domingo, 12 de dezembro de 2010

Djenyfer Arnold é bicampeã da Travessia Internacional da Lagoa da Conceição

Entre os homens o garoto Fernando Ponte, de Porto Alegre, desbancou o favorito Pavão


       Se no ano passado os gaúchos dominaram a Travessia Internacional da Lagoa da Conceição ganhando os troféus de campeão no masculino e feminino, este ano a 28ª edição da prova, ocorrida neste domingo, 12, em Florianópolis, foi diferente, pois a catarinense Djenyfer Arnoldo, que havia vencido a prova em 2008, voltou a repetir o feito sagrando-se bicampeã.
      Com apenas 17 anos, natural de São Bento do Sul, mas competindo pela Unisul de Palhoça, Djenyfer nadou todo tempo na frente os 2.200 metros de percurso, que teve a largada no WindCenter, no Canto dos Araçás, e chegada no Praia Mole Eco Village, na Praia Mole.
            Para vencer a campeã nadou o percurso da prova em 26min17s. Em segundo lugar chegou Amanda Guimarães, de Jaraguá do Sul, com o tempo de 26min56s e em terceiro, Aline Alarcon, de Campinas, que competiu pela Unisul de Palhoça, com 27min1s.
            Entre os homens a disputa foi mais acirrada. O gaúcho Fernando Ponte, de Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, e de 18 anos, venceu somente nos 300 metros finais da travessia quando conseguiu ultrapassar o paulista, de Santos, Luan de Souza, que acabou chegando em segundo lugar. O campeão Fernando nadou o percurso de 2.220 metros em 23min10s, enquanto que Luan fez 23min22. Em terceiro lugar o joinvilense Fernando Duarte Prochnow fechou a prova em 23min25s.
       Ao fazerem uma análise da competição os campeões tiveram pensamentos distintos, pois enquanto Djenyfer disputava sua quarta travessia Fernando Ponte era apenas um novato entre os 370 atletas inscritos. Para Djenyfer, vencer este ano foi mais fácil que em 2008. Os números comprovam, pois ela conseguiu baixar com o titulo deste domingo dois minutos em relação ao título anterior. “Isso e fruto da mais treinamento e além do mais estou mais experiente e isso conta na hora da prova”, admitiu.
      Para o campeão Fernando Ponte vencer em uma competição que participa pela primeira vez é sempre bom. “A prova entre os três primeiros colocados foi bastante forte. Gostei muito da organização e o lugar é lindo, pretendo vir mais vezes. E digo que vencer do favorito Carlos Eduardo Pavão (gaúcho,campeão do ano passado e que chegou em quinto lugar) foi algo maravilhoso ”.
            Na categoria deficiente físico venceu, entre os homens, Roberto Alcalde Rodrigues, 18 anos, de Florianópolis, bicampeão da prova com o tempo de 33min46s. Ele tem atrofia nas pernas devido a uma doença chamada mielomenigocele. Em segundo lugar ficou Vanderlei Quintino, de Joinville, com a marca de 37min3s. Os dois repetiram a mesma posição em relação ao ano passado.  O troféu de terceiro colocado ficou com  Lucas de Souza, de Palhoça, que cravou 38min.
              Entre as mulheres com deficiência a  campeã foi Ana Paula Fernandes, de 15 anos, de Joinvile, que fez o tempo de  39min14. A atleta nasceu com má formação no braço direito. O troféu de vice-campeã da categoria ficou com Lediane da Silva Joaseiro, também de Joinville, que fez a marca de 39min51. E em terceiro lugar chegou Rosani Arins, de Curitiba, com o tempo de  56min7.
       A 28ª Travessia da Lagoa da Conceição encerra o calendário de eventos esportivos da Fesporte em 2010 e abre o VI Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina. O evento é composto também pela Travessia Cidade de Itajaí, a ser realizada dia 23 de Janeiro na Praia das Cabeçudas; Travessia Represa Palmeiras, dia 31 de janeiro em Rio dos Cedros; Travessia Ilha de Porto Belo e 11ª Troféu Jasmine de Natação, dia 07 de março, na Praia de Porto Belo. O circuito termina dia 21 de março com a Travessia do Lago Itá, em Itá.
       O Circuito de Maratonas Aquáticas e a Travessia da Lagoa são realizados em parceria pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e pela Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc) com apoio do Fundesporte. Todo os resultados por categoria estarão no site da Fesporte (www3.sol.sc.gov.br/fesporte) e da Fasc (www.webesportes.com.br/sc).
       

         Antonio Prado 
         Fesporte – Assessoria de Comunicação

Nível técnico do 3º Transcatarina promete ser maior

Edição 2011 do maior rali de regularidade de Santa Catarina poderá ter trilhas mais difíceis. Prova será entre os dias 13 e 16 de julho.

Com a crescente procura por vagas no Transcatarina 2011, a diretoria técnica da SC Racing já se preocupa com os moldes da prova do ano que vem. Em 2010, as duplas perceberam que o rali de cerca de 800 quilô­metros não foi fácil, com nível técnico alto, cheio de ‘pegadinhas’ no caminho para fazer pilotos e navegadores quebrarem a cabeça para completar as etapas. Com a expectativa de receber 160 carros, a SC Racing pro­mete fazer um rali de regularidade neste mesmo patamar e podendo ficar mais difícil, sem deixar de mostrar as belezas naturais do estado de Santa Catarina.

Devido ao alto nível técnico, o Transcatarina a cada ano atrai mais competidores, de vários estados brasilei­ros. Neste ano, uma dupla de pai e filho gaúchos estreou no rali de regularidade e já começaram bem, como campeões da categoria Jeep, mas um título nada fácil de ser conquistado: “Foi uma prova extremamente téc­nica, de alta velocidade e um roteiro bem elaborado. O rali é longo e exige muito entrosamento da dupla e concentração total para não perder as referências. Foi difícil conseguir o título e para 2011 vamos nos prepa­rar mais e buscar o bi”, afirma João Francisco Heineck, piloto de Lagoa Vermelha/RS.

A ansiedade também toma conta dos competidores, ainda mais para quem começou na segunda edição. O navegador gaúcho Leonardo Gavros Heineck gostou tanto do Transcatarina 2010 que já quer entrar no ritmo e incentivar mais pessoas para o rali no ano que vem: “Conto os dias para a largada! A prova foi difícil, acompa­nhada de muito frio da serra do estado. Mesmo correndo com meu pai há pouco tempo, cerca de dois anos, tenho boas expectativas. Estou tão ansioso que gostaria de colocar adesivos do Transcatarina no meu carro pra chamar mais gente para a prova”.

Em sua terceira edição, o Transcatarina receberá duplas em seis categorias diferentes: Super Master, Gradu­ado, Jeep, Junior, Turismo Light e Turismo Adventure. As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br.

Rali virou evento tradicional

Mesmo com pouco tempo de história no off road nacional, o Transcatarina se tornou um evento tradicional em algumas cidades por onde passa. Em 2010, Rio do Sul, município localizado no Vale do Itajaí, promoveu uma grande festa para receber os competidores do rali. Foi um jantar regado de comidas típicas alemãs e apresen­tações artísticas.

Para 2011, Rio do Sul promete manter o lançamento de outro evento junto ao Transcatarina, como foi neste ano: “O Transcatarina movimentou muito a nossa cidade, principalmente a rede hoteleira. A recepção foi exce­lente e para 2011 vamos manter do nível que foi neste ano para melhor. A ideia de lançar a nossa tradicional Festa do Bolão junto ao jantar do rali deu certo e vamos fazer o mesmo ano que vem”, garante Marco Aurélio Rosar, Secretário de Desenvolvimento Economico e Empreendedorismo  de Rio do Sul.

A Festa do Bolão existe há vinte anos e atrai turistas de todo o país. O bolão é um típico esporte alemão muito parecido com o boliche. O objetivo do jogo é derrubar o maior número de pinos rolando cinco bolas na pista chamada cancha. A festa que acontece sempre em setembro reúne a prática desse esporte e outras atrações, como o Chope no Pino, além de comidas típicas.

Mais detalhes sobre o rali de regularidade podem ser obtidas pelo site www.transcatarina.com.br.


O Transcatarina 2011 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar e Trilha SC Troller.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraibur­go, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Licia, Blukit, Posto Brasília/Ipiranga e Ativa Comunicação.

Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.


Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Valente

Cinco equipes catarinenses disputam finais neste domingo em Goiânia

Olimpíadas Escolares se encerram com decisões na Primeira e na Divisão Especial

Cinco equipes catarinenses disputam, neste domingo a medalha de ouro nos jogos finais das Olimpíadas Escolares Brasileiras, na cidade de Goiânia. O evento que reuniu 3.820 atletas de 26 estados brasileiros mais o DF se encerra neste domingo com as decisões das modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei nos naipes masculino e feminino da Primeira Divisão e também da Divisão Especial.

Na Divisão Especial as equipes catarinenses estarão decidindo o título no vôlei feminino e os dois naipes do futsal. Já o basquete feminino fará a partida pela medalha de bronze. Já na Primeira Divisão, tanto o handebol feminino como vôlei masculino brigam pelo título. As duas equipes já garantiram o acesso a Divisão Especial no próximo ano.

A primeira equipe a entrar em quadra, na manhã deste domingo, será o time do Top Cursos de Chapecó no basquete feminino. O jogo vale a medalha de bronze na disputa do basquete feminino e as meninas chapecoenses enfrentam o time de Colégio Posialfa do Paraná. A decisão reunirá as equipes de Rio de São Paulo no Ginásio do Rio Vermelho. No sábado a equipe catarinense enfrentou o time do Rio na semifinal e perdeu a partida por 81 a 74.

Já o futsal feminino da EEB Paulo Schieffler de Caçador entra em quadra na manhã deste domingo, às 10h, no Ginásio do Goiás Esporte Clube, para enfrentar o time do Colégio Alvorada de São Paulo disputando a decisão do título. No dia anterior, pela semifinal as atletas de Caçador venceram a equipe do Pará por  4 a 2. Já na semifinal do futsal masculino o Colégio Evangélico venceu a equipe do Colégio Fateb do Paraná por 7 a 4 e se garantiu na final deste domingo. A decisão será 16h, no Ginásio do Goiás Esporte Clube contra oRio.

Ainda, o vôlei feminino do EEB Francisco Mazzola de Nova Trento, campeão do ano passado, decide mais uma vez o título da disputa. Na manhã deste domingo enfrenta o time do CEL do Rio de Janeiro, às 10h no Ginásio da PUC Goiás. Na partida do sábado as catarinenses venceram o Colégio Regina Pacis (MT) por 3 sets a 0.

Na Primeira Divisão as equipes catarinenses também jogarão as partidas do domingo de olho no título da competição. O Colégio Energia de Criciúma venceu, no sábado, o time do CAD de Mato Grosso e faz a final às 10h no Ginásio do Colégio Dom Bosco. 

Por último, o vôlei masculino da EEB Anísio de Freitas de Santo Amaro da Imperatriz também decide o título neste domingo, no às 10h no Ginásio do SESC Universitário. Na manhã do sábado a equipe venceu o Acre por 3 a 1 e avançou para a decisão neste domingo. 

Cláudia Sanz

Brasil é o primeiro campeão do Mundial Feminino

Há um novo campeão mundial no Brasil. É a Seleção Feminina de Futsal , que, neste sábado (11/12), derrotou Portugal por 5 a 1 na final do Torneio Mundial de Futsal Feminino, disputado na Espanha. As brasileiras foram superiores durante todo o jogo e não deram chances às adversárias na partida disputada no ginásio Poliesportivo José Caballero, na cidade espanhola de Alcobendas.

A vitória coroa a melhor campanha da competição. Foram quatro vitórias e um empate nos cinco jogos disputados, com 39 gols marcados e apenas três sofridos. Além disso, o Brasil termina como a única equipe invicta do torneio.

Foi um início de muito estudo das duas partes. Porém, o time brasileiro, mais tranqüilo, conseguiu imprimir o seu estilo de jogo aos poucos e controlou a partida. Com forte marcação, a equipe verde e amarela sufocava Portugal na defesa e evitava os ataques das adversárias.

Aos 4min49, a estratégia funcionou pela primeira vez. A pivô Lú e a ala Vanessa conseguiram roubar a bola na defesa brasileira e ficaram sozinhas com uma defensora portuguesa. As duas trocaram passes, e Vanessa finalizou cruzado. A bola encontrou Lú, que tocou para as redes e abriu o caminho da vitória brasileira. O Brasil seguiu melhor e teve chances de ampliar, mas parou nas defesas da goleira lusitana Ana Pereira.

Com uma atuação defensiva beirando a perfeição, o Brasil usou mais uma vez a estratégia de pressionar no campo adversário. Aos 17min03, a fixa Cilene marcou forte e acabou roubando a bola, saindo sozinha na frente da goleira portuguesa. Com um toque, ela ajeitou a bola e chutou rasteiro para marcar o segundo e fechar o placar da primeira etapa em 2 a 0.

Segundo tempo
No segundo tempo, Portugal teve que voltar mais ofensivo, mas o Brasil não deu tempo ao adversário para reagir. Aos 21min59, o time português saiu jogando errado e Lú roubou a bola. Com um drible curto, ela tirou uma adversária da jogada e finalizou com tranqüilidade para marcar o terceiro.

Aí, Portugal abriu-se de vez, deixando espaço para o time brasileiro. O jogo ficou aberto, e os dois times criaram muitas chances, mas as goleiras seguraram o placar. Do lado brasileiro, Jozi foi decisiva em pelo menos três lances e evitou o primeiro gol lusitano. Já a arqueira do time europeu, Ana Pereira, seguiu sendo a melhor jogadora da equipe e também salvou sua equipe.

Só que, aos 33min44, Jozi nada pôde fazer quando a portuguesa Catarina Silva apareceu livre na área para completar cruzamento, diminuindo o placar e recolocando Portugal no jogo. Pressionado, o Brasil conseguiu se defender enquanto procurava nos contra-ataques oportunidades de ampliar o marcador.

Aos 38min35, a chance surgiu em uma cobrança de lateral rápida, que parou nos pés de Vanessa. Ela chutou de primeira e fez o quarto do time brasileiro, trazendo alívio ao time. Valente, Portugal ainda lutou, mas, a dois segundos do fim, a ala Jéssika saiu sozinha com o gol vazio e só tocou para decretar a vitória por 5 a 1 e o primeiro título mundial para a Seleção Feminina.