sábado, 11 de setembro de 2010

Muito choro e emoção na homenagem do Conselho Estadual de Educação Física


Foto: Epa Machado

Legenda: Agraciados com homenagem feita pelo CREF

Professores receberam medalha e diploma

A Medalha do Mérito da Educação Física foi entregue na manhã deste sábado (11/09) a três pessoas físicas e uma jurídica em solenidade realizada no Clube Bandeirantes em Brusque. A iniciativa do Conselho Regional de Educação Física/SC, presidido pelo professor Marino Tessari, homenageou este ano a Hercides José da Silva, Sônia Regina Neckel Goulart, Vicente Schlickmann Rottgers e à Univille, no ato representada pela vice-diretora do Departamento de Educação Física desta instituição, Maria Isabel Battisti Archer.

A cerimônia contou com a participação do Secretário do Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, do prefeito de Brusque, Paulo Eccel, do presidente da Fesporte, Pedro Lopes, do diretor da Unesporte, Adalir Peccos Borsatti, de comendadores e convidados da CCO do município.

Ao conduzir a cerimônia e a entrega das medalhas e diplomas, o jornalista Mário Motta provocou muita emoção e choradeira nos presentes, inclusive nele próprio. Mário começou profissionalmente como professor de educação física e tem, como ex-aluno, relação muito próxima com os três homenageados. Pouco antes, o prefeito Paulo Eccel já fizera chorar o comendador Rubens Fachini, depois de lhe dirigir uma saudação especial.

Central de Imprensa – Fesporte

Mário Medáglia

Santa Catarina encerra participação nas Paraolimpíadas Escolares com 76 medalhas


Na classificação geral o Estado terminou em quinto lugar e o Rio foi o campeão

A delegação catarinense que participou das Paraolimpíadas Escolares, em São Paulo, retorna ao Estado neste sábado (11), com saldo positivo e reafirmando sua potencialidade nos esportes paraolímpicos. Ao todo foram 76 medalhas (31 de ouro, 28 de prata e 17 de bronze) conquistadas em três dias de competição nas modalidades de atletismo, bocha paraolímpica, natação e tênis de mesa.

O maior número de medalhas foi na modalidade natação com 38, seguida do atletismo com 29. O tênis de mesa garantiu seis medalhas e a bocha PC está levando para Santa Catarina três. Na classificação geral final por pontos, os catarinenses terminaram em quinto lugar geral com 19 pontos. O Rio de Janeiro foi o campeão geral com 65 pontos, seguido por São Paulo com 44 e Distrito Federal com 38.

“De uma forma geral, como estávamos disputando apenas cinco modalidades, nossa delegação conquistou o que foi previsto e o saldo foi positivo. Ficamos em segundo lugar geral na bocha PC e no tênis de mesa, o que comprova o crescimento destes esportes em nosso Estado. Para o ano que vem nosso objetivo é incluir mais para-atletas para competir em um maior número de modalidades e, assim, conquistarmos uma colocação geral ainda melhor”, avalia o chefe de delegação João Cascaes.

As Paraolimpíadas Escolares foram realizadas em São Paulo de 7 a 11 de setembro e reuniram cerca de 800 jovens entre 14 a 20 anos, nos três segmentos de deficiência: visual (DV), física (DF) e intelectual (DI). Além de Santa Catarina, participam representantes de 21 estados e ainda o Distrito Federal. A delegação catarinense participou com 115 integrantes e foi gerenciada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Rosângela Freitag

Fesporte

São Paulo

Santa Catarina abre as disputa do atletismo neste sábado em Fortaleza

Patrícia Koch é apontada como destaque na prova dos 80m com barreiras

O calor e as belas paisagens de Fortaleza dão incentivos aos 26 alunos/atletas da modalidade de atletismo que vão iniciar na manhã deste sábado (11), as disputas válidas pelas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Santa Catarina participará das primeiras classificações nos 80m com barreira masculino no hexatlo.

Na sequência da programação, às 9h05, disputará a primeiras vagas o salto em distância feminino; às 9h10, o arremesso do peso masculino; 9h15, lançamento de dardo feminino e às 9h20, a estrela catarinense Patrícia Kock inicias às eliminatórias dos 80m com barreira feminino. A aluna disputa pelo terceiro ano consecutivo a competição e já obteve uma medalha de bronze, em 2008 nos 80m com barreira e ouro em 2009. neste ano, além dos 80m com barreira ela ainda disputará a prova dos 75m rasos.

Ainda no sábado (11), os alunos/atletas do ciclismo concentram-se a partir das 9h, para a prova de contra relógi que começa às 10h. O tênis de mesa inicia as disputas em equipes as 8h30min.

O judô abre as disputas às 9h do sábado e às 15h iniciam as prova de natação. Já a primeira rodada do xadrez será às 9h, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará. A segunda rodada será as 15h. A Ginástica Rítmica compete no grupo B, a partir das 16h, com a aluna Amanda Alexei e Camila Candinho, e na sequência, as apresentações individuais de Amanda Pfleger e Isadora Souza.

De acordo com o gerente de Esporte de Base e inclusão e chefe de delegação, Ademar Silva, Santa Catarina terá chances buscar medalhas em todas as modalidades. “Um dos nossos destaques já começa a brigar pelo pódio no sábado e com certeza termos muitos atletas que sairão do anonimato nestas Olimpíadas”, admite.

Gigantes medem forças no judô dos Jogos Abertos de SC

Modalidade será de 11 a 13 de setembro e reunirá vários campeões

Grandes municípios medem forças a partir deste sábado (11), no Ginásio de Esportes Guarani, em Brusque, para saber quem será o campeão geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no judô. Após o congresso técnico da modalidade, realizado nesta sexta-feira (10), no auditório do Senac, os dirigentes apontaram os principais favoritos para levantar o troféu de campeão.

No masculino, a aposta é em Itajaí, campeã dos últimos três anos. Joinville, Joaçaba e Florianópolis também podem brigar por medalhas. No feminino, figuram como favoritos Joaçaba, tetracampeão da competição e ainda Florianópolis e Joinville. Chapecó corre por fora.

A competição será de sábado, dia 11, até segunda, dia 13. No sábado pela manhã ocorre a pesagem e o sorteio das chaves. A partir das 13h30min iniciam as lutas que vão do peso pesado ao leve. No domingo, a programação prossegue às 13h30min com os confrontos que vão do peso leve ao super-ligeiro e o absoluto.

Na segunda-feira, a modalidade se encerra com a competição por equipes. Assim como vem acontecendo nos últimos anos, a modalidade vem recheada de campeões. Por isso, há um leque grandioso de candidatos a destaques individuais da edição do Cinquentenário dos Jasc.

No masculino, figuram nomes como os de Felipe Pelin (Itajaí), no peso meio-médio, que já foi campeão duas vezes nos Jasc e que recentemente participou da etapa Brasil da Copa do Mundo de judô, em São Paulo, terminando em 3º lugar. Guilherme de Souza, no super-ligeiro, medalha de prata dos Jogos Abertos 2009, também de Itajaí é outro destaque. Ainda da mesma equipe, Fabiano Zamboneti, técnico e atleta, fará sua despedidada dos Jasc disputando no peso pesado. Já tem no currículo da competição 18 medalhas de ouro no individual e cinco por equipes.

No time de Joinville há nomes como Marcelo Ferreira, campeão sul-americano do meio médio no início do ano em El Salvador, e Salmir Gouveia, campeão brasileiro no ano passado categoria meio-leve.

Entre as mulheres, a equipe de Joaçaba vem forte com Caroline Sampaio, peso leve; Ariela Marca, ligeiro; Fabrícia Zucchi, meio-leve; Ana dos Santos, meio-médio; Adriana Capela, médio; Luciana Ohi, meio-pesado e Luciana Mazetto, no peso-pesado, todas com mais de cinco títulos de Jogos Abertos no currículo.

Por Florianópolis são nomes fortes Regiane da Silva, no meio leve, campeã brasileira 2009; e Fabíola da Silva, ouro nos Jasc do ano passado no meio pesado. Por Joinville destacam-se as irmãs Riva e Magda Coelho. As duas são atuais campeãs da competição. A primeira no pesado e a segunda no meio pesado.

Central de Imprensa da Fesporte

Antonio Prado

Krona bate a ACBF e garante vaga nas quartas-de-final

A Krona/Joinville/DalPonte garantiu matematicamente sua vaga nas quartas-de-final da Liga Futsal 2010. A vaga veio com a vitória sobre o Carlos Barbosa, por 3 a 0, na noite desta sexta-feira (10/9), no ginásio da Univille, em Joinville (SC), em duelo válido pela oitava rodada da segunda fase do campeonato.

Os catarinenses estão em segundo lugar no grupo A da competição, agora com 15 pontos, um a menos que os adversários desta noite, que lideram a chave e também estão garantidos na próxima etapa da competição nacional.

No primeiro tempo as chances foram escassas, os goleiros foram pouco incomodados e o placar ficou inalterado. Mas no segundo tempo a situação mudou. Café chutou cruzado,rasteiro e venceu o goleiro Cris, aos 23min55. Frede ampliou, aos 25min44, quando ele recebeu uma assistência de Humberto.

O gol que selou o triunfo dos catarinenses ocorreu aos 39min14, dos pés do ala Guina. “Foi um presente do Junai, que me deixou de frente para o gol”, descreveu o autor do último tento da partida. “Enfrentamos uma equipe de muita qualidade, depois do primeiro gol as coisas ficaram mais facéis e conseguimos encaixar os contragolpes”, determinou o ala.

“Foi um jogo com muita qualidade. Sabíamos que se a oportunidade do drible fosse dada seria fatal. Mas houve méritos do time da Krona. Nós, em contrapartida, não conseguimos colocar a bola para dentro”, avaliou o técnico do Carlos Barbosa, Paulo Mussalem.

Na sequência da Liga Futsal as duas equipes jogarão fora de seus domínios em jogos contra rivais regionais. Na segunda-feira (13/9), os gaúchos fazem o clássico diante do Atlântico URI Erechim, às 20h15. Mais cedo, às 18h45, a Krona encara o Florianópolis FutSal, na capital catarinense.