quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

FCF É INAUGURADA NUM EVENTO HISTÓRICO PARA O FUTEBOL CATARINENSE



Quem esteve presente virou testemunha de um novo marco do futebol catarinense. A nova sede da Federação Catarinense de Futebol, na 6ª Avenida - Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, foi inaugurada na noite de sexta-feira passada (dia 5), com a presença ilustre de diversos convidados especiais. A FCF fez homenagens a todos que de alguma forma colaboraram com a construção da sede própria.
Estiveram no evento o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, o secretário do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, o presidente da Fesporte, Carioni Mess Pavanello, o representante do Ministério dos Esportes, João Ghizoni, o deputado estadual Luiz Eduardo Cherem, o prefeito de Balneário Camboriú, Rubens Spernau, o vice-presidente da CBF na Região Sul, Fábio Nogueira, o diretor do Departamento de Registros e Transferências da CBF, Luiz Gustavo Vieira de Castro e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto. Também participaram dirigentes de clubes catarinenses, presidentes de ligas amadoras, associações de clubes e do Sindicato dos Árbitros de Santa Catarina, ex-atletas que marcaram história no Estado, empresários que colaboraram com a construção da sede, diretores e repórteres de veículos de comunicação estadual e local.
O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, apresentou um breve histórico da FCF, desde a sua criação em 12 de abril de 1924, até os dias de hoje. No ano que vem, a FCF completa 85 anos. Ele lembrou de todos os endereços que se tornaram sede da entidade, até a FCF ganhar a sua casa própria, com o esforço do atual presidente que teve essa ousada meta a ser atingida em suas gestões, com o apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte), e de autoridades e empresários.
O presidente anunciou que ainda será construída a última parte da FCF, destinada à Escola de Arbitragem, com hotel-escola, auditório para cem pessoas e um museu do futebol catarinense. Ele agradeceu o apoio de sua família, dos três filhos e da sua esposa Ilka Peixoto que lhe deram força nos momentos em que mais precisou, o que considera decisivo para nunca ter desistido dos seus sonhos.
O ex-presidente da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e da Fifa, João Havelange, que não pôde estar presente, enviou uma mensagem na qual enfatizou a dedicação, o valor e o trabalho do presidente da Federação Catarinense de Futebol para que a nova sede fosse construída.
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Região Sul, Fábio Nogueira, representando o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, também leu a mensagem deixada pela principal autoridade do futebol brasileiro que não pôde participar do evento. Ricardo Teixeira afirma que essa data entrará para a história do futebol catarinense.
“Desejo muito sucesso à nova casa da FCF e que venha a crescer ainda mais a organização do futebol catarinense”, conclui Ricardo Teixeira em sua mensagem. O presidente da CBF lembrou, ainda, das enchentes que assolaram o Estado e se solidarizou com as vítimas.
Após as palavras do presidente da CBF, foi a vez do secretário Estadual do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, que enfatizou os esforços do Governo de Santa Catarina para viabilizar recursos ao esporte do Estado. Segundo ele, não há governo que investiu mais no esporte que o atual.
O secretário disse que a colaboração para a construção da sede da FCF só foi possível com a coragem de criar o Fundesporte, uma iniciativa público-privada. Além disso, declarou que o Governo tem outra meta que não medirá esforços para cumprir: trazer a Copa do Mundo 2014 para Santa Catarina.
Já o prefeito de Balneário Camboriú, Rubens Spernau, que, por meio de projetos de leis municipais, foi um dos políticos do município responsáveis pela conclusão do processo de doação do terreno para a FCF, no Bairro dos Municípios, que pertencia à Prefeitura Municipal, parabenizou a iniciativa e a determinação do presidente da FCF em atingir o seu objetivo. “Felizmente, com o apoio de várias pessoas, a sede foi concluída. A obra vem a engrandecer a cidade de Balneário Camboriú e Santa Catarina”, ressalta.
Para finalizar os discursos, o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, deu mais um show de história do futebol catarinense, ao recordar-se de uma passagem da Seleção Catarinense de Futebol que esteve muito perto de ser campeã nacional de seleções na década de 50.
Na época, o ídolo do futebol catarinense Nildo Teixeira, o “Teixeirinha”, mais uma testemunha da inauguração da sede, foi lembrado pelo governador por ter participado da campanha da Seleção Catarinense.
O governador destacou a competência e o talento do presidente da FCF que está à frente da entidade desde 1985. “Só ele para descentralizar o futebol, ao trazer a sede para Balneário Camboriú e propiciar esse momento de alegria. Não fizemos nada mais que nossa obrigação. Tudo se deve ao esforço dele”, argumenta o governador que foi aplaudido pelo público presente.
Saiba mais sobre a nova sede da FCF
A sede própria da Federação Catarinense de Futebol começou a ser construída em 2 de junho de 2006 e foi concluída em abril de 2008, mas começou a receber as ações administrativas no dia 9 de janeiro do mesmo ano, numa área que corresponde a 1,8 mil metros quadrados. O investimento foi de aproximadamente R$ 2,7 milhões.
Inaugurada no dia 5 de dezembro do ano passado, possui 12 salas para acomodar os funcionários dos departamentos Técnico, Financeiro, Jurídico, de Registro e Transferência, de Arbitragem, dos Fiscais, de Comunicação, além da presidência.
Além disso, conta com um elevador, principalmente para auxiliar portadores de necessidades especiais, uma área ampla de atendimento aos visitantes, banheiros no primeiro e segundo piso, e área de lazer.