quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dirigentes comemoram excelente participação no xadrez rápido e blitz

Disputas aconteceram junto com os demais confrontos da modalidade na Olesc

Paralelo a competição por equipes que vai apontar o campeão de xadrez da 10ª Olimpíada Estudantil Catarinense, foram realizadas na manhã desta terça-feira (19/10) no salão da Sociedade Recreativa Ginástica de Tubarão as competições “de xadrez rápido” e “blitz”.

Segundo o presidente da Federação Catarinense de Xadrez, Gilson Chrestani, este foi o maior torneio de “blitz” na história do xadrez de Santa Catarina, principalmente por ter sido separado por naipe e força dos enxadrista dos participantes. O torneio masculino teve 112 participantes e o feminino 69.

Na competição “rápida” foi campeão o lageano Guilherme Exterhotter, aluno da EEB Belisário Ramos e participante do projeto “Bom de Bola na Escola”, que dos sete pontos possíveis conquistou 6,5, terminando invicto na competição. Em segundo ficou Bruno Orlando Starke, de Joinville e em terceiro Ladyr Bortolo Miglioretto, de Concórdia. No feminino, a enxadrista de São Bento do Sul, Bruna Carolina Oliveira também fechou a torneio com 6,5 pontos e levou a medalha de ouro. Na segunda posição ficou Mayla Blodorn de Jaraguá do Sul e Camila de Souza, de São Bento foi a terceira.    

Segundo o técnico da equipe de Lages, Marco Cordeiro, o torneio “rápido” é muito interessante. Cada enxadrista tem apenas 15 minutos para jogar e precisa resolver o problema num espaço de tempo menor, além de trabalhar a organização mental rápida e objetivamente. A idéia, segundo Cordeiro, é premiar o desempenho individual e a performance por tabuleiro, além de propiciar aos municípios menores a possibilidade de figurar no quadro de medalhas.

A competição “blitz”, também chamada de “relâmpago” é carregada de muita ansiedade e emoção. Para Marco Barbosa, técnico de Chapecó, o xadrez, em si, é jogo de cálculo e estratégia mais profunda. Na “blitz” o enxadrista tem apenas cinco minutos para mexer as peças. Por isso, o jogador tem que calcular tudo muito rápidamente, ter sangue frio, e muito reflexo para reagir a situações inesperadas.

O agrupamento dos participantes deste torneio é feito pela posição nos tabuleiros e por isso distribui quatro medalhas por naipe.

Entre os “primeiros tabuleiros”, Bruno Wendorff Lucci, de São Bento do Sul foi ouro, Evandro Luiz Vieira, de Balneário Camboriú foi prata e Patrick Lazzarim de Concórdia foi bronze.

Nos “segundos tabuleiros” venceram Thiago Maurício do Nascimento, de Concórdia, Leonardo de Souza Pral Sa, de São Bento do Sul e Gilliarde Gomes de Lacerdópolis.

“Terceiros tabuleiros”, ouro para Akauã Flores Arroyo, de Florianópolis, prata para Alesom Zorzi, de Chapecó, e bronze para Denílson Klein Barreira, de Concórdia.

Os melhores quartos tabuleiros foram, Rogério Hannemann Junior, de São Bento do Sul, Nicolas Rodrigues dos Reis, de Jaraguá do Sul e Leandro Paulo do Nascimento, de Chapecó.

No feminino venceram o “primeiro tabuleiro”, Amanda Paul Dull, de Florianópolis, Jéssica Karina Keil, de São Bento do Sul e Jaciara Patrícia Morai, de Balneário Camboriú.

No “segundo tabuleiro” houve empate no segundo lugar, e por isso não foi entregue a medalha de bronze. O ouro foi para Tainá Seidel Durante, de Concórdia, e dividiram a prata Bruna Caroline de Oliveira, de São Bento do Sul e Amanda Dalla’cort Chaves, de Xaxim.

Os melhores do “terceiro tabuleiro” foram Maysa Laís Demartine, de Concórdia, Carine Kátia Campestrini, de São Bento do Sul, e Giiovanna Mayara Sibowicz, de Jaraguá do Sul.

No quarto tabuleiro a medalha de ouro ficou com Camila de Souza, de São Bento do Sul, Letícia Pereira, de Jaraguá do Sul e Larissa Fernanda Machado, de Lages.

A competição por equipes continua até a próxima quinta-feira (21/10).                                                                                                                                             

Álvaro Roberge

Joinville comemora troféus do judô e liderança na Olesc

Joinville abre pontuação da Olesc na frente com os títulos no judô

Depois de quatro dias de disputas foram distribuídos os primeiros troféus nesta terça

Joinville abriu a contagem de pontos, que apontará o campeão geral da Olimpíada Estudantil Catarinense, na frente, nesta terça-feira, 19. Após quatro dias de competições em Tubarão, foram entregues os primeiros troféus do evento no judô e ciclismo. Até o próximo dia 23 de outubro outros 21 troféus serão distribuídos nas 14 modalidades em disputa. O último campeão da Olesc foi Criciúma, em 2008.

A primeira modalidade a ser encerrada nesta terça-feira foi o judô, após as disputas por equipe. Joinville, que já liderava a competição no naipe masculino, ainda conseguiu reverter o resultado do feminino que era liderado por Florianópolis, e com uma vitória na última luta por equipe, obteve também o título entre as mulheres. O município ocupa o topo da classificação geral com 28 pontos somados. Criciúma está em segundo lugar com 14 e Florianópolis é o terceiro com 13 pontos.

No ciclismo, embora o título da modalidade já tivesse dono certo desde a segunda-feira, com Criciúma, a premiação foi realizada nesta terça, após o término da prova de BMX, que encerrou as competições. Nelson Schneider de Criciúma foi o vencedor do prova de bicicross, com Felipe Gonçalves de Jaraguá em segundo e Guilherme Borscheidt também de Jaraguá em terceiro. Os números finais do ciclismo tiveram Criciúma com 95 pontos, São Bento do Sul com 26 e Brusque com 21.

Outra modalidade encerrada nesta terça-feira foi o tênis feminino, contudo não contava pontos para a classificação geral por não ter o número mínimo de seis participantes na disputa. As meninas de Florianópolis sagraram-se campeãs de forma invicta. Na última partida contra Criciúma venceram por dois jogos a zero. O naipe masculino segue ainda nesta quarta-feira.

Nesta quarta-feira encerram-se as modalidades de atletismo e ginástica rítmica. No atletismo, disputado na pista da 3ª Companhia de Infantaria, 15 provas darão os números finais da competição. Na parcial da pontuação, Criciúma praticamente é campeão do masculino somando até agora 140 pontos contra 84 de Itajaí e 72 de Rio do Sul. Já no feminino, Joinville lidera com 128 pontos, seguido por Criciúma com 120 e Blumenau com 71.

Também está programado para esta quarta-feira o início da segunda fase das modalidades coletivas iniciadas no domingo passado. São elas o basquete e handebol feminino além do futsal e vôlei masculino. Outras três modalidades terão seus congresso técnicos: natação às 14h no Clube 29 de junho; caratê, às 16h no Bloco da Saúde da Unisul e 18h, ginástica artística no mesmo local.

Cláudia Sanz

Confira o quadro de madalhas da Olesc até o dia de hoje.








FINAL DIA 19
MUNICÍPIO OURO PRATA  BRONZE TOTAL 
JOINVILLE 9 15 4 28
CRICIUMA 8 4 12 24
FLORIANÓPOLIS 7 2 7 16
SÃO BENTO DO SUL 6 6 4 16
ITAJAÍ 6 5 3 14
BLUMENAU 4 4 5 13
RIO DO SUL 4 2 1 7
CHAPECÓ 3 9 2 14
CONCÓRDIA 3 2 4 9
CAÇADOR 3   4 7
TIMBÓ 2   1 3
POMERODE 2   1 3
BALNEÁRIO CAMBORIÚ 1 2 4 7
LAGES 1   1 2
JARAGUÁ DO SUL   5 5 10
CANOINHAS   1 2 3
VIDEIRA   1 1 2
BRUSQUE   1 1 2
XAXIM   1   1
CURITIBANOS     5 5
BIGUAÇÚ     2 2
ITUPORANGA     1 1
FRAIBURGO     1 1
JOAÇABA     1 1
TUBARÃO     1 1
SÃO FRANCISCO DO SUL     1 1
ITAPEMA     1 1
LACERDÓPOLIS     1 1

“No lugar de propostas, apostam no medo”, afirmou Dresch ao criticar ex-governador

O deputado estadual Dirceu Dresch ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19) para repudiar as declarações do ex-governador Luiz Henrique da Silveira. Para o parlamentar, LHS não tem argumentos e optou pelo discurso do medo ao invés de debater propostas em sua campanha contra Dilma. “No lugar de propostas, apostam em criar um clima de medo na população. Não cabe outra conclusão senão o desespero como palavra para explicar a atitude do ex-governador.” 

A indignação de Dresch se deve a afirmação feita por Luiz Henrique, em atos de campanha e reproduzida pela imprensa, de que a vitória de Dilma significaria uma “ameaça de ditadura civil”. “Na ânsia de querer impor uma derrota a Dilma aqui em Santa Catarina, Luiz Henrique apela para a guerra suja, artifício que ofusca e mancha o processo eleitoral. A atitude do ex-governador faz parte da estratégia tucana que está tornando esta a mais imunda campanha presidencial desde a redemocratização do Brasil”, disse Dresch.

O deputado lembrou que o discurso do medo não é novidade e já foi usado pelos adversários em eleições anteriores. “Na eleição de 2002, tentaram impor o medo do desastre econômico. Afirmavam que, com Lula presidente, o Brasil se afundaria em uma profunda crise financeira. Agora voltam com o discurso do medo, mas diante do inegável sucesso econômico e do surgimento de um país menos desigual, apelam para a ameaça aos diretos civis dos brasileiros, algo muito mais absurdo e sujo”, disparou. 

Para contrapor a declaração, Dresch lembrou que LHS já lutou a lado do PT no movimento pelo direito do voto, as Diretas Já, e que o governo Lula inovou ao governar dialogando com o sociedade civil e com os demais poderes constituídos. “Vivemos em um país com pouca experiência de participação popular. Com Lula foi diferente, os conselhos foram valorizados, realizaram-se conferências estaduais e nacionais sobre os mais diversos temas e delas resultou a maioria absoluta das políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal. O presidente Lula é mundialmente reconhecido como um dos maiores líderes da atualidade. E muito desse respeito se deve ao esforço pela consolidação da nossa democracia.”

Assessoria da Imprensa