terça-feira, 19 de agosto de 2008

Malwee conta com 'especialista' em semifinais

A Malwee Futsal conta com o um trunfo fora das quatro linhas. O preparador físico da equipe, João Carlos Romano, tem uma marca pessoal. O profissional esteve em todas as semifinais da Liga Futsal, em 13 edições, e conquistou o título em três ocasiões. Romano, que também é preparador físico da Seleção Brasileira de Futsal, quer agora incrementar seu currículo com mais um título do campeonato mais importante do salonismo nacional.

De 1996 a 2000, João Carlos Romano foi à semifinal com a GM, de São Paulo. De 2001 a 2005 o profissional foi responsável pela preparação física da Ulbra, que só não chegou à decisão em 2005, tendo conquistado o título em 2002 e 2003. Desde 2006, Romano está na Malwee Futsal, onde conseguiu manter a escrita de participar da semifinal da Liga Futsal, além de ter levantado a taça no ano passado.

Neste ano, os jaraguaenses encaram a Cortiana/UCS/AFF em busca de uma vaga na decisão da competição. O jogo de ida ocorre na segunda-feira (25/8), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC). A volta será em Farroupilha (RS), no dia 28.

“Segredo não tem, mas sempre é uma emoção diferente. A cada Liga é uma história diferente para chegar até ali. São dificuldades variadas”, declarou o preparador físico. “O que tento fazer é minimizar os erros, enfrentando os problemas, e procurando tornar o trabalho menos difícil”, explicou.

Outro fator destacado por João Romano é o de dar atenção a todos os detalhes que envolvem a preparação física de um elenco. “É muito trabalho, seja organizacional ou nas atividades diárias, de treinos, recuperação, e etc.”, revelou. Sobre as dificuldades específicas desta temporada, Romano resumiu: “Tivemos uma pré-temporada curta e a quantidade de jogos que não favorece o desenvolvimento adequado do trabalho”.

A expectativa é de que a semana sem jogos favoreça a equipe, que não terá quatro jogadores para o primeiro duelo contra a Cortiana. Falcão, Ari, Chico e Willian estão suspensos e não poderão atuar. “Teremos tempo para descansar e ter e ganho com treinos. Isto ajudará a lapidar a condição física de alguns jogadores”, finalizou.

Ulbra inicia treinos com bola

Depois de dois dias de descanso e um de trabalhos físicos, os atletas da Ulbra/Suzano voltaram aos trabalhos técnicos e táticos nesta terça-feira (19/8). O clube canoense se prepara para a primeira partida das semifinais da Liga Futsal 2008, diante do tradicional adversário Carlos Barbosa, na casa do adversário.

Os atletas tiveram folga no final se semana, depois de eliminarem o RCG/Banespa no terceiro jogo da série pelas quartas-de-final da competição nacional. O clube treinado por Miltinho eliminou os paulistas com saldo de duas vitórias e uma derrota. Na segunda-feira, o elenco trabalhou a parte física.

O treinador da agremiação de Canoas terá um desfalque importante no primeiro jogo das semifinais. O fixo André Santos, capitão da Ulbra, não poderá participar da partida, já que cumprirá suspensão automática por ter sido expulso diante do Banespa. Miltinho conta com mais dois pivôs no time, que são Lucas e Jonas.

Outro que ainda é dúvida é o ala Pica Pau, que se recupera de uma lesão no tornozelo. O jogador não nutria esperanças de jogas as quartas-de-final, mas pode aparecer nestas semifinais. "Durante a semana ele deverá terminar o tratamento. Daí depende da evolução do jogador", pondera Atílio Dias, supervisor da Ulbra.

O confronto diante do Carlos Barbosa está marcado para a próxima terça-feira (26/8), no Complexo Esportivo Municipal, em Carlos Barbosa. A partida, anteriormente marcada para as 16h20, teve mudança de horário e será disputada a partir das 18h30, da mesma data.