terça-feira, 1 de dezembro de 2009

IACC pega Floripa hoje pelo Catarinense de Futsal

As duas equipes se enfrentam na partida de ida da fase semifinal do Campeonato Catarinense da Divisão Especial de Futsal. Jogo será no Centro de Eventos.

Nesta terça-feira a noite a IACC/Patrimonial/Águia Seguros/Concórdia estará em quadra para disputar a primeira partida das semifinais, contra o Colegial e Florianópolis, pela Divisão Especial. A partida inicia às 20h30, no Centro de Eventos. O técnico Serginho Schiochet não contará com o ala Felipe, que se lesionou nos JASC e não joga mais esse ano. Duda com uma contratura muscular é dúvida, assim como, Paludo que ainda sente o joelho. Por outro lado, a equipe tem o retorno certo de Gabriel e Éder que se recuperaram das lesões nas costas e tornozelo, respectivamente. Serginho comenta que o time buscará a vitória para quebrar a vantagem de Florianópolis. "E isso nos dará muito mais confiança para o jogo de volta na Capital. A consciência do grupo é grande neste sentido e esperamos fazer uma boa partida e que a torcida super-lote o Centro de Eventos. Ainda mais neste momento delicado por estamos enfrentando problemas de lesão".

No treino da tarde de segunda-feira, no Tancredão, Serginho praticamente confirmou o time para enfrentar o Colegial, com Léo, Mário, Gabriel, Douglas e Júnior. Roger, Guiga, Turmena, Juliano, Duda, Paludo e Gheno estarão a disposição do técnico Serginho. A direção espera um grande número de torcedores acompanhando a partida. Já a torcida organizada promete fazer dar show e apoiar os atletas concordienses. O jogo de volta está programado para esta sexta-feira (5), em Florianópolis.

Bons tempos. Treinador do Flamengo já defendeu o Inter de Lages

No início da década de 90 um jogador brilhou no gramado do Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior e dividia com Martinho Bin, Zé Melo e Jones Minosso (falecido) os holofotes no Internacional de Lages. Hoje, Andrade não joga mais, é técnico. Comandando o Flamengo pode levar o clube à conquista do Brasileiro e concorre ao título de melhor treinador.

Quem acompanhou o futebol em Lages, na época de Andrade, viu em campo um volante talentoso, que foi campeão do Mundo com Flamengo em 1981. "Um ‘cara" dez, bacana, gente fina, por isso está fazendo todo esse sucesso", conta o ex-jogador Zé Melo, que jogou com Andrade no Inter. "Somos amigos, da mesma terra, somos mineiros e no final do ano devemos nos encontrar, ou no Rio de Janeiro ou em Juiz de Fora (MG)", revela Melo.

Do tempo que o treinador do Flamengo jogou em Lages, Zé lembra que todo os jogadores o respeitavam. "A pessoa dele sempre fez a diferença, era muito querido", garante, Zé, que sempre que pode telefona para o amigo no Rio. "Falei com ele no mês passado, antes disso liguei para saber como estava quando teve o desentendimento com o goleiro Bruno", conta.

Outro ex-jogador amigo do Andrade, que faz questão de elogiar o treinador é Adílio, que defendeu o Flamengo e também foi campeão do mundo. Nesta semana, na tentativa de entrevistar Andrade, falamos com Adílio. "Ele sempre atende todo mundo, mas é que está numa semana de concentração", explicou Adílio.

Andrade vai comandar o Flamengo, neste domingo, contra o Corinthians em Campinas, pela penúltima rodada do Brasileirão 2009. O time rubro-negro é o vice-líder (acompanhe ao lado) e briga com o São Paulo pelo título nacional.

Andrade como jogador

Passou pelos times:
1976-1978: ULA Mérida (Venezuela)
1978-1988: Flamengo
1988: Roma
1988-1989: Vasco
1991: Internacional de Lages
1992-1993: Desportiva
1994: Operário
1995: Bacabal
1996-1997: Barreira


Jorge Luís Andrade da Silva, o Andrade, nasceu em Juiz de Fora, dia 21 de abril de 1957. Sua vida esteve ligada diretamente ao Flamengo, primeiro como jogador conquistando quatro títulos Brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1987) foi da geração mais vitoriosa do clube. Muito talentoso, formou ao lado Adílio e Zico um meio-de-campo que deixou saudades.

Ki-Bola é terceiro no estadual sub 13 de Futsal

O ano terminou para a equipe Ki-Bola/Colégio Energia, depois de um ano de competições trouxe para a Serra o troféu de terceiro lugar do Campeonato Estadual de Futsal sub 13. O pivô Alisson (Azul) que está em Curitiba, junto com o colega de time Matheus Sartor, fazendo teste para o Atlético Paranaense, foi o artilheiro, de 2009 com 66 gols.

Os últimos jogos do Estadual foram, no fim de semana, em Blumenau, os lageanos venceram duas partidas e perderam uma. Segundo treinador Marco Reis (Marquinhos), jogo que perderam, contra Florianópolis (3 a 2), foi muito equilibrado, mas com pouca eficácia no ataque e desatenção na defesa. “Tomamos o gol de desempate quando faltavam sete segundos para o final do jogo, e pouco antes em um contra-ataque o jogador Eduardo desperdiçou a chance de ter feito o gol que daria a vitória a nossa equipe, e no retorno para a defesa, acabamos sofrendo o gol, no contra-ataque deles”, descreveu o treinador Marquinhos.

Lages venceu Tubarão por 2 a 1 o último jogo foi contra os campeões estaduais de 2009, a Hering/Blumenu, por 2 a 1. Lages quebrou a invencibilidade da equipe Blumenauense que não havia perdido nenhuma no Estadual deste ano.

Três buscam título brasileiro também como treinadores

Andrade, Mário Sérgio e Ricardo Gomes, treinadores de Flamengo, Internacional e São Paulo, podem, no final de semana, conquistar pela primeira vez na carreira um título do Campeonato Brasileiro como treinador. Todos já conquistaram títulos em campo como jogadores, e agora tentam fazer parte do seleto grupo de ex-jogadores que venceram como treinadores.

O Brasil tem outros exemplos de ex-atletas que se deram bem no comando de times, como Emerson Leão que estava à frente do Santos em 2002 na conquista Campeonato Brasileiro, e como atleta, venceu em 1972 e 1973 o Brasileiro com o Palmeiras, em 1981 foi campeão Brasileiro com o Grêmio. O atual técnico do Palmeiras Muricy Ramalho é outro bom exemplo, como jogador ergueu a taça com o São Paulo em 1977 e como treinador conquistou três títulos nacionais, 2006, 2007 e 2008.

Entre os técnicos que buscam o título, o treinador do Flamengo, Andrade, é o mais querido pelos lageanos, pois defendeu as cores do Inter de Lages em 1991.