segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Em casa, Lages perde o favoritismo

A Ki-Bola/FME Lages/Colégio Energia começa a semana focada nos treinos, o objetivo é a recuperação na fase final do Estadual sub 13, em Blumenau dias 27 e 28 de novembro.

No final de semana foram rea­­lizados em Lages, no Ginásio Ivo Silveira, os primeiros jogos da fase decisiva. As quatro equipes, Ki-Bola/FME Lages, Hering Blumenau, Tubarão e AABB/Florianópolis, se enfrentaram em jogos emocionantes. Os lageanos não foram bem, empataram uma e perderam duas.

O resultado mostra que a equipe caiu de produção na fase final. Junto com Blumenau, Lages era favorita ao título nesta temporada. A queda de rendimento coincide com a saí­­da do goleiro Mateus Antunes, o melhor do estado na categoria. O garoto deixou o time para cuidar da saúde, está com leucemia. "Isso abalou demais os jogadores, e a partir do momento que ele teve de abandonar a equipe todos sentiram e não rendem mais como antes", reconhece o treinador Marcos Reis "Marquinhos".

Segundo o técnico, outros fatores também influenciaram negativamente. "Há muitas equipes de futebol de campo interessadas nos meninos e isso mexe com a cabeça deles", acredita. Mateus Sartor e Allisson Farias "Azul" foram sondados por Figueirense, Internacional e Atlético Paranaense. Em algumas semanas os dois meninos vão a Porto Alegre fazer testes no Colorado e em dezembro serão recebidos pelo Atlético em Curitiba.

O jogo contra Blumenau, o mais difícil da rodada, a Ki-Bola perdeu por 7 a 1. Marquinhos experimentou quatro goleiros, Nilson Júnior, Luiz Otávio, Mateus Sartor e Rodolfo Isolani. "Foi por opção tática e na linha fiz poucas substituições porque estou com poucos atletas em condições de jogo", explicou. Ele comentou ainda que o time de Blumenau conta com jogadores de porte físico maior que os lageanos e nessa partida isso foi determinante.

A cena lamentável foi na arquibancada, no final da partida entre Lages e Blumenau, pais de atletas das equipes se desentenderam e chegaram a se agredir. A confusão interrompeu o jogo. Allisson da Ki-Bola chegou a chorar ao ver o pai envolvido no tumulto. O diretor da Ki-Bola, Sérgio Fontana, condenou o incidente.

Quando os Jogos eram Abertos

Só quem participou, pelo menos uma vez, dos Jogos Abertos de Santa Catarina, entende a força deste evento e suas transformações através dos tempos. E principalmente sua importância para nossas modalidades esportivas. Em suas 49 edições milhares de personagens entre dirigentes, atletas e imprensa fizeram a história desta grande competição, em 2009 com sede pela quarta vez em Chapecó.

Infelizmente não temos mais a singeleza e o purismo tão saudáveis para o meio esportivo. É natural que isso tenha acontecido. O que não é aceitável é a intromissão da política da pior espécie contaminando a essência dos Jogos Abertos, nascidos em 1961, em Brusque. Ano que vem assistiremos na cidade a festa dos 50 anos, desgraçadamente impregnada dos maus elementos que tomaram conta do esporte catarinense nas suas instâncias mais altas, como federações e fundações. Todos premiados com comendas e troféus, homenagem à corrupção e picaretagem. Com as exceções de praxe, claro.

Participei como jornalista de mais ou menos 30 edições, a primeira delas em Rio do Sul, 1971, quando acabáramos de fundar o Jornal de Santa Catarina. Do jeito que falo parece saudosismo, mas não é. Não quero a volta às quadras de cimento, ao tiro ao pombo (essa modalidade existiu, sim), dos atletas de pés descalços correndo por Salete e de outras excentricidades existentes na época por conta do amadorismo e do amor ao esporte.

Hoje corre dinheiro grosso, de bolso em bolso, de secretaria em secretaria, de prefeitura em prefeitura. Ginásios são reformados três a quatro vezes, stands de tiro modernos (custam fortunas) aparecem e desaparecem, abandonados como trastes inúteis em cidades sem nenhuma tradição nesse esporte. As pistas de atletismo nascem e morrem como plantas maltratadas, e até hoje não temos em Santa Catarina nenhuma pista sintética. Piscinas são construídas, mexidas, destruídas, sem contabilização dos prejuízos ou responsabilização dos criminosos.

Essa é a realidade, e ninguém presta contas. São segredos fechados, guardados a sete chaves. Não há fiscalização, talvez porque nossas prisões estejam superlotadas. O roteiro é conhecido. Quanto mais o município garantir uma edição dos Jogos Abertos, mais dinheiro sobrará para encher cofres públicos e privados, para a sustentação de caixas dois e outras excrescências.

Quem for capaz que me desminta.

Por: Mário Medaglia

Suco de beterraba pode aumentar resistência de atletas

Se você é daqueles que se cansam só de pensar em fazer atividade física, o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Exeter e Escola de Medicina Peninsula, na Inglaterra, concluiu que um detalhe simples pode deixar a prática menos fadigante: beber suco de beterraba. O líquido aumenta a resistência e ajuda a se exercitar por até 16% mais tempo.


A equipe do estudo analisou oito participantes do sexo masculino, de 19 a 38 anos. Os voluntários ingeriram 500 ml diariamente de suco de beterraba por seis dias consecutivos antes de completar uma série de testes envolvendo pedalar em bicicleta ergométrica. Em outra ocasião, receberam groselha negra durante o mesmo período para, então, suar a camisa com os exercícios propostos.

Depois de consumir o suco de beterraba, o grupo foi capaz de colocar o corpo em ação, em média, por 11,25 minutos e 92 segundos a mais do que com o auxílio da groselha negra. A iguaria vermelha também conferiu menor repouso da pressão arterial.

Os pesquisadores ainda não têm certeza do exato mecanismo que faz com que o nitrato da beterraba estimule a resistência. No entanto, suspeitam que possa ser um resultado da sua transformação em óxido nítrico no corpo, reduzindo o custo de oxigênio do exercício. "Ficamos surpreendidos com os efeitos do suco de beterraba no consumo de oxigênio, porque não podem ser alcançados por qualquer outro meio conhecido, incluindo treinamento", disse o professor Andy Jones, da Universidade de Exeter, ao site Science Daily.

A ideia dos cientistas é realizar novos estudos para tentar compreender de forma mais detalhada os efeitos dos alimentos ricos em nitrato na fisiologia da atividade física. Eles acreditam que os resultados poderiam ser de grande interesse para idosos ou pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas, além de atletas de resistência e amadores.

Primeiro representante da região centro-oeste do país garante vaga no Transcatarina 2010

Piloto de Rondonópolis/MT se inscreve no maior rali de regularidade de Santa Catarina na categoria Super Master. Organização fecha mais um patrocínio e divulga o roteiro oficial da prova para o ano que vem.

Mesmo há praticamente oito meses da largada em Fraiburgo, oeste de SC, tem competidores se precavendo e garantindo suas vagas no Transcatarina 2010, nem que isso custe enfrentar 1800 quilômetros para chegar à capital da maçã. Braz Cesconetto compete ralis de regularidade no Mato Grosso há vários anos e desde 2008 vem conhecendo as trilhas do sul do país. Agora ele decidiu arriscar ainda mais: “Fiquei sabendo que o Transcatarina ia estrear neste ano e depois vi na internet o sucesso que foi o campeonato. Para eu e meu navegador, que ainda está indefinido, será mais um desafio saber como são as terras catarinenses. A briga entre quem é de “casa” é grande e o tipo de terreno é bem diferente, mas tenho certeza de que será uma prova excelente”, afirma o piloto, que prometeu tentar trazer mais amigos para a disputa.

A organização da prova teve mais duas definições nesta semana: o roteiro de 2010 e a renovação do patrocínio do Hotel Renar, em Fraiburgo. Ano que vem os jipeiros vão largar da cidade e ainda passar por São Cristóvão do Sul e Lages no dia 15 de julho; na manhã seguinte, partem de Lages, vão para Atalanta e depois para Rio do Sul; e no último dia, 17 de julho, saem de Rio do Sul, passam por Apiúna e chegam a Balneário Camboriú. Serão cerca de 750 quilômetros de prova.

Quem comemora mais uma vez é a capital da maçã e o Hotel Renar. Para Edson Ziolkowski, proprietário do local, Fraiburgo já está em clima de festa para a segunda edição: “Não só a rede hoteleira ficou satisfeita, mas a cidade em si ficou surpresa com o tamanho do evento. Isso movimenta vários setores comerciais, fazendo até mesmo os órgãos públicos verem como o rali é importante para nós. Ano que vem queremos aumentar a festa e fazer a recepção em uma área grande no centro da cidade, mas isso está em negociação na prefeitura”, adianta o empresário.

Sorteio

No dia 8 de novembro a Racing SC, responsável pelo Transcatarina, sorteou um desconto no valor de R$ 500,00 na última etapa da Copa Iguaçu, realizada em Francisco Beltrão/PR. O vencedor foi Douglas Fabris, natural da cidade. O próximo sorteio será no dia 29 em Londrina/PR, na final da Copa Norte de Jeep Raid. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br.

O 2º Transcatarina tem o patrocínio de: Goodyear, Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar e Trilha Troller SC. Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristóvão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Licia e Ativa Comunicação. Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

Por: Caroline de Paula / AcelerAção

Fotos: Junior Almeida e Tania Mara Fernandes

Blumenau abre a pontuação dos JASC na frente

Neste domingo foram entregues seis troféus sendo que Blumenau está na frente

Com a distribuição de seis troféus neste domingo, foi aberto oficialmente a briga pelo título geral dos 49º Jogos Abertos, competição iniciada na última quinta-feira dia 12 de novembro e que segue até o dia 21 em Chapecó. O evento conta com a representação de 96 municípios e aproximadamente 5 mil atletas. Blumenau, 39 vezes campeão dos jogos é o líder com 42 pontos, seguido por Chapecó com 29 e Pomerode com 21.


O primeiro troféu a ser entregue foi o da ginástica artística, que na verdade já tinha sido definido no sábado. Pomerode ficou com o título no feminino e Blumenau no masculino. Ainda na manhã desde domingo, na Barragem Guatambu, Florianópolis venceu as cinco provas remo disputadas e garantiu seu primeiro troféu.

No punhobol, o jogo que definiu o campeão, foi entre Blumenau e Pomerode e por 3 a 0 a equipe blumenauense subiu ao lugar mais alto do pódio.


Outra modalidade encerrada neste domingo foi a bocha rafa feminino, que reuniu as jogadoras do time da casa, Chapecó e ainda Campos Novos. E com toda a torcida a favor as anfitriãs fizeram a festa e garantiram o seu primeiro troféu depois de vencer a partida de trio por 12 x 4 e o individual por 12 x 6.


Também o bolão 23 masculino deu o time da casa, que enfrentou Água Doce na decisão e acabou garantindo o título por apenas dois pinos de diferença.


Nas disputas do domingo, algumas competições foram prejudicadas por causa da chuva, foi o caso do atletismo que não teve as disputas da quarta etapa à tarde e adiou as provas para a manhã desta segunda-feira, ainda o tênis feminino, que definiria a equipe campeão hoje ficou para esta segunda. Com só existem três equipe participando a modalidade terá a premiação, mas conforme o regulamento não contará pontos na classificação geral final.


Nesta segunda-feira novas modalidades abrem suas as competições entre elas o judô masculino e feminino, a partir das 13h, no Ginásio Geraldo Moura no Bairro São Cristóvão. As disputas contarão com 36 equipes no masculino e 33 no feminino com destaques para Joinville, Chapecó, Joaçaba, Itajaí.


Entre os destaques individuais está o atleta Marcelo Filho de Joinville, campeão brasileiro e pan-americano da categoria sub-20 e que recentemente participou do Mundial da categoria. Ainda o eterno Fabiano Zambonetti que promete ainda brigar por mais uma medalha na categoria pesado.

Andrade: 'Não podemos nos deslumbrar'

Místico, treinador diz que acredita no destino e questiona: 'Quem sabe não está traçado?'

Mais uma rodada ficou para trás e o Flamengo subiu no Campeonato Brasileiro. A terceira vitória consecutiva levou o time à segunda colocação, com 60 pontos, e o colocou definitivamente na luta pelo título. Enquanto a torcida comemora, Andrade trata de repelir, mais uma vez, a euforia.

- Não podemos nos deslumbrar e nem nos contentar com 60 pontos. Há muito tempo o Flamengo não chegava nesta situação e haverá oba-oba. Mas não podemos cair nessa - afirmou.

Cinco vezes campeão brasileiro como jogador (quatro no Flamengo e uma no Vasco), o treinador compara as emoções e decreta:

- Ficar fora do campo é bem pior porque não depende de você. Fico de mãos atadas. Mas o meu grupo é muito fácil de trabalhar e tem compreendido. Assim fica fácil de trabalhar.

Nas três rodadas finais, o Rubro-Negro precisa vencer e torcer para o São Paulo tropeçar pelo menos uma vez contra Botafogo (fora), Goiás (fora) e Sport (casa). Sem declarar a "secação" ao adversário, Andrade adota um discurso místico.

- O São Paulo é um candidato fortíssimo ao título e só depende dele. Mas quem sabe o destino não está traçado? Acredito nisso - afirmou.

Chapecó goleia novemente no futsal feminino

Mais uma vitória de Chapecó no futsal feminino dos 49º JASC. Desta vez goleou Nova Erechim por 8 a 0 e se isolou na liderança da chave A. Nesta segunda-feira (16/11) encara Criciúma, às 20h30 no ginásio Plinio Arlindo de Nês/SER Aurora.

A equipe de futsal feminino de Chapecó, representada pelas meninas do Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora/PMC/Female, aplicou 8 a 0 contra Nova Erechim em partida válida pela segunda rodada da primeira fase dos 49º Jogos Abertos de Santa Catarina. Os gols foram marcados por Cely (4), Valéria, Vanessa, Jessika e Jacque.

Os outros jogos do dia tiveram os seguintes resultados: Sombrio 3 x 2 Lages, Criciúma 3 x 2 Jaraguá do Sul e Caçador 3 x 0 Xaxim. Esses resultados deram a liderança isolada de Chapecó na chave A com 6 pontos, seguido de Criciúma e Jaraguá do Sul com 3 e Nova Erechim e Curitibanos sem somar ponto. No outro grupo, Sombrio, brusque, Caçador e Xaxim estão com 3 pontos e Lages 0.

Nesta segunda-feira (16/11) acontecem mais quatro partidas no ginásio Plinio Arlindo de Nês/SER Aurora, em Chapecó, com a seguinte programação:
17h30 - Curitibanos x Nova Erechim (chave A)
18h30 - Brusque x Sombrio (chave B)
19h30 - Caçador x Lages (chave B)
20h30 - Chapecó x Criciúma (chave A)

Chapecó e Criciúma terá tudo para ser o principal confronto da rodada. As equipes estão disputando a semifinal da Liga Nacional e, recentemente, fizeram a final do Campeonato Catarinense. A entrada para conferir esse e os outros jogos é gratuita.