quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Seleção Brasileira já conhece adversários no 3º Sul-Americano Sub-20

Fortaleza (CE) - A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou os grupos e confrontos que a Seleção Brasileira terá pela frente na disputa do 3º Sul-Americano Sub-20. A competição reunirá nove seleções, já que o Peru, que estava classificado, deverá ser cortado pela Fifa. O primeiro desafio do Brasil será no dia 7 de dezembro, contra o Equador, em Tunja, na Colômbia.


Além da seleção equatoriana, Costa Rica, Venezuela e Uruguai são os outros adversários do Brasil na primeira fase, que está no Grupo B. Os dois melhores classificados na chave avançam à semifinal. O Grupo A será composto pela dona da casa, Colômbia, juntamente com Argentina, México e Bolívia.


Para o técnico Marcos Sorato, o Pipoca, a preocupação maior na primeira fase é diante da Venezuela e Uruguai, que farão as duas últimas partidas da chave. "Nosso pensamento inicial é classificar em primeiro do grupo. Esse é o objetivo, por isso nem penso na outra chave. Temos que nos concentrar em todos nossos adversários. Acredito que a Venezuela e o Uruguai serão nossos adversários mais difíceis desta primeira fase, já que grande parte dos atletas sub-20 atuam pela equipe principal", explica.


Na outra chave, Pipoca não esconde a preocupação com Colômbia e Argentina. "Não temos que pensar nos adversários do outro grupo ainda, mas a Colômbia, que estará jogando em casa, e a Argentina, que tem vários jogadores do sub-20 atuando no time principal merecem uma atenção especial. Porém, nesse momento, nosso foco são os adversários do nosso grupo", ressalta.

O 3º Sul-Americano Sub-20 será realizado em Tunja, na Colômbia, de 7 a 14 de dezembro. O Brasil venceu as duas primeiras edições e quer manter a hegemonia no continente. Os jogadores convocados para representar o Brasil seguem em preparação no Centro de Treinamento Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE). A delegação brasileira embarca para a Colômbia no dia 5 de dezembro.

Confira os jogos do Brasil no 3º Sul-Americano Sub-20, que será realizado em Tunja, na Colômbia.

Dia 7/12: Brasil x Equador - às 18 horas (horário local)

Dia 8/12: Brasil x Costa Rica - às 15h30 (horário local)

Dia 9/12: Brasil x Venezuela - às 18h30 (horário local)

Dia 11/12: Brasil x Uruguai - às 18h30 (horário local)

Pipoca observa jogadores e cobra disciplina e comprometimento

Fortaleza (CE) - A Seleção Brasileira Sub-20 realizou o segundo treinamento com bola na manhã desta quarta-feira (26/11). Antes do trabalho, os atletas passaram por mais testes físicos e responderam bem ao que foi solicitado pela comissão técnica. O técnico Marcos Sorato, o Pipoca, comandou os treinamentos e deu ênfase à defesa, nesse primeiro momento, mas não deixou de observar outros detalhes dos jogadore.

"Nesse segundo dia já pude ver que os jogadores se soltaram mais e aos poucos estão entrosando com o grupo. Estou aproveitando esse primeiro momento para conhecê-los melhor, já que apenas com a observação é impossível ter muitas informações sobre os atletas", explica o técnico Pipoca.

Os goleiros também tiveram um treinamento intenso, com o preparador de goleiro, Fred. Cris, Rennan e Nilton estão se esforçando para buscar uma vaga no gol. A posição de titular ainda está indefinida, o que incentiva ainda mais os jogadores nesses dez dias de preparação.

Apesar de todo o trabalho, Pipoca deixa claro que ninguém está definido na Seleção Brasileira. "Quero ver dedicação e comprometimento. É isso que espero de todos os jogadores. Não terei dúvidas em cortar qualquer atleta por motivo de indisciplina e falta de compromisso do grupo. Esses dois atributos são imprescindíveis para o prosseguimento e sucesso de todo o trabalho", ressalta.