sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ferro velho?Não, experiência e exemplo

Do blog do Moacir Pereira.


“Amigo Moacir!

Ferro velho???!!!!!!!!!

Hoje, meu filho me questionou sobre a greve. Reclamou que está se sentindo prejudicado, pois está se preparando para o vestibular.

Então, como todo professor faz, expliquei por muito tempo toda a trajetória histórica do magistério até chegar à greve atual.

Expliquei com paciência e calma. Mostrei a “tabelinha de vencimentos do professor”, expliquei sobre a formação do professor, sobre concurso, sobre a carga horária de 60 horas semanais, sobre progressão, sobre a proposta do governo, fiz comparativos financeiros com outras categorias.

Durante quase duas horas, meu filho me ouviu atentamente e vi nos olhos dele que estava sentindo pena de mim.

Por fim, ele me disse:

- Mãe, não desista!!! Lute por sua dignidade!

Neste momento, entrei naquele estágio onde não controlei mais as lágrimas.
Vendo minha tristeza, ele tentou fazer um comentário que teve a intenção de ser cômico (se não fosse trágico). Cruzou os braços e disse:

- É…(e suspirou). O governo está comparando vocês com um carro zero Km. Quando sai da fábrica custa caro. Quanto mais tempo de uso, mais velho…mais desvaloriza. Estás ferrada, mãe! Um carro com 28 anos de uso é sucata!!!!!

Maria Antonia”

Brasil atropela Romênia e volta a liderar Torneio da China

A Seleção Brasileira de Futsal goleou a Romênia nesta sexta-feira (3/6) pelo Torneio da China. Jogando na Dragon Sports Arena, na cidade ch inesa da Hangzhou, os hexacampeões mundiais não deram chances aos europeus e impuseram um placar de 9 a 1,em jogo válido pela terceira rodada da competição internacional.

O resultado coloca o Brasil na liderança isolada do torneio, com seis pontos. Japão e Romênia vêm na sequência, com quatro pontos. O quarto colocado é o Irã, com dois pontos, enquanto os donos da casa ainda não pontuaram.

Os brasileiros, que folgaram na segunda rodada, após estrear com vitória por 3 a 1 diante do Irã, conseguiram mostrar força diante dos romenos, que começaram o jogo impondo uma forte marcação. Aos poucos o time verde-amarelo foi pressionando e aos 13min39, com um chute de fora da área de Jackson conseguiu abrir o marcador na Dragon Sports Arena.

Em desvantagem, o técnico da Romênia, Sito Rivera, apostou na entrada de Stoica Mimi como goleiro-linha. A tática, no entanto, não funcionou. Em um dos ataques mal sucedidos dos europeus o arqueiro brasileiro Djony chutou por cima e surpreendeu os rivais, ampliando a vantagem aos 18min41.

Logo em seguida, aos 18min59, Marinho puxou um contragolpe em velocidade e chutou no canto esquerdo da meta romena, fechando o placar da primeira etapa em 3 a 0 para o Brasil.

No segundo tempo o ritmo dos atuais campeões mundiais não diminuiu. Com mais espaços para construir as jogadas ofensivas, os sul-americanos foram ampliando. Valdin, aos 20min30, Neto, aos 20min47, e Dyego, aos 27min36, marcaram nos primeiros minutos da etapa final, enquanto Matei Florin, aos 29min34, apenas escorou uma bola cruzada para as redes, fazendo o de honra da Romênia.

Murilo fez dois gols, ambos após receber passes de Valdin, primeiro aos 31min55, depois aos 35min45. Jackson acertou o ângulo superior direito de Klein Laszlo e fechou a goleada do Brasil, aos 37min07: 9 a 1.

A Seleção Brasileira de Futsal volta a atuar pelo Torneio da China neste sábado (4/6), às 8 horas (horário de Brasília 19 horas locais), diante do Japão. Se vencer, os brasileiros conquistarão o título da competição internacional com uma rodada de antecedência.