sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Fesporte e integrantes das federações de deficientes discutem regulamento dos Parajasc

Reunião aconteceu nesta quinta-feira em Florianópolis

Representantes das federações de deficientes de Santa Catarina e integrantes da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), estiveram reunidos nesta quinta-feira, 25, no Hotel Baía Norte, em Florianópolis, para analisar questões pertinentes ao paradesporto. Entre os assuntos discutidos estava o regulamento dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que este ano foi realizado em Itajaí com a presença de mais de 1.600 atletas de 60 municípios. Também foi apresentado, pelo presidente da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas, Décio Roberto Calegari, um pedido para a realização do Mundial da modalidade em SC no ano de 2011.

Participaram do encontro o presidente da Fesporte, Pedro de Oliveira Lopes; além da  diretora de esporte, Lílian de Fátima Pinto; o gerente de esportes de base inclusão, Ademar Silva; o gerente de participação Jorge Fernando Salm, e ainda os presidentes das federações 

Carlos Roberto Sestrem (Federação Catarinense de Desporto de Cegos e Baixa Visão; Walter Rieg (Federação de Surdos); Jefferson Roberto Seeber (Federação Desporto Deficiente Mental); Wolsiu Waltrick (Federação de Entidades de Deficientes Físicos) e também representantes de outras entidades ligadas aos deficientes.
O objetivo do encontro era discutir propostas e analisar modificações no Parajasc, que hoje é considerado o maior evento paradesportivo do país, em número de participantes e ainda por reunir os quatro segmentos: deficientes físico, intelectual, visual e auditivo.

O presidente da Fesporte, Pedro Lopes, disse que era obrigação da entidade ouvir os anseios do grupo para então propor regulamentos e alterações no evento. Segundo ele, tudo será colocado no planejamento do próximo ano, independente de quem vier a assumir o comando da entidade a partir de 1º de janeiro. Pedro Lopes assumiu o comando da Fesporte em abril de 2010 e encerra seu trabalho ao final desta gestão, em 31 de dezembro próximo.

Uma das situações que deverá ser implantada para 2011 está na realização do competições regionais dos Parajasc nas modalidades que alcançarem mais 16 equipes nas incrições. Este fato deve acontecer principalmente no segmento intelectual nas modalidades de bocha e futsal. Também existe um pedido das entidaddes para que haja uma mudança na classificação geral, sendo apontado o campeão de cada segmento (auditivo, visual, intelectual e físico) e que a partir de uma pontuação em cada um desses segmentos seria definido o campeão geral.
 
Segundo o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, as propostas serão analisadas e o que for de consenso da maioria deverá ser encaminhado ao Conselho Estadual de Esporte (CED) que deve se reunir no próximo dia 6 e 7 de dezembro. 
 
O presidente da Associação Brasileria de Handebol em Cadeira de Rodas, Décio Roberto Calegari participou da reunião em Florianópolis. Ele veio consultar a Fesporte e pedir ajudar das demais entidades para a realização do Campeonato Mundial de Handebol em cadeira de rodas, principalmente porque o Estado será palco em 2011 também do Campeonato Mundial de Handebol. “Acho que seria um a boa oportunidade de conseguirmos firmar esta modalidade no cenário esportivo”, garantiu Décio. Ela acredita que pelo menos 12 equipes de outros países estariam presentes na disputa podendo chegar até 16 ou 24 times. Segundo ele, o principal será escolher locais que garantam uma boa mobilidade urbana para os cadeirantes.

Cláudia Sanz

Definidos rivais do Brasil no Mundial de Futsal Feminino

O Brasil já sabe quem serão seus adversários na primeira fase do 1º Torneio Mundial de Futsal Feminino. O sorteio que definiu as chaves da competição foi realizado nesta quinta-feira (25/11), em Madri, na Espanha. A competição será disputada entre os dias 6 e 11 de dezembro, nas cidades de Alcobendas e Torrejón de Ardoz - ambas fazem parte da região metropolitana da capital espanhola.

São oito países na disputa pelo título. As brasileiras fazem parte do grupo A, juntamente com Portugal, Tailândia e Venezuela, contra quem estrearão no dia 6 de dezembro. A chave B terão, além das donas da casa, Japão, Rússia e Guatemala.

O campeão fará cinco partidas, sendo três na primeira fase, contra os rivais diretos do grupo os dois melhores de cada chave avançarão. Além da semifinal e final, marcada para o dia 11 de dezembro.

Para a competição, o Brasil inicia os preparativos nesta sexta-feira (26/11). As jogadoras se apresentarão em Fortaleza (CE), e ficarão concentradas no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos. A delegação verde-amarela, que conta com 14 atletas, segue para a Espanha no dia 4 de dezembro.

Grupos - 1º Torneio Feminino Mundial
Grupo A - Ginásio José Caballero - Alcobendas
Brasil
Portugal
Tailândia
Venezuela

Tabela de jogos* - Grupo A
6/12 - Segunda-feira
14h00 - Tailândia x Portugal
16h30 - Brasil x Venezuela

7/12 - Terça-feira
14h00 - Tailândia x Venezuela
16h30 - Portugal x Brasil

8/12 - Quarta-feira
14h00 - Venezuela x Portugal
16h30 - Brasil x Tailândia
*Horários de Brasília

Grupo B - Ginásio Jorge Garbajosa - Torrejón de Ardoz
Espanha
Japão
Rússia
Guatemala

Tabela de jogos* - Grupo B
6/12 - Segunda-feira
14h00 - Japão x Guatemala
16h30 - Espanha x Rússia

7/12 - Terça-feira
14h00 - Japão x Rússia
16h30 - Guatemala x Espanha

8/12 - Quarta-feira
14h00 - Rússia x Guatemala
16h30 - Espanha x Japão
*Horários de Brasília

Tabela de jogos* - Semifinais
10/12 - Sábado
14h30 - 1º Grupo A x 2º Grupo B - Ginásio Jorge Garbajosa - Torrejón de Ardoz
17h00 - 1º Grupo B x 2º Grupo A - Ginásio José Caballero - Alcobendas
*Horários de Brasília

Tabela de jogos* - Final
11/12 - Domingo
15h00 - Vencedor Semifinal 1 x Vencedor Semifinal 2 - Ginásio José Caballero - Alcobendas
*Horário de Brasília

Bispo que apoiou Dilma é pressionando a renunciar

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI  aceitou a renúncia de Luiz Carlos Eccel, bispo de Caçador (Santa Catarina, Brasil), que apoiou para a eleição presidencial Dilma Rousseff, criticada pela Igreja Católica por suas posições sobre o aborto, anunciou nesta quarta-feira o Vaticano. 

Bento XVI aceitou a renúncia do bispo Eccel "em conformidade com o artigo 401 parágrafo 2 do Código de Direito Canônico", indicou o Vaticano em um comunicado. Esse artigo prevê a renúncia "por motivos de saúde ou por outra causa grave".

Este bispo, de 58 anos, não teria se mantido fiel à Igreja católica ao apoiar abertamente a candidatura de Dilma Rousseff, eleita presidente no dia 31 de outubro.

Alvo da Igreja católica e dos evangélicos por suas posições a favor da legalização do aborto, a candidata do Partido dos Trabalhadores afirmou antes do segundo turno que não iria modificar a lei.

Durante a campanha eleitoral, o bispo de Guarulhos (São Paulo) divulgou um manifesto contra Dilma, a pessoa escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo, apresentando-a como "a candidata da morte".

Três dias antes do segundo turno, no dia 28 de outubro, Bento XVI disse, ao receber os bispos brasileiros, que os sacerdotes tinham "o dever de emitir um julgamento moral, mesmo na política", quando "os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem".

As declarações foram recebidas no Brasil como um apoio implícito ao candidato social-democrata da oposição, José Serra.

KARATÊ-DÔ “O esporte campeão! O Esporte do III Milênio”

Acontece neste sábado (27 de Novembro), na cidade de Mirim Doce / Terra do Melhor Arroz, a  Etapa Final do Campeonato Estadual de Karatê-dô Interclubes 2010.

Deverão participar 500 estudantes de aproximadamente 15 municípios.
O Karatê-dô é uma modalidade que está crescendo a cada dia, em quantidade e qualidade dos seus praticantes.

Santa Catarina conquistou em 2010, 10 (dez) medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais :

09 (nove) no Campeonato Mundial W.U.K.O. – WORLD UNION OF KARATÊ-DÔ ORGANIZATION, em Buenos Ayres / Argentina, com os estudantes:

- Anderson Gomes da Silva (Kumite Equipe), Marcelo Pires Ribeiro (Kata), Letícia dos Santos Varela (Kata), Luan Esganzela (Kumite) e Tatiana Monfroi (Kata) de Fraiburgo;
- Marco Antonio dos Anjos (Kumite) de Chapecó;
- Lais Cristina Wainer Dang 2 (Kata e Kumite); e Kaic Carneiro Rodrigues (Kata) de Balneário Camboriu;

01 (uma) no Campeonato Mundial W.T.K.A – World Traditional Karatê Association, em Carrara / Itália, com o estudante Gustavo Cavallier, de Chapecó;


No evento de sábado, Fraiburgo será representado por 40 (quarenta) estudantes da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo, Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro (Bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão), Projeto Segundo Tempo (Macieira e Liberata), Escolinhas da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, e, Escola EMUVI / Videira.


A modalidade de Karatê-dô tem como princípios básicos a educação, disciplina e respeito, para a formação do indivíduo como um todo.

O Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, desenvolvido desde 2002, nos Bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, traz os seguinte benefícios para a comunidade.
Ø      Dar uma atividade extra para as crianças evitando a ociosidade na rua;
Ø      Desenvolvimento nos Indivíduos de: AUTO CONTROLE – AUTO CONFIANÇA – AUTO ESTIMA – DISCIPLINA – REFLEXO RÁPIDO - FORMAÇÃO DO CARÁTER;
Ø      Melhora física, emocional e espiritualmente dos Indivíduos;
Ø      Formação de cidadãos saudáveis física, emocional e espiritualmente;
Ø      Diminuição de gastos com atendimentos na área da saúde, segurança, como conseqüência do trabalho preventivo realizado e  recuperação de indivíduos com problemas sócio-emocionais;
Ø      Divulgação do nome do Município;

Missão: “Integrar o indivíduo na sociedade através de um preparo físico, mental e
espiritual, baseado na filosofia milenar do Karatê-dô Shito Ryu”.


“NÃO PRATIQUE VIOLÊNCIA ! ! ! PRATIQUE KARATÊ-DÔ” – O ESPORTE CAMPEÃO, O ESPORTE DO III MILÊNIO.

 

LUIZ ANTONIO LAUDELINO COELHO

Faixa Preta – 3.º Dan – Pres. Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô

Registro CREF/SC n.º4.099 P/SC Resp.Karatê-dô/FME