sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SC é referência no atendimento fisioterápico durante as Olimpíadas Escolares

Duas profissionais atenderam ao grupo de atletas e até mesmo dirigentes do COB

A delegação de Santa Catarina que disputa às Olimpíadas Escolares Brasileiras de 15 a 17 anos, na cidade de Goiânia (GO), desde o dia 3 de dezembro, trouxe em seu grupo duas fisioterapeutas para o tratamento e prevenção de lesões dos atletas durante o evento. Carla Formentin da Silva e Lisiane Maria Drago de Freitas vêm desenvolvendo um trabalho bastante elogiável com os atletas mostrando total comprometimento com o trabalho e dando às melhores condições para que eles possam realizar suas atividadades e minimizando dores e lesões graves.

Carla é fisioterapeuta especialista em Terapia Manual (que visa à reabilitação física do sistema neuro-músculo-esquelético através de técnicas da terapia manual) e também conta com a eletroterapia (uso de correntes elétricas dentro da terapêutica). Ela foi cedida pela Prefeitura Municipal de Treze de Maio a pedido da Fesporte, responsável pela delegação em Goiânia, e pela segunda vez atua junto aos atletas catarinenses. Em 2009 já acompanhou o grupo catarinense nas Olimpíadas Escolares, em Maringá.

Lisiane é fisioterapeuta especialista em Medicina Tradicional Chinesa (conjunto de práticas demedicina milenar que reúnem sete métodos: Tui Na ou TuináAcupunturaMoxabustão,VentosaterapiaFitoterapia chinesaTerapia alimentar chinesa ou Dietoterapia chinesa e Práticas físicas, visando além do suporte físico o emocional dos atletas e técnicos e todos os componentes da equipe; Osteopatia (sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos) e Fisioterapia Desportiva (tem como objetivo principal devolver o atleta o mais rápido possível para a prática esportiva após uma lesão).

O departamento fisioterapêutico da delegação conta com uma sala ampla e bem localizada no hotel onde a delegação está hospedada em Goiânia. Desde o dia 3 de dezembro, quando iniciou a competição, mais de 100 atendimentos já foram realizados. Toda a estrutura de trabalho e tratamentos vem recebendo elogios de todos e até mesmo de integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro, responsável pela competição. O sucesso nos atendimentos também ganhou outros pacientes entre eles técnicos, integrantes da parte de apoio da delegação e até mesmo membros do COB, que vieram tratar dores e males causados pelo estresse do evento.

O departamento de fisoterapia catarinense virou ponto de encontro de atletas e professores, pois além do tratamento eles recebem orientações de prevenção de saúde e um suporte emocional. A modalidade que mais recrutou os atendimentos foi o atletismo, devido ao grande esforço despreendido pelos atletas e também pelo desgaste acumulado durante um ano de treinamento e competições, inclusive dentro da pista de atletismo. Foram utilizadas tanto a terapia manual, técnicas de alongamento, a eletroterapia, trabalho respiratório, acupuntura, moxabustão, osteopatia, técnicas da fisioterapia desportiva, ventosaterapia. Toda esse assistência resultaram em medalhas para Santa Catarina.

Outra modalidade em que a presença das fisioterapeutas, até mesmo em quadra, mostrou-se essencial foi a ginástica rítmica, e que exige uma atividade muscular extrema e extenuante.

As meninas representantes de SC conquistaram medalha de prata por equipe, e bronze no equipamento bola. Vôlei, futsal, basquete e handebol também receberam atendimento.

Carla Formentin da Silva

Três equipes de SC já estão classificadas para as semifinais das Olimpíadas Escolares

Nesta sexta, equipes disputam última partida classificatória. Outros dois times estão fora

Depois das disputas da segunda rodada das modalidades coletivas nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Goiânia, pelo menos três equipes catarinenses já estão garantidas nas semifinais da competição, marcadas para o sábado, dia 11. Na Divisão Especial já estão classificados os times de basquete feminino de Chapecó; futsal feminino de Caçador e vôlei feminino de Nova Trento.

Duas equipes do estado não tem mais chances de classificação e nesta sexta-feira (10) fazem sua última participação na competição. É o caso do handebol masculino de Itajaí, e o basquete masculino de Concórdia. O time masculino de handebol da Escola de Aplicação da Univali perdeu por 28 a 19 para o time do Espírito Santo, e faz sua despedida da competição nesta sexta contra a Escola La Salle (DF) às 8h30min. Já o basquete masculino do CNEC Júlio Neves de Concórdia se despede contra Colégio Batista (CE) às 8h30min.

Na manhã desta quinta-feira, o time feminino de basquete do Top Cursos de Chapecó venceu o a equipe do Colégio Posialfa (PR) por 79 a 53 e joga a partida desta sexta, já classificado para a semifinal de sábado. Cumpre tabela nesta sexta disputando a liderança do grupo C contra o Colégio Sinodal (RS).

Outra equipe que está classificada para a semifinal é futsal feminino de Caçador da EEB Paulo Schieffler. Nesta quinta-feira o time enfrentou um desafio forte contra o Colégio Magnum de Minas Gerais e depois de uma primeiro tempo equilibrado aplicou uma goleada de 5 a 0 nas mineiras. Nesta sexta-feira, o adversário da última rodada de classificação será a Escola João Bento da Costa de Rondônia.

Ainda, as meninas da EEB Francisco Mazzola de Nova Trento conquistaram a segunda vitória nesta quinta-feira contra o EE Dep. Domingos Figueiredo (MG) por 2 a 1 (25/18, 23/25, 15/4). Jogam nesta sexta às 9h30min contra o Colégio Martin Luther (RS).

O futsal masculino do Colégio Jaraguá com uma derrota na primeira rodada e uma vitória por 3 a 1 contra o Colégio Amorim (SP), depende do jogo desta sexta-feira, às 14h, contra Dinâmico (CE) para sonhar com a semi-final.

Já na Primeira Divisão, a equipe de handebol feminino do Colégio Energia de Criciúma tem duas vitórias por 26 a 8 e ainda 31 a 11 mas precisa de mais uma vitória para chegar à semifinal. O mesmo acontece com o vôlei masculino do EEB Anísio Freitas de Santo Amaro da Imperatriz, que venceu seu primeiro jogo por 2 a 0 na quarta e nesta quinta enfrentou o Colégio Intensivo de Alagoas. Nesta sexta enfrenta o Colégio Isaac Newton (MT) às 16h.

Cláudia Sanz