quarta-feira, 6 de maio de 2009

Melhores do Estadual

Em evento relizado na noite desta terça, 5, foram anunciados os melhores do campeonato Catarinense 2009. Os dois finalistas, Avaí e Chapecoense, foram os times que mais tiveram jogadores escolhidos para a seleção do Estadual. Com cinco e quatro jogadores homenageados, respectivamente.

O craque do campeonato foi Marquinhos, do Avaí. O artilheiro da competição, Bruno Cazarine, ficou em segundo. O prêmio melhor técnico foi para Mauro Ovelha, da Chapecoense. O lateral Medina, do Avaí, foi escolhido revelação do torneio.

O time do campeonato ficou assim:

Eduardo Martini (Avaí)

Badé (Chapecoense)
Emerson (Avaí)
Rafael Morisco (Chapecoense)
Thoni (Chapecoense)

Marcos Vinicius (Avaí)
Cadu (Chapecoense)
Marquinhos (Avaí)
Lenilson (Atlético-Ib)

Marcelo Silva (Joinville)
Bruno Cazarine (Chapecoense)

Também foram homenageados os melhores árbitro (José Nazareno Marcelino), assistentes (Carlos Berkembrock e Claudemir Mafessoni) e dirigente (João Nilson Zunino, do Avaí).

Polícia para quem não precisa

Esperei a terça-feira para ver e rever com calma – se é possível ter calma assistindo um quase assassinato - as imagens da agressão sofrida por um torcedor da Chapecoense fora do estádio.

Policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático, com o reforço de companheiros que vestiam a farda convencional, soquearam, chutaram e bateram com cassetetes em um adolescente indefeso. Só pararam de bater com a vítima ensangüentada caída no chão. Como justificativa para esta ação insana o tenente coronel Nilton Ramlow, responsável pelo policiamento na Ressacada, disse que o agredido “ficou muito alterado” depois de enfrentar seguranças do Avaí e os próprios policiais militares.

As imagens são chocantes, não se justificam, e lembram incidente semelhante ocorrido uma semana antes no estádio Índio Condá, da Chapecoense.

Naquela oportunidade a vítima foi um torcedor do Avaí, arrastado para a rua a socos, pontapés e cacetadas. São reações desproporcionais de homens fardados responsáveis pela ordem nos estádios e que para tanto devem receber treinamento especial.

Não consigo imaginar algum tipo de orientação que determine agressões a pessoas indefesas ao invés da imobilização simples e natural nesses casos. Concluo que o treino não condiz com a missão destes policiais, ou ele é muito mal ministrado.

Ou pior: os escolhidos pela corporação não têm a mínima condição de arcar com tamanha responsabilidade. A resposta prosaica que a população ouve da PM é sobre a abertura de um inquérito que não será concluído antes de 40 dias, perfeito para cair na gaveta do esquecimento. Eu tenho medo dessa polícia.

Leão arrasador

Foi difícil chegar até a final, mas quando chegou, o Avaí mostrou toda a sua força. Atropelou a Chapecoense com seis gols sem dar margem para dúvida de qual o melhor time do Campeonato Catarinense 2009. Criciúma, Chapecoense e Joinville se esforçaram. O Atlético de Ibirama também mostrou qualidade em certos momentos. No entanto, a equipe que mais se manteve no topo da tabela foi o Avaí.

O Leão conseguiu na genialidade de Marquinhos, na agilidade de Caio, na raça de Evando e na segurança de Eduardo Martini dar um grande passo para ter sucesso no Campeonato Brasileiro, que é o mais importante da temporada para a torcida avaiana.

Estatística

As estatísticas recentes mostram que o título catarinense não é prova de uma boa campanha no restante da temporada. Em 2003, 2004 e 2006 o Figueirense foi campeão e teve grande participação na Série A. Por outro lado, em 2008 conquistou o título e acabou rebaixado, o mesmo aconteceu com o Criciúma em 2005, quando caiu da Série B após iniciar o ano levantando o troféu estadual.

Na verdade a estatística não diz muita coisa. O que vale como lição para o Avaí é aprender com os erros dos seus co-irmãos. Não basta o resultado, é necessário avaliar bem o desempenho, a produção de seus jogadores. Quem não rende, não pode ficar pra disputar a Série A. E isso abre vaga para reforços que venham trazer qualidade ao elenco.

Pontuais

Entendo que a principal carência do Avaí está no sistema defensivo. Um zagueiro, um lateral e um volante devem ser prioridades de contratação. E estes três precisam chegar com condições de disputar a titularidade.

Não sai

O presidente do Avaí, João Nilson Zunino, garantiu que ninguém sai do clube. Quer dizer que o torcedor avaiano pode ficar tranquilo que a revelação do Leão na temporada, o jovem Medina, não vai embora.

Equilíbrio

O título estadual em Santa Catarina pode valer pouco expressivamente no cenário nacional, mas quem acompanha o futebol dentro do Estado reconhece que este é um dos regionais mais equilibrados do país, senão o mais equilibrado. São sempre cinco, seis times com condições de chegar à decisão. E isso ficou evidente quando nem na final poderíamos apontar um favorito.

Derrota

A Chapecoense não pode considerar a perda do título estadual como uma grande derrota. O Avaí realmente era melhor e venceu com méritos. O que a Chapecoense apresentou no Catarinense dá uma grande confiança à torcida verde para a Série D. Difícil será manter um bom elenco, tendo em vista a saída de seus principais jogadores.