domingo, 21 de dezembro de 2008

Em casa, Malwee vence o São José e conquista o hexacampeonato


A Malwee Futsal é hexacampeã da Taça Brasil de Clubes de Futsal. O time catarinense, que vem dominando a competição mais tradicional do salonismo nacional desde 2003, venceu o São José Futsal (SP), por 4 a 2, após o empate no tempo normal, em 1 a 1, e a vitória na prorrogação, por 3 a 1, neste sábado (20/12), na decisão do título. O duelo foi disputado na Arena Jaraguá.

O título coroa a temporada da equipe, que venceu quatro dos seis campeonatos disputados em 2008. Além da Taça Brasil, a Malwee conquistou neste ano a Liga Futsal (pela segunda vez consecutiva), o título estadual e o campeonato sul-americano de clubes.

O jogo

O ritmo de jogo começou intenso. Os paulistas iniciaram o duelo tentando surpreender os anfitriões. Aos poucos a Malwee foi se soltando e conseguiu equilibrar o confronto, criando boas oportunidades para abrir o marcador. Falcão fez o primeiro tento após o lançamento de Chico o ala deu um toque sutil na saída do goleiro Pezão e marcou aos 12min35.

Na etapa complementar, a equipe de São José dos Campos foi para cima e abriu espaços para os contra-ataques da Malwee. Porém, o empate veio dos pés do fixo Sakai, que recebeu assistência de Simi e venceu o goleiro Tiago, aos 26min59. Nos minutos que seguiram os dois times criaram boas chances de vencer a partida, mas o empate prevaleceu, e o campeão foi conhecido no tempo extra.

Na prorrogação a vantagem do empate era da Malwee Futsal, por conta de uma melhor campanha durante a fase decisiva da competição. Com isto, os paulistas pressionaram mas acabaram cometendo a sexta falta e Ari concluiu o tiro livre direto com precisão para fazer 2 a 1, aos 45min28. Lenísio, aos 47min51, ampliou e praticamente selou o título para os catarinenses, que ainda viram Chico Paulista descontar, aos 49min49, e Ari fechar a contagem, cobrando mais um tiro livre direto, aos 49min59.

Ao final da partida, o técnico Fernando Ferreti destacou a importância do conjunto da Malwee. “A coisa mais importante que este elenco tem é a qualidade destes jogadores”, disse. Sobre o encerramento das atividades de 2008, Ferreti brincou sobre a conquista de mais um título. “Já é bom entrar de férias, imagine como é entrar desta forma, é melhor ainda”, complementou.

Já o comandante do São José, Fernando Cabral, ressaltou o empenho de seus comandados. “Fizemos de tudo durante a partida. Lutamos bastante, empatamos o jogo e tivemos a chance de virar. Porém estouramos o limite de faltas coletivas muito cedo no segundo tempo e isto acabou sendo determinante”, analisou Cabral.

Falcão fez questão de dedicar a conquista aos jaraguaenses. “Dividimos este título com toda a cidade. Sabemos quanto isto significa então isto não tem preço. Esperamos prosseguir dando muita alegria para essa torcida nos próximos anos. É um título que nós vestimos a camisa, mas sabemos o quanto todos que nos cercam ajudam”, finalizou.

Com ataque mais positivo, Malwee leva o título e faz o artilheiro

A 35ª edição da Taça Brasil de Clubes, competição mais tradicional do futsal do Brasil, terminou com mais um título da Malwee Futsal (SC). Além do troféu, a equipe que marcou 30 gols em cinco jogos, teve o ataque mais positivo da competição.

O artilheiro da fase decisiva foi o pivô Lenísio da Malwee, com 9 gols, levando troféu Bola de Ouro. “É um privilégio poder estar aqui na Malwee e fico muito feliz em fazer parte deste elenco. A Taça Brasil tem um sabor diferente. É uma competição que se joga em uma semana em uma sede, com todos os clubes juntos e isto dá um sabor especial”, comentou o jogador.

O prêmio de equipe mais disciplina, que faturou o troféu Fair Play, ficou com a equipe do São José Futsal. Os paulistas acumularam 35 pontos durante toda a fase decisiva.

A surpresa da competição foi a Fesurv/Rinco, de Rio Verde (GO). O time goiano chegou às semifinais com a primeira colocação do grupo B e acabou parando no São José Futsal (SP), na disputa por uma vaga na decisão. O experiente fixo Jaílton, de 41 anos, destacou o desempenho da sua equipe. “Esta posição é algo que merece desfile em carro aberto, em Rio Verde”, declarou o jogador .

Jailton, que acumula passagens em clubes como Votorantin (PE), Perdigão (SC), Carlos Barbosa (RS), anunciou sua aposentadoria. “Pelo menos como jogador está encerrada aqui minha carreira. Mas não vou deixar o futsal. Quero seguir trabalhando na parte administrativa de um clube”, complementou o fixo que chegou a atuar em três partidas com a camisa da Seleção Brasileira de Futsal, em 1995.