domingo, 17 de outubro de 2010

Xadrez reúne principais atletas do Estado na faixa de 13 a 17 anos

                    Competições na Olesc serão na Sorgitu  

Com a participação de 28 equipes masculinas e 19 femininas começa neste domingo,dia 17, e se estende até a próxima quinta-feira, 21, na Sociedade Recreativa Ginástica de Tubarão, a competição de xadrez da 10ª Olimpíada Estudantil Catarinense. São mais de 200 enxadristas entre 13 e 17 anos de todas as regiões do estado que buscam o troféu de campeão. Nas duas últimas edições do evento eles foram conquistados por Joinville e Blumenau.

A competição dos dois naipes será realizada pelo sistema suíço, em sete rodadas. Além dos confrontos entre equipes, que define o troféu da modalidade, no decorrer da competição acontece mais dois torneios, o individual rápido, onde cada enxadrista terá 21 minutos para movimentar sua peças, e o relâmpago cujo tempo máximo que pode ser utilizado pelo atleta é cinco minutos por partida. Também vão ser premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, os enxadristas com melhor desempenho nos respectivos tabuleiros. Estes dois torneios foram implantados na edição de 2008 em Criciúma (em 2009 a competição estadual não aconteceu devido o surto de gripe A1N1).

Estão participando da Olesc enxadristas de grande potencial, como os blumenauenses Marcelo Bambino, duas vezes campeão brasileiro e sete vezes campeão estadual e Angélica Passold, campeã brasileira escolar, em 2009, em Poços de Caldas e eleita atleta destaque no Troféu Gustavo Kuerten de Excelência do Esporte.

A ausência lamentada por todos os técnicos e enxadristas da competição é de Alaíse Dal Orsoletto, de Lacerdópolis, que está na Grécia, representando o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude.

Álvaro Roberge

Cerimônia colorida e jovial abre oficialmente as competições da Olesc

          Solenidade aconteceu na noite deste sábado no Ginásio do Sesc em Tubarão

Apresentações artísticas de grupos de dança, coral e banda de rock, intercaladas com os atos protocolares deram o tom jovem ao cerimonial de abertura da décima edição da Olimpíada Estudantil Catarinense, realizada na noite deste sábado (16), no Ginásio de Esportes do Sesc, em Tubarão. A cerimônia foi presidida pelo prefeito do município de Tubarão, Manoel Bertoncini da Silva e o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, e prestigiada por inúmeras autoridades, entre elas o Secretario de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva, a Secretária Municipal de Cultura Esporte e Turismo, Alba Lígia Pires, a pró-reitora de Extensão Esporte Cultura e Integração Comunitária da Unisul, Vera Lúcia Anselmo Neves e o presidente da Comissão Central Organizadora, Alexandre Zabot.

Os mais de 3.700 participantes dos 80 municípios foram representados no desfile das delegações por apenas um atleta, acompanhado por um estagiário do curso de Educação Física, que conduziu a bandeira do respectivo município. Na seqüência, o hasteamento das bandeiras foi realizado ao som do Hino Nacional, interpretado em ritmo de “rock” pela banda Rivais de Ninguém.

Em seus pronunciamentos, o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, disse que o Governo do Estado cumpriu o compromisso que tinha com Tubarão de realizar a Olesc este ano, já que em 2009 o evento foi cancelado devido ao surto de gripe H1N1; o prefeito municipal, Manoel Bertoncini da Silva, afirmou que Tubarão está pronta para realizar uma grande “Olesc”; o Secretário de Desenvolvimento Regional, Haroldo de Oliveira Silva, representando o Governador Leonel Pavan, enfatizou o “quanto é importante investir no esporte”.

O ciclista e a carateca de Tubarão, Guilherme Cesar do Nascimento Piñeyrua e Ana Carolina Costa da Silva conduziram o fogo simbólico da Olesc e fizeram o acendimento da pira; outro carateca, Michel Michels Nizo proferiu o juramento do atleta.

Após a declaração de abertura feita pelo presidente da CCO, Alexandre Zabot, a cerimônia foi encerrada com uma chuva de papel picado.


Álvaro Roberge

Brasil faz estreia diante da República Tcheca

O Brasil fará sua estreia na disputa da sexta edição do Grand Prix de Fut sal na manhã deste domingo (17/10), diante da República Tcheca, em partida que terá início às 10h, horário de Brasília, no ginásio Newton de Faria, com transmissão ao vivo da TV Globo. O selecionado brasileiro tentará o sexto título do torneio internacional.


O Brasil foi campeão em todas as outras edições do torneio. Em 2005, venceu a Colômbia na decisão. O segundo GP foi disputado no ano seguinte, quando o Brasil foi bicampeão ao bater a Itália na decisão. Em 2007 o Brasil venceu o Irã por 4 a 0. Na quarta edição, outra vitória, diante da Argentina, por 3 a 2 e, por fim, o pentacampeonato em 2009, contra o Irã mais uma vez.

Agora, porém, a disputa será diferente. O torneio terá um nível de dificuldade maior que os anteriores, já que os atuais campeões mundiais brasileiros enfrentarão adversários mais qualificados, como é o caso da Espanha, atual vice-campeã do mundo e a Rússia, quarta colocada na última Copa do Mundo de Futsal.

Além disso, selecionados do quilate de Itália, Paraguai, Argentina e Irã também estarão na disputa do GP.É uma espécie de Mundial disputado em oito dias. As melhores seleções do mundo estarão presentes e certamente o nível técnico do torneio será dos mais altos, atesta Marcos Sorato, técnico do Brasil.

O Brasil realizou seu último treinamento neste sábado pela manhã, no ginásio Newton de Faria. O Brasil iniciou os trabalhos às 8h30, já se precavendo com o início do Horário de Verão que se inicia à meia noite de hoje. O treinamento seguiu até às 10h da mesma data.

Sobre a República Tcheca, Sorato explica que se trata de uma seleção rápida e que atua nos contra ataques.Acompanhei o último Europeu na Hungria, quando eles eliminaram a Itália nas quartas de final. É um time rápido, que gosta de jogar no contra ataque. Por isso temos que ter cuidado com nossa reposição defensiva.

A República Tcheca já está em Goiânia. O time do leste europeu chegou ao Brasil e treina no ginásio Newton de Faria na noite deste sábado (16/10), a partir das 19h. Os tchecos já participaram de duas edições da Copa do Mundo de Futsal, em Taipei no ano de 2004 e no Brasil em 2008. No GP, os tchecos disputaram a segunda edição do torneio, em 2006, a quarta em 2008 e a quinta, em 2009.