terça-feira, 14 de outubro de 2008

Seleção garante a primeira colocação de seu grupo

Rio de Janeiro (RJ) - O Brasil bateu a Ucrânia por 5 a 3, na manhã desta terça-feira (14/10), com grande atuação de Falcão, pela última rodada da segunda fase da Copa do Mundo de Futsal, no Maracanãzinho, garantindo a primeira colocação de sua chave, ao alcançar nove pontos ganhos. A segunda colocação ficou com a Itália, que empatou com o Irã por 5 a 5.

O adversário do Brasil nas semifinais será a Rússia, que se qualificou como segunda colocada da chave paralela ao empatar em dois gols com a Argentina, na última rodada da segunda fase. A outra semifinal será entre Espanha e Itália, que reeditarão a final da Copa do Mundo de 2004, disputada em Taipei.

No começo da partida o Brasil acabou pressionado pela Ucrânia e sofreu o primeiro gol no jogo, segundo na competição. O ucraniano Zamyatin interceptou saída de bola do Brasil e bateu bem, no ângulo do goleiro Tiago, que não pôde evitar o tento adversário, mesmo se esticando todo para tentar a defesa.

Depois do revés o Brasil passou a atacar a seleção européia, criando boas jogadas de ataque. Nos contra ataques, porém, os ucranianos chegavam com força, como em uma finalização cruzada de Pylypiv, que Tiago espalmou para escanteio, evitando o segundo tento ucraniano.

Falcão arriscou o primeiro chute brasileiro para o gol, mas a bola passou por cima. Pouco depois, em cobrança de escanteio, a bola foi escorada por Marquinho e Falcão se aproveitou para dominá-la e bate no contra pé do goleiro Lysenko, empatando o confronto para o time brasileiro.

Ari, em bela jogada individual, passou por um adversário com um belo drible, antes de passar também pelo goleiro adversário e bater para o gol. Um defensor se adiantou e realizou uma grande defesa. O segundo gol brasileiro quase chegou quando Lenísio lançou Falcão que bateu de primeira, para defesa de Lysenko.

Finalmente, depois de muito tentar, os brasileiros chegaram ao segundo gol. E ele veio por meio de Falcão, que roubou a bola de um defensor e bateu bem na saída do arqueiro adversário, virando a partida. Mas a Ucrânia empatou logo na sequência. Romanov interceptou mais um passe e bateu bem, na saída de Tiago.

O jogo caminhava para o empate no intervalo, mas Falcão tabelou com Lenísio, que bateu muito bem, retomando a vantagem brasileira no placar. Falcão, em outra bola roubada, tentou novo chute, mas a bola caprichosamente tocou na trave do goleiro ucraniano, que já estava batido.

Falcão, em uma jogada individual, recolocou o Brasil à frente. Ele driblou duas vezes o mesmo marcador e bateu de forma seca, rasteira, no canto inferior direito do goleiro Lysenko, que sequer esboçou reação. Com isso o time brasileiro foi com boa vantagem para o intervalo.

No segundo tempo logo o Brasil marcou o quinto gol, por meio de Marquinho, em bela puxeta depois de um rebote do goleiro ucraniano. O Brasil continuou atacando no segundo tempo, ao mesmo tempo em que administrava o resultado positivo. No final, a Ucrânia ainda diminuiu com Romanov, finalizando o placar.

Falcão comenta boa atuação e resultado positivo

Rio de Janeiro (RJ) - O Brasil obteve sua classificação às semifinais da Copa do Mundo de Futsal ao vencer a Ucrânia por 5 a 3, em confronto realizado na manhã desta terça-feira (14/10) e o ala Falcão foi um dos maiores destaques do time brasileiro que não contou com o pivô Betão, suspenso, e com o fixo Schumacher, poupado.O jogo começou complicado para o Brasil, pois a Ucrânia marcou o gol primeiro. Porém, Falcão esteve em um dia inspirado e logo marcou o gol de empate e o da virada, depois de roubar a bola de um adversário. O terceiro tento brasileiro, saiu dos pés de Lenísio, depois de uma tabela com Falcão.O ala ainda mandou uma bola na trave, depois de roubar outra bola da defesa ucraniana, e, por fim, marcou o quarto gol brasileiro. Três gols, uma bola na trave e uma assistência, colocaram Falcão como um dos maiores destaques da partida.Bastante satisfeito depois do jogo, o ala disse que seu futsal cresce em momentos decisivos e assim foi hoje. "Gosto de jogar essas partidas mais decisivas, pois sinto que minha produção cresce. Hoje fui bem, mas em boa parte pela ajuda dos companheiros. Trabalhamos bem e viramos essa partida."Falcão explica que duas palavras podem exemplificar seu momento no time. "Alegria e compromisso. Fico muito alegre em jogar pela seleção e, ao mesmo tempo, sei de meu comprometimento com os companheiros na busca pelo título. Há uma troca de confiança entre nós e isso será mantido até o final da competição."