sábado, 5 de dezembro de 2009

Tribunal de Justiça Desportiva começa a funcionar a partir da próxima semana

Na próxima semana o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina, Alexandre Beck Monguilhott, deve começar a despachar as ações da Federação Catarinense de Futsal. A legalidade do convênio, entre Federação de Futsal e Fesporte, depende da última análise dos documentos, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, da Confederação Brasileira de Futsal.

Monguilhott, que deverá responder pelo TJD do futsal catarinense, confirmou, por e-mail, que o convênio foi feito, e na quarta-feira foram atendidas as reivindicações do STJD. “Tais reivindicações, que eu particularmente considero justas, principalmente pelo fato de na composição do citado STJD não existir nenhum auditor com conhecimento específico sobre o sistema desportivo catarinense”, comentou. Questionado sobre as decisões que terá de tomar sobre os oito clubes na fase final da primeira divisão, que está parada (nove clubes esperam a decisão) e a forma como será a disputa, não quis dar detalhes.

“Acerca das decisões ainda é cedo para antecipar, não gostaria de tecer qualquer comentário antes de que o TJD/SC estivesse inteirado sobre o que existe de fato no futsal catarinense”, disse, garantindo imparcialidade na avaliação, respeito aos prazos e trâmites processuais. “A celebração de convênio para que a justiça desportiva do futsal seja comandada pelo TJD/SC atende a vários requisitos legais, avaliados por pessoas conhecedoras da matéria jurídica de fato”, conclui.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Carlos Tolstoi, afirma que não recebeu nenhum documento para verificar se as determinações foram atendidas. “Recebi cópias do convênio por e-mail, mas preciso do original por escrito, porque eu não decido sozinho”, explicou. De acordo com o departamento de protocolo da Confederação, na quinta-feira chegou um material para o STJD, da Federação Catarinense. É possível que na segunda-feira o Superior tenha uma decisão sobre o Convênio da Federação com a Fesporte e o Tribunal comece a funcionar.

A Confederação pretende retomar o programa de Padronização da Justiça Desportiva, de 2005 e 2006, quando visitou 17 das 27 Federações pelo País. Depois do que aconteceu em Santa Catarina, que desde 2008 operava sem Tribunal de Justiça, procurou informações sobre outras entidades no Brasil.

“Pedimos, há 60 dias, para todas as Federações que encaminhassem a composição do Tribunal, com e-mail, telefone e endereço do presidente, apenas Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia responderam”, lamentou, completando: “é um descaso total e absoluto, por isso em 2010 devemos voltar a visitar os estados”. O fato de o futsal não ter o foco da mídia, como o futebol por exemplo, contribui para arbitrariedades e irregularidades. Para moralizar as Federações, Tolstoi acredita que é preciso mais participação da sociedade. “A Ordem dos Advogados do Brasil por meio da sua comissão de esporte no Estado pode ajudar na montagem desses Tribunais, pois é um campo de atuação para os advogados”, comenta.

Cansados de esperar os dirigentes de clubes da primeira divisão em Santa Catarina se reuniram para tentar um acordo de cavalheiros. Uma reunião foi convocada pelo time de Chapecó, e aconteceu na sede da Federação Catarinense, em Florianópolis. “Queriam fazer uma mudança na forma de disputa. Eu disse não, porque é perigoso, acabaram fazendo uma reunião em vão”, comentou o presidente da Federação, João Carlos de Sousa. Sem esperar o Tribunal ser constituído João já decidiu que os oito primeiros estão dentro, que o Inter Futsal está fora. “Com o WO da Marka sendo validado, a equipe ganhou os pontos e está de volta ao campeonato, assim, o Inter está fora”, comentou. O Moitas (Ituporanga) não entrar em quadra em Lages gerou uma série de ações que acabaram com a paralisação da competição e determinações do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Na situação atual, com a “decisão” do presidente da Federação, o Inter Futsal/Uniplac é o mais prejudicado, o presidente do clube, Nelson Rodrigues promete buscar os direitos na Justiça. “Vou lutar pelo meu time até o último segundo, até a equipe de Ituporanga quer o Inter na competição”, desabafa.

Fonte:Correio Lageano


Troféu Gustavo Kuerten e Comenda serão entregues nesta segunda-feira dia 7

Cerimônia será realizada no Hotel Cambirela em Florianópolis

O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte e a Comenda do Mérito Esportivo 2009 serão entregues nesta segunda-feira, dia 7 de dezembro, em cerimônia que será realizada a partir das 19h30min no Hotel Cambirela, em Florianópolis.

Tanto a Comenda como o Troféu são uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e contam com o apoio do Conselho Estadual de Esporte, Fesporte e Guga Kuerten Participações.

Em relação à Comenda do Mérito Esportivo, a homenagem chega a sua 16ª edição, e foi criada em 1994 com objetivo de homenagear pessoas que trabalham ou trabalharam em prol do esporte. Os eleitos para receber a medalha deste ano são: Artur José Novaes, Benhur Rosado Sperotto, Joaquim Mires Villarinho Júnior, Salomão Ribas Júnior e a Associação Chapecoense de Futebol.

Também desde 2007 foi instituída a medalha do Gran Mérito que será entregue ao ex-governador Colombo Machado Salles e ao Grupo RBS pelos seus 30 anos de atividades.

Já o Troféu Gustavo foi criado no ano de 2008 com o objetivo de homenagear os destaques esportivos catarinenses na temporada. A homenagem é feita em cinco categorias: melhor atleta, atleta revelação, melhor técnico, melhor equipe e melhor entidade esportiva. Os escolhidos de 2009 foram Bruno Resende, Angélica Roberta Passold, Marcos Pacheco, equipe Ciser/Araldite/Univille e a Unoesc.

Com Informações da Assessoria de comunicação da Fesporte.

Divulgada logomarca do JASC 2010


A Prefeitura de Brusque divulgou está semana a logomarca oficial da edição dos Jogos Abertos para o próximo ano.

Apenas lembrando que em 2010,será o cinquentenário dos jogos que teve sua primeira edição,na mesma cidade.

Fonte:Blog do Rodrigo Santos e Prefeitura de Brusque

CAC corre atrás de mais um titulo


Sub 11 decide neste sábado no extremo oeste


Neste sábado a garotada do Tricolor do Contestado tem mais uma decisão pela frente, desta vez os meninos do Sub-11 disputam o titulo do campeonato catarinense de base fase oeste – Copa Ric Record 2009, diante do Bugre do Oeste, no primeiro confronto realizado sábado (28) passado em Caçador a equipe Caçadorense venceu pelo placar de 3 à 1 e agora pode até perder por um gol de diferença que fica com titulo.


Para o Técnico Guéla a garotada esta pronta para conquistar esse primeiro titulo estadual na carreira deles, sabemos que não será fácil, pois eles mostraram que são uma grande equipe, se referindo ao time do Bugre, mas acredito muito nesses meninos e voltaremos para casa com essa conquista, conclui o treinador.


A delegação viaja neste sábado (05) as 08:00 hs para cidade de Descanso onde joga a partir das 17:30 hs no Estádio João Barreto, alguns pais deverão acompanhar a delegação para esta grande final.