante toda a partida. No Goiás conseguia transmitir liderança, mesmo não sendo o capitão", explica.

Apesar do sucesso no clube esmeraldino, seus dias no clube goiano estão contados, já que o Goiás não possui equipe adulta e está com 20 anos, estourando o limite de idade da categoria. Além do clube esmeraldino, o atleta também atua no Jaó/Universo, onde disputa campeonatos adulto e recebe meia bolsa de estudos.

"Não esperava ser convocado para a Seleção Brasileira. Recebi a notícia com surpresa e fiquei muito feliz por isso. Quero me dedicar ao máximo nos treinamentos para estar relacionado no grupo que viajará à Colômbia. Os outros atletas estão em uma condição melhor do que a minha, já que a maioria joga em grandes clubes do futsal brasileiro. Alguns já jogam a Liga Futsal, tendo mais experiência do que eu, por isso preciso correr atrás para buscar meu espaço", ressalta.

O próximo ano para o atleta ainda é incerto. Sem poder continuar no time esmeraldino, o jogador avalia algumas propostas que surgiram recentemente para se transferir para outros Estados. "Quero aproveitar bem esse momento e dar um grande passo na minha carreira. Estou avaliando o que pode ser melhor para mim, sempre contando com o apoio da minha família", finaliza.

Mais quatro atletas se apresentam fechando o grupo

Fortaleza (CE) - Com a chegada de mais quatro atletas o grupo está completo para a preparação visando o 3º Campeonato Sul-Americano. Murilo, Rodrigo Acco, Nilton e Cris chegaram ao Centro de Treinamento Aécio de Borba Vasconcelos, no início da tarde desta terça-feira (25/11), já se integrando ao restante do grupo. Antes de iniciar o trabalho com bola, os recém-chegados farão uma avaliação física, assim como os demais.

A baixa na equipe é a ausência do jogador Ferrão, que atua pelo Atlântico (RS). Em razão da disputa da semifinal do Campeonato Gaúcho Série Ouro, a equipe de Erechim não liberou o atleta para se apresentar na data exigida pela CBFS. Com isso, o grupo que teria 15 atletas, passa a contar com 14, sendo que todos viajarão para a Colômbia.

Reunidos todos os atletas e comissão técnica, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Aécio de Borba Vasconcelos, deu as boas vindas aos jogadores e falou sobre a importância em representar o Brasil em uma competição internacional. Com palavras de incentivo, enalteceu a qualidade de cada atleta, pois demonstraram qualidade para vestir a camisa verde-amarela.

"Muitos jogadores campeões mundiais passaram pela equipe sub-20. Esse é o primeiro passo para quem quer colocar seu nome da história do futsal brasileiro. Porém, antes de pensar em si, deve pensar no coletivo, na equipe e no país, acima de tudo", falou aos atletas.

O técnico Marcos Sorato, o Pipoca, pediu dedicação e disciplina aos novos comandados. "Temos que ter pensamento de equipe. Sempre pensando no grupo. São dez dias para treinar e nos preparar para buscar mais um título para o Brasil. Para que tudo ocorra direito, temos que trabalhar com dedicação e seguir tudo o que for determinado", finalizou.